O LIVRO DIDÁTICO E AS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

The textbooks and students’ mental representations in biochemistry and biophysics at secondary education

  • Karen Cavalcanti Tauceda
  • Vladimir Magdaleno Nunes
  • José Cláudio Del Pino
Palavras-chave: livro didático, representação mental, Biologia no ensino médio;, aprendizagem significativa

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão acerca da construção da aprendizagem significativa, em um referencial teórico de Ausubel, no ensino de ciências, particularmente em bioquímica e biofísica no ensino médio da disciplina de biologia. Esta reflexão nos leva a um olhar mais criterioso com relação à dinâmica desenvolvida em sala de aula na construção de conceitos (como por exemplo, a utilização do livro didático) e a possibilidade de uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada baseou-se nas concepções da psicologia cognitiva e no estudo de representações mentais, que neste caso são desenvolvidas pelos alunos na forma de desenhos (representações pictóricas), em um enfoque de Johnson-Laird. Os resultados indicam que as figuras do livro didático, influenciam a construção de modelos mentais em uma aprendizagem significativa em biologia

Publicado
2020-09-04