UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTEREOQUÍMICA CIS/TRANS A PARTIR DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) E DO USO DE MODELAGEM MOLECULAR
A Proposal for Teaching Stereochemistry cis/trans from a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) and usage of molecular modeling
Resumo
O aprendizado de ciências ainda é, em grande medida, mecânico; e o aprendizado de Química não é um contra-exemplo desta indesejável situação. Várias reformas propostas recentemente de reestruturação do currículo da Química consideram que para termos um aprendizado mais significativo o estudante deve ser capaz de ver a química como uma ciência preditiva a partir de uma análise estrutural de compostos químicos e também de compreender fenômenos químicos sob a ótica do conceito de energia. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a utilização de uma sequência didática, baseada no uso de técnicas de modelagem molecular e construída dentro do modelo de Moreira de UEPS, para o ensino de estereoquímica cis/trans. A atividade tem como objetivo realizar uma análise conformacional do n-butano e dos isômeros cis e trans do 2-buteno. Desta forma, pretende-se oferecer a oportunidade para que o estudante compreenda dois conceitos fundamentais: a) que a energia de uma molécula é determinada pela estrutura que a mesma assume no espaço, e a molécula irá assumir a estrutura tal que a sua energia seja um mínimo e b) que no caso das ligações duplas, existe uma barreira de potencial que impede a rotação espontânea em torno da ligação dupla, sem que a mesma seja rompida. Assim, empregamos a perspectiva teórica ausubeliana de um ensino potencialmente significativo por meio do conceito integralizador da energia molecular dos confôrmeros cis/trans, energia esta obtida por meio de modelagem molecular. Resultados exploratórios parecem indicar que, caso o estudante já saiba visualizar microscopicamente espécies químicas, é possível reordenar sua estrutura conceitual no campo da isomeria por meio de uma aprendizagem significativa combinatória em torno do conceito de energia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.