AS ANALOGIAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Analogies in the teaching of conceptual, procedural, and attitudinal subjects in physics classes at high school
Resumo
Relata-se a análise da implementação de atividades didáticas com uso de analogias no ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em aulas de física do Ensino Médio. Especificamente, considerou-se a preocupação em avaliar a influência do recurso analógico na aprendizagem de circuitos elétricos. Os resultados obtidos mostram que a eficácia das analogias na aprendizagem esteve fortemente condicionada as habilidades dos alunos nos procedimentos de estabelecer relações, identificar diferenças, sintetizar idéias, entre outros. As atividades didáticas implementadas mostraram-se como um dos possíveis caminhos à formação de conceitos, procedimentos e atitudes, valorizando diferentes aprendizagens, consequentemente, transcendendo a concepção de aprendizagem que se revela somente mediante habilidades lógico-matemáticas. Percebemos que os alunos construíram um entendimento dos conceitos estudados e habilitaram-se para realização de procedimentos possíveis de serem ensinados com o uso de analogias. Representam, comparam, identificam, argumentam e registram, articulando o conceitual ao procedimental e ao atitudinal.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.