FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DISCUTINDO FINALIDADES E POSSIBILIDADES SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Pre Service Chemistry Teachers: Discussing Purpose and Possibilities about the Role of Laboratory Work in Science Education
Resumo
Pesquisas têm mostrado a ineficácia do ensino básico no Brasil, bem como o despreparo conceitual e pedagógico de alguns professores, evidenciando a necessidade de investimentos nos cursos de formação inicial. Partindo do pressuposto que os licenciandos trazem concepções de senso comum sobre conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem, o presente trabalho mostra os resultados da análise de uma sequencia de atividades realizadas com licenciandos de Química de uma Universidade Mineira sobre o papel da experimentação no ensino. A análise mostra que os alunos, após reflexões e discussões em sala, consideraram a experimentação investigativa a abordagem mais efetiva para ser utilizada em sala e, elaboraram atividades que, embora não apresentassem todas as características da abordagem investigativa, poderiam desenvolver conceitos e promover discussões.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.