CONTANDO HISTÓRIAS EM AULAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Telling stories in classes of Biological Sciences
Resumo
Analisamos uma estratégia visando estimular interações entre alunos e professores, desenvolvida no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública paulista, a partir da leitura de um livro de divulgação científica em aulas de Ciências Biológicas. As atividades foram planejadas no âmbito de um projeto no programa FAPESP -Ensino Público. Subsidiamos o trabalho em estudos reportados na literatura sobre ensino de ciências acerca da utilização didática de textos de divulgação; em uma concepção de leitura quea considera um processo interpretativo de atribuição de sentidos, sujeito a condições de produção tanto locais quanto históricas; e na importância de se estabelecer um ambiente de mediação dialógica em sala de aula, que auxilie os processos de ensino e aprendizagem. A turma foi dividida em grupos, cada um sendo responsável pela leitura e apresentação oral para a classe de um capítulo do livro “Você é um animal, Viskovitz”. Os alunos contaram as histórias para seus colegas e, na análise da gravação em vídeo das apresentações, identificamos episódios de ensino propiciados, dentre outros fatores, elas mediações da professora. Nas aulas subsequentes às apresentações, os estudantes construíram relações entre o conteúdo que estava sendo abordado e o texto lido,alcançando bom desempenho na avaliação aplicada
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.