INVESTINDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM FÍSICA TÉRMICA

Improving the training of elementary-level science teachers: an experience in thermal physics

  • Nelson Luiz Reyes Marques
  • Ives Solano Araujo
Palavras-chave: ensino fundamental, ensino de física, física térmica, material didático

Resumo

O entendimento de conceitos básicos de Física é um aspecto fundamental para a formação intelectual de cidadãos de qualquer sociedade moderna. Como parte da alfabetização científica dos indivíduos, iniciada no ensino fundamental, tal conhecimento é imprescindível para uma compreensão adequada do mundo que nos cerca. Entretanto, mesmo reconhecendo a importância da discussão de tópicos de Física, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para abordá-los, optando pela discussão exclusiva de tópicos de Biologia e Química nas aulas de Ciências. Tendo isso em vista, desenvolvemos uma proposta de ensino de conceitos de Física Térmica voltada para alunos dos cursos Normal de magistério e pedagogia, com o intuito de complementar sua formação docente e apresentar sugestões de atividades didáticas que possam ser realizadas por seus futuros alunos do ensino fundamental. No presente artigo,apresentamos uma visão geral de nossa proposta, implementada na forma de um curso de extensão, descrevendo sua elaboração (referenciais teóricos e estudos anteriores), composição (texto de apoio e experimentos didáticos), estrutura (módulos do curso) e desenvolvimento (aplicações com alunos). Como resultados de sua aplicação, podemos observar um avanço em termos da aprendizagem dos conceitos físicos discutidos por parte dos alunos, principalmente dos conceitos de temperatura e calor, e, também, motivação para o desenvolvimento de futuras práticas de ensino sobre esse conteúdo. Acreditamos que a adaptação e uso de nossa proposta em cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências do ensino fundamental possa contribuir para uma melhor capacitação docente, no que diz respeito ao aprendizado de Física Térmica, e também apontar caminhos para que esse conteúdo seja mais bem aproveitado em sala de aula.

Publicado
2020-09-03