O LIVRO DIDÁTICO E AS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
The textbooks and students’ mental representations in biochemistry and biophysics at secondary education
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão acerca da construção da aprendizagem significativa, em um referencial teórico de Ausubel, no ensino de ciências, particularmente em bioquímica e biofísica no ensino médio da disciplina de biologia. Esta reflexão nos leva a um olhar mais criterioso com relação à dinâmica desenvolvida em sala de aula na construção de conceitos (como por exemplo, a utilização do livro didático) e a possibilidade de uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada baseou-se nas concepções da psicologia cognitiva e no estudo de representações mentais, que neste caso são desenvolvidas pelos alunos na forma de desenhos (representações pictóricas), em um enfoque de Johnson-Laird. Os resultados indicam que as figuras do livro didático, influenciam a construção de modelos mentais em uma aprendizagem significativa em biologia
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.