PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS: CONCEPÇÕES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÕES
Perception of knowledge of students at secondary school about transgenic organisms: conceptions that influence on decision making
Resumo
Temas polêmicos como a utilização de organismos transgênicos para a alimentação passaram a ser discutidos na escola e, aparentemente, os alunos não possuem uma compreensão sobre esse tema que ultrapasse o senso comum. O objetivo desse artigo foi o de investigar se há o uso do conhecimento escolar formal de Biologia para embasar as decisões de alunos sobre a utilização dos organismos transgênicos para fins de alimentação. Os dados foram obtidos por meio de uma questão aberta aplicada a alunos do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão (Pernambuco, Brasil). A questão indagava sobre a suposta decisão de escolher entre consumir ou não alimentos transgênicos na merenda escolar. O instrumento de análise qualitativa utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demonstraram que os alunos não conseguiram justificar suas respostas utilizando informações baseadas no conhecimento científico formal.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.