MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE SISTEMA NERVOSO
Conceptual maps in teaching science: building knowledge about nervous system
Resumo
Os mapas conceituais (MCs) são diagramas de significado que permitem a organização e representação do conhecimento de forma diferenciada. Os MCs foram desenvolvidos como suporte à teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que considera que a aprendizagem significativa acontece quando uma nova informação é ancorada a conhecimentos que o indivíduo já possui. A interação entre os conhecimentos prévios e novos podem ser representados por meio de MCs. A presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia dos MCs como metodologia diferenciada para construção do conhecimento pelos estudantes sobre Sistema Nervoso (SN), conteúdo muitas vezes considerado como complexo e de difícil compreensão. Neste sentido foi proposta e avaliada uma sequência de ensino para construção de MCs e investigado a eficácia dos MCs como instrumento de avaliação. O público alvo da pesquisa foram 30 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Goiânia. As análises dos MCs criados pelos estudantes mostraram que durante a proposta pedagógica eles construíram conhecimentos tanto sobre a elaboração de MCs como acerca dos conteúdos do SN, visto que a cada etapa MCs mais complexos foram desenvolvidos. Ao final da proposta os MCs foram usados como instrumento de avaliação e nesta atividade 74% dos estudantes construíram MCs excelentes quanto a número de conceitos, organização e criatividade. Estes resultados indicam que os MCs favorecem a construção do conhecimento e auxiliam a aprendizagem significativa. Dessa forma, a presente proposta pedagógica pode ser desenvolvida em sala de aula para facilitar o processo de ensino aprendizagem de inúmeros conteúdos do currículo escolar
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.