VESTINDO A QUÍMICA: APRENDER BRINCANDO COM OS CONCEITOS VSPER COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Dressing Chemistry: learning through play using VSEPR concepts with undergraduate students at Federal University of Acre

  • Luís Carlos de Morais
  • Kelly Rodrigues Borges Morais
  • Juciana Cabral Kloster
  • Daniel Francisco Scalabrini Machado
Palavras-chave: Ensino de Química, Modelo VSEPR, Lúdico, Universidade

Resumo

Os alunos do Estado do Acre,ao ingressarem no curso de Licenciatura de Química da Universidade Federal do Acre, quase sempre apresentam dificuldades de aprendizagem. E para dificultar o panorama, em uma turma havia uma aluna com total deficiência visual que era excluída pelos colegas, e que, como eles, apresentava grande dificuldade para aprender o tópico sobre Teoria de Repulsão dos Elétrons da Camada de Valência. Para contornar essa problemática o professor desenvolveu um projeto lúdico no qual a criatividade e integração dos discentes foram fundamentais. Os alunos produziram 30 modelos estruturais para diversas substâncias químicas, assim como criaram estruturas químicas em forma de ornamentos para as vestimentas. O projeto lúdico de ensino em Química contribuiu para uma melhora efetiva no aprendizado dos alunos, a estudante com deficiência visual surpreendeu a todos ao acertar todas as arguições que lhe foram feitas e ela foi de fato incluída pela turma. O projeto permitiu concluir que uma abordagem lúdica de ensino pode contribuir muito para a aprendizagem dos alunos, e que, por isso deveria ser mais utilizada pelos professores na Universidade

Publicado
2020-09-25