O PENSAMENTO ALGÉBRICO E AS TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
The algebraic thinking and Research Tasks: an experience in Elementary Education
Resumo
No presente artigo, apresentamos a aplicação de uma Tarefa de Investigação em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental com a intenção de discutir a possibilidade de tomar essa estratégia metodológica como um meio para favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico nesse nível de ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa de referenciais bibliográficos que evidenciam a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental e como as Tarefas de Investigação podem contribuir para a elaboração do conhecimento matemático em sala de aula. Com a intervenção foi possível observar que a articulação entre a álgebra e os números permite que os alunos investiguem uma situação por meio da linguagem algébrica e realizem diversas operações. Também se notou que a metodologia das Tarefas de Investigação permite aos alunos levantar hipóteses, observar regularidades, testar as hipóteses e fazer as adequações pertinentes, testar os resultados obtidos, argumentar com os colegas, entre outros.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.