METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES: UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Teaching methods and practices: a reflection on the contribution of practical lessons in the process of learning-teaching natural sciences
Resumo
O desempenho dos alunos que passam pela educação básica no Brasil é considerado como insuficiente. As aulas práticas, segundo a literatura pertinente, podem ajudar no processo de interação, na apropriação e no desenvolvimento de conceitos científicos por parte dos sujeitos. Permitem que os estudantes aprendam a abordar objetivamente o seu mundo e a desenvolver saídas para situações que envolvam muitas variáveis. Partindo da hipótese de que as aulas práticas possuem potencial pedagógico na aquisição do conhecimento científico pelos alunos, o estudo buscou averiguar a contribuição da realização de experimentos no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais. Este artigo apresenta um relato do desenvolvimento de uma pesquisa realizada no ano de 2012 pelos acadêmicos do PIBID Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma escola da rede pública, localizada em Vitória-ES, tendo como público alvo alunos do 1º ano do ensino médio. No total, 105 alunos participaram da pesquisa. O método de amostragem foi o da conveniência. Analisamos o nível de interesse dos alunos por estas aulas e o nível de aprendizagem dos conteúdos abordados através de respostas obtidas em entrevista estruturada contendo perguntas sobre a temática da aula realizada. Mediante a observação da aula constatou-se o interesse dos alunos pela mesma, uma vez que esta os motivou a levantar hipóteses para a interpretação da situação problema. Quanto aos questionários, as respostas foram categorizadas por meio de análise de conteúdo. Foi possível observar que, embora a realização de aulas práticas seja rodeada de expectativa e curiosidade por parte dos alunos, a experimentação por si só não garante o aprendizado. Deve haver uma relação estreita entre o conteúdo tratado nas aulas teóricas e o conteúdo investigado na aula prática.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.