UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: DESODORANTES E ANTITRANSPIRANTES E OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, COLOIDE E SUSPENSÃO
An experience in the initial training of Chemistry teachers: deodorants and antiperspirants and solution concepts, colloid and suspension
Resumo
A partir do uso de temas do cotidiano no Ensino de Química, este trabalho foi desenvolvido com um grupo de licenciandos em Química, em que foi abordado o conceito de dispersão relacionando-o a desodorantes e antitranspirantes. As atividades basearam-se em dinâmicas em grupo, exposição de conceitos químicos e de informações relevantes acerca dos desodorantes, como também de discussões relativas a polêmicas que envolvem esses produtos. Esta atividade proporcionou interação entre os estudantes e problematização de um conhecimento químico, como também os provocou a refletir sobre a prática pedagógica visto que o tema abordado encontrava-se associado ao conceito de dispersão. Os resultados apontam algumas dificuldades dos acadêmicos em relação à definição dos conceitos, entretanto a atividade mostrou-se válida por proporcionar a associação de temas a itens relevantes na formação do professor de química possibilitando olhares contextualizados do conhecimento científico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.