CONHECIMENTO, PERCEPÇÕES E CONDUTAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À OBESIDADE INFANTIL

Knowledge, perceptions and conduct of teachers of early years of elementary child obesit

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes
  • Gabriel Ribeiro
  • Maria Laura Petitinga Silva
Palavras-chave: conhecimento, crianças, educação, saúde

Resumo

A obesidade infantil é uma patologia que afeta grande parte da população mundial e o seu aumento tem determinado diversas complicações que podem estender-se a vida adulta, provocando danos ainda maiores à saúde. Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental devem ser sensíveis à dimensão multifatorial desta patologia e a importância de ações no combate a este problema de saúde pública. Objetivou-se caracterizar o conhecimento, a percepção e as formas de condução do tema obesidade entre os professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de Cruz das Almas, Bahia e realizar ações formativas, sobre a temática obesidade, a partir dos conhecimentos prévios desses profissionais.Participaram da composição da amostra 12 professoras de duas escolas públicas, durante os meses de outubro de 2011 a maio de 2012. Os dados foram coletados por meio da técnica de questionário aberto e analisados pelo método de análise de conteúdo. As professoras apresentaram conhecimento superficial sobre a obesidade e seu tratamento, desconhecendo a natureza multifatorial dessa patologia e a forma de obtenção do índice de massa corpórea. Estes dados serviram como base para construção de oficinas de trabalho, promovendo a formação continuada destas professoras. A temática obesidade infantil deve fazer parte do planejamento escolar e ações formativas são necessárias para que as professoras possam incorporá-las ao seu planejamento, auxiliando na prevenção deste problema de saúde pública.

Publicado
2020-09-22