INVESTIGAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DIDÁTICO SOBRE O CONCEITO DE GENE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Research of didactic unit development about the concept of gene in teacher preparation course in biological science
Resumo
Uma das áreas que se destaca devido ao acelerado avanço científico é a genética, a cada dia novas definições são integradas à área e conceitos chaves são desafiados pelos novos achados desta ciência. Dentre esses conceitos, um indispensável ao entendimento da herança biológica é o de gene, o qual nas últimas décadas vem se destacando como um conceito em tensão devido aos avanços moleculares que o desafiam. O presente estudo investigou o desenvolvimento de um módulo didático sobre o conceito de gene, para estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas, pautado em uma abordagem sistêmica dos processos e fenômenos biológicos. A análise do desenvolvimento do módulo didático evidenciou as dificuldades que os alunos possuem ao integrar conceitos científicos referentes aos complexos processos biológicos. Além disso, verificou-se a (re) construção do conceito de gene pelos alunos durante as atividades desenvolvidas, passando de uma visão mais determinista para uma mais sistêmica desse conceito. Entretanto, notou-se que os alunos mesmo estando em contato com diferentes definições de gene e serem informados sobre alguns dos desafios impostos ao conceito molecular clássico, este permanece na maioria das respostas, podendo até conviver com outras definições de genes, não sendo abandonado em prol de uma mudança conceitual
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.