UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DIRECIONADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS
A pedagogical proposal facing science teaching to youth and adults students
Resumo
Neste texto apresentam-se resultados de estudo que investigou as contribuições de uma proposta pedagógica na área de ciências biológicas voltada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intervenção constituiu-se por um conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula e em um museu interativo. A proposta teve, como eixos estruturadores, o reconhecimento das motivações e a valorizaçãodos conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a organização de estratégias de ensino que incentivaram o diálogo e a interatividade. É apresentada a descrição detalhada das aulas nas quais foram estudados os sistemas respiratório e circulatório humano, e são explanadas as ações realizadas durante visita a um museu interativo. Enfatizam-se as possibilidades de complexificação do conhecimento dos estudantes de EJA presentes na proposta pedagógica adotada e aponta-se a ampliação de conhecimentos sobre os conceitos abordados, tomando como referência critérios do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Explicitam-se algumas recomendações para a elaboração de propostas pedagógicas direcionadas ao ensino de Ciências na modalidade EJA
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.