O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM BUSCA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
Using photography as didactic resource for teaching environmental education: an experiment in search of problem-posing education
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados obtidos na aplicação de uma atividade de educação ambiental baseada na concepção problematizadora de educação de Paulo Freire e que fez uso de fotografias como material didático. A investigação foi realizada com estudantes de um curso técnico em Agricultura e objetivou alterar a consciência ingênua dos indivíduos sobre educação ambiental e práticas do agronegócio. Neste artigo, relata-se a análise e avaliação de fotografias como recurso didático para o trabalho com educação ambiental. Fundamentados nos princípios da Educação Ambiental Crítica e na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, como referenciais teóricos, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa baseada na observação direta do comportamento dos estudantes nas aulas e nos registros feitos pela professora. Identificou-se, como resultado, o potencial positivo das fotografias como material didático promotor do diálogo, principalmente quando elas se referem às situações conhecidas dos estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.