A CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE BIOLOGIA CELULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DOS LICENCIANDOS
Making didactic materials for Cell Biology in the initial teachers education: Analysis of written production of future teachers
Resumo
Neste trabalho são analisados os artigos produzidos pelos licenciandos como síntese da estratégia de produção e apresentação de material didático. A linha teórica do processo e da análise foi a teoria dialética do conhecimento. A partir da analise textual constatou-se a possibilidade de instrumentalizar o futuro professor com tal estratégia. Foram produzidos jogos, maquetes e ilustrações artísticas como modelos de estruturas biológicas na perspectiva do ensino de ciências e/ou da divulgação científica. Os principais eixos de discussão dos artigos foram: a fase de construção do conhecimento e a necessidade da mobilização do sujeito para com o conhecimento. Ao propor a escrita do artigo se proporcionaram momentos de fundamentação teórica para a prática pedagógica, na qual os discentes procuraram fundamentar seus argumentos com referências bibliográficas da área de educação (alguns em maior grau outros em menor). Embora tenham tido dificuldades em realizar a síntese, demonstraram estar percorrendo tal caminho.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.