CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE RADIOATIVIDADE
Alternative Concepts Of Chemistry Undergraduates Regarding Radioactivity
Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de um estudo que buscou identificar as concepções alternativas de Licenciandos em Química sobre radioatividade. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de 21 alunos, matriculados do 5ª ao 9º período no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco –Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Uma lista com 10 afirmativas foi apresentada aos participantes que tiveram a opção de concordar ou discordar com o que estava sendo exposto. Caso discordassem estes deveriam propor uma correção. Suas respostas foram categorizadas como satisfatória, pouco satisfatória e não satisfatória. Os resultados apontam que os estudantes apresentam uma boa compreensão sobre o tema quanto ao contexto histórico, os efeitos da radiação e as propriedades das emissões radioativas. Em contrapartida, as aplicações benéficas e o conhecimento teórico sobre estabilidade e tempo de meia vida merecem um pouco mais de atenção. Acreditamos que os resultados apresentados neste artigo, podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias que venham a possibilitar uma maior discussão sobre a temática
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.