ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PENSANDO NA APRENDIZAGEM DE CIẼNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Scientific literacy: thinking about learning science in early grades through experimental activities

  • Sirlley Jackelline Silva Gadéa
  • Rejane Cristina Dorn
Palavras-chave: ensino de ciências, conceitos físicos, ensino-aprendizagem, ensino fundamental (1º e 2º ciclos)

Resumo

Nesse trabalho, verificamos as possibilidades de ensino-aprendizagem dos significados de conceitos físicos para crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental(1º e 2º ciclo), em ambientes formais e não formais de ensino, na cidade de Feira de Santana, BA. Nesse sentido, desenvolvemos atividades experimentais (“lúdicas”), criando situações que proporcionem a aprendizagem significativa e, portanto, a Alfabetização Científica. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos, desenhos e mini-textos espontâneos das crianças, as evidências necessárias à assimilação e compreensão dos conceitos físicos. Usamos processo da descoberta e do interesse natural das crianças em manipular objetos, pois ao agir sobre um determinado objeto vê-se despertar na criança a curiosidade em saber a razão para os fenômenos observados nos experimentos, com o intuito de encorajá-los à estruturação de novos conhecimentos. Ao realizar atividades “lúdicas”, com uma visão construtivista da Ciência, estamos dando oportunidade às crianças de exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva, pois o desenvolvimento das estruturas cognitivas é a base para que a criança possa construir os conceitos e entender os princípios de todas as áreas do conhecimento e não somente da Física

Publicado
2020-09-04