A UTILIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE MICROBIOLOGIA

Investigative experimental classes on microbiological approach to science teaching

  • Emily Karoliny da Silva Cunha Souto
  • Laudenize Souto da Silva
  • Luiz x Luiz Sodré Neto
  • Flávia Carolina Lins da Silva
Palavras-chave: Conhecimentos prévios, Aprendizagem, Métodos de ensino

Resumo

As atividades experimentais investigativas vêm sendo uma estratégia de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, pois permite a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades. Partindo desses pressupostos este artigo apresenta um relato de experiência com atividades experimentais investigativas em uma Escola Pública de Nova Floresta – PB. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo avaliar a aplicação de aulas experimentais de microbiologia como recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse estudo buscou-se desenvolver uma metodologia que, além de sistematizasse o pensamento dos estudantes ao longo de toda atividade investigativa, permitisse relacionar o conhecimento prévio de cada estudante com algumas situações do cotidiano. Diante deste método de ensino, os alunos mostraram-se mais interessados e participativos, percebendo-se uma mudança significativa no entendimento dos conteúdos. Fica desta forma, evidente que as aulas experimentais no Ensino de Ciências são estimulantes e fundamentais para que os alunos construam seu conhecimento.

Publicado
2020-10-03