CONCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE COM EDUCADORES E EDUCANDOS EM ESCOLAS ESTADUAIS DA METADE SUL DO RIO GRANDE DO SUL, EM SÃO GABRIEL
Conceptions about teaching of Biology: an analysis with educators and students in state schools in the south of Rio Grande do Sul, in São Gabriel -RS
Resumo
O trabalho investiga o Ensino de Biologia em três Escolas Estaduais de Ensino Médio na cidade de São Gabriel-RS, tendo como base avisão de educadores e educandos. A metodologia utilizada é a qualitativa conforme Minayo (1997) a partir da aplicação de dois questionários, que abordam vários aspectos relacionados as práticas de ensino. O artigo encontra-se dividido em três etapas: a primeira busca uma fundamentação teórica, a partir de uma revisão bibliográfica; a segunda, a partir dos questionários realizados entre educadores e educandos onde apresenta resultados do estudo de caso referente às três escolas e, finalmente como terceira etapa, aponta sugestões sobre como a prática educativa de Biologia possa ser mais proveitosa para os sujeitos envolvidos. Ficou evidente no estudo que os educadores atribuem o desânimo e a falta de estímulo em sua profissão, à falta de incentivo à educação no país e à aspectos que advém desde a formação do educador. A maioria dos educandos afirma que a falta de interesse, muitas vezes confirmada nas práticas educativas, deve mudar com a própria reflexão sobre seus papeis como aprendizes
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.