AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOCIÊNCIAS POR MEIO DE UM JOGO DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Evaluation of the teaching-learning process of Geosciences concepts guided by a game of problem-situations resolution
Resumo
A presente pesquisa avaliou o processo de ensino-aprendizagem a partir do jogo didático-pedagógico intitulado “A vida em camadas”, voltado ao ensino de conceitos de Bioestratigrafia no curso de formação de professores (Licenciatura em Ciências Biológicas), com 34 acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima – UERR. A pesquisa consistiu na: 1) elaboração do material (definição de objetivos, conhecimentos prévios necessários e conhecimentos a serem adquiridos) 2) aplicação do procedimento e 3) avaliação de suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem. A atividade foi desenvolvida utilizando-se da resolução de situações-problema. A abordagem utilizada foi qualitativa, com aplicação de um questionário e gravação em áudio das conversas ocorridas durante a execução do jogo. Os resultados evidenciaram que o jogo constituiu-se como uma importante estratégia didático-pedagógica por apresentar potencial avaliativo do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos trabalhados além de possibilitar ao docente compreender e visualizar como o que está sendo trabalhado em sala de aula está sendo aprendido pelos acadêmicos. Os resultados indicaram ainda que os estudantes que participaram da pesquisa estavam em um estágio primário de aplicação de conceitos, evidenciando a necessidade de se trabalhar novas situações-problema para estimular a aplicação prática da teoria.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.