PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS: CONCEPÇÕES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÕES

Perception of knowledge of students at secondary school about transgenic organisms: conceptions that influence on decision making

  • Aline Furtuozo de Souza
  • Gilmar Beserra de Farias
Palavras-chave: transgênicos, discurso do sujeito coletivo, Ensino Médio

Resumo

Temas polêmicos como a utilização de organismos transgênicos para a alimentação passaram a ser discutidos na escola e, aparentemente, os alunos não possuem uma compreensão sobre esse tema que ultrapasse o senso comum. O objetivo desse artigo foi o de investigar se há o uso do conhecimento escolar formal de Biologia para embasar as decisões de alunos sobre a utilização dos organismos transgênicos para fins de alimentação. Os dados foram obtidos por meio de uma questão aberta aplicada a alunos do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão (Pernambuco, Brasil). A questão indagava sobre a suposta decisão de escolher entre consumir ou não alimentos transgênicos na merenda escolar. O instrumento de análise qualitativa utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demonstraram que os alunos não conseguiram justificar suas respostas utilizando informações baseadas no conhecimento científico formal.

Publicado
2020-09-04