PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOSDE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO

Promoting meaningful learning of basic concepts of astronomy in the shaping of secondary level teachers

  • Luiz Marcelo Darroz
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos
Palavras-chave: Astronomia, Ensino de Física, Ensino de Ciências na Educação Básica, Formação de Professores, Aprendizagem Significativa

Resumo

Neste relato, apresentamos o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de astronomia, pedagogicamente fundamentada na Aprendizagem Significativa. A proposta didática foi desenvolvida por meio de um curso de extensão comum grupo de 13 estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, RS. O foco do trabalho centrou-se no ensino de conceitos básicos de astronomia. Desenvolveu-se a metodologia de ensino com a abordagem detais conceitos a partir das concepções presentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, em que os estudantes foram solicitados a transpor os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem chegaram a 84% de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos obtidos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Os mapas conceituais demonstraram que os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, conclui-se que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo ao estudante é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.

Publicado
2020-09-10