CLUBES DE CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU (SC)
Science Clubs and science literacy: conceptions by coordinating teachers in the public schools from the city network in Blumenau (SC)
Resumo
Apresentamos uma pesquisa com o objetivo de conhecer e analisar as concepções que cinco professores possuem sobre os Clubes de Ciências que coordenam, na Rede Municipal de Ensino de Blumenau (SC). Além disto, conhecer abordagens metodológicas e avaliativas, além de identificar as dificuldades para o desenvolvimento das atividades. Utilizamos como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e analisadas a partir de quatro categorias de análises. No que diz respeito à suas percepções, entendemos que os cinco professores têm cultivado um conjunto de ideias adequadas, no entanto, percebemos fragilidades no que se refere às questões relacionadas ao “fazer ciência”, como atividade construtiva pelos estudantes, além da necessidade de aprofundarem questões sobre a avaliação, bem como suas concepções sobre ciência.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.