USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE: UMA POLÊMICA ATUAL PARA DESPERTAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Belo Monte Hydroelectric: a current controversy to awaken a critical environmental education
Resumo
O presente trabalho tem como objetivos avaliar a influência da mídia enquanto formadora de opinião e a utilização de recursos digitais como ferramentas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica, junto a um grupo de educandos de uma escola do município de Gravataí, RS. Durante a prática pedagógica foram utilizados como recursos: pesquisas individuais, trabalhos em grupos, visualização de imagens orbitais e vídeos. Dessa forma, foi possível debater os impactos culturais e ambientais que podem ser desencadeados a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, priorizando o enfoque das etnias indígenas afetadas. Como resultado, detectou-se a construção de sujeitos ecológicos e cidadãos, capazes de emitir opiniões coerentes a respeito de uma sociedade dependente de recursos energéticos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.