A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA
The experimentation in Natural Sciences: a historical-critical approach
Resumo
Este artigo resulta de investigação que versou sobre as relações do uso de experimentos no ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental com a teoria histórico-crítica desenvolvida por Dermeval Saviani. Procurou-se traçar pressupostos básicos desta pedagogia e pontuar aspectos próprios do ensino de Ciências Naturais. Apresenta-se como tal recurso didático pode contribuir positivamente para o ensino e a aprendizagem das crianças. Utilizou-se a abordagem qualitativa e bibliográfica de pesquisa. Foram consultados documentos oficiais, anais de encontros científicos, obras de diferentes autores. Por resultado entende-se possível a articulação entre experimentos e os momentos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Tal articulação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, pois vincula dialeticamente teoria e prática. Nesse processo não se efetiva apenas a assimilação de conhecimentos, mas, também, sua compreensão e utilização como instrumentos de transformação da realidade histórico-social na qual o indivíduo está inserido.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.