A ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE SUBSTÂNCIA, MISTURA E DENSIDADE UTILIZANDO OS FUNDAMENTOS DAS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES

The Approach Of The Substance Of Concepts, Mixture And Density Using The Basics Of Multiple Representations

  • Mário Sérgio Nunes Bica
  • Rafael Roehrs
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Múltiplas Representações, Diferentes Linguagens

Resumo

Na abordagem do ensino de ciências percebe-se que os estudantes se submetem a diferentes formas de representações que estão inseridas no discurso científico, e presentes nos conteúdos previstos nas matrizes curriculares. A prática desses modos representacionais, se utilizados de forma integrada durante o ensino, pode ser a condição fundamental para possibilitar a compreensão no ensino de ciências por um maior número de estudantes, inclusive no ensino de química. A multiplicidade de representação, portanto, vai ao encontro de uma das grandes problemáticas que atingem atualmente as instituições de ensino: a grande diversidade sociocultural de sujeitos que compõem uma mesma classe escolar. Esta pesquisa, tendo como público alvo estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública, buscou discutir sobre as inferências de diferentes discursos simbólicos no ensino de química, abordando os conceitos de substância, mistura e densidade, através da linha de investigação das Múltiplas Representações, para aumentar o número de estudantes com uma melhor compreensão de ciências. Utilizou-se duas estratégias para representar estes conceitos, onde estas demonstraram impactos divergentes na relação dos estudantes com os diferentes símbolos utilizados pelos diferentes métodos representacionais. Demonstram ainda que cada método representacional não se torna universalmente aplicável na prática educacional, a não ser que esteja integrado a outros, pois cada método permite explorar distintas inferências sobre o mesmo tema.

Publicado
2020-10-03