EDUCAÇÃO SEXUAL COMO PARTE CURRICULAR DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AUXILIO A ADOLESCENTES: DIFICULDADES E DESAFIOS
Sex education as part of the curriculum of biology discipline and as na aid to adolescents: problems and challenges
Resumo
Esta pesquisa investigou a compreensão de professores de Biologia referente às possibilidades e/ou dificuldades que enfrentam no desenvolvimento da Educação Sexual e pressupõe que a abordagem exclusivamente anatômico-fisiológica desse tema não atende aos desafios do nosso tempo. O trabalho defende a abordagem dialogada e crítica, referenciada em Paulo Freire como opção para superação de tais dificuldades. Para perceber os pontos de vista dos professores a respeito das condições que favoreçam uma abordagem dialogada do assunto foi utilizada um Grupo Focal do qual participaram seis professores. Dentre outros, os dados revelam que os docentes procuram desenvolver uma Educação Sexual baseada no diálogo com os adolescentes, entretanto, essa prática apresenta como desafio de superação de uma formação inicial limitada ao domínio da área específica e o despreparo e desinformação dos alunos
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.