CALOR, TEMPERATURA, POÇÕES E MAGIAS: O USO DO RPG COMO FERRAMENTA AVALIATIVA EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Heat, Temperature, potions, magic: the use of RPG with evaluative tool in physics classes in high school
Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática, a qual propõe a introdução do RPG como instrumento para a avaliação e verificação da aprendizagem dos alunos. A literatura especializada aponta que o uso de jogos facilita a aprendizagem, tornando-a mais prazerosa, possibilitando também a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, dando significado prático ao que foi ensinado. Este trabalho propõe o uso do jogo de RPG como instrumento avaliativo, abordando os conteúdos tidos como básicos de Termodinâmica, principalmente os conceitos de transferência de calor, temperatura, escalas termométricas e suas relações, equilíbrio térmico, capacidade térmica, calor específico e quantidade de calor. Elaboramos e aplicamos uma aventura de RPG com alunos voluntários de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da cidade de Teresina (PI). A aventura abordou os conteúdos já mencionados em situações de desafios no decorrer da aventura. A análise dos resultados indicou algumas dificuldades de compreensão de alguns conceitos físicos, como o de calor específico, por exemplo. Apesar disso, entendemos que a aplicação da aventura logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão dos conceitos físicos abordados, quanto ao procedimento matemático envolvido nos problemas propostos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.