TRILHA DA VIDA EM SALINAS: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS LIGADOS À PRODUÇÃO AGRÍCOLA LOCAL
Track life in Salinas: an entertaining tool in science education and the construction of scientific concepts linked to local agricultural production
Resumo
O presente estudo descreve uma investigação sobre a elaboração e aplicação de uma ferramenta lúdica envolvendo como tema transversal a agricultura local, buscando atender aos parâmetros curriculares nacionais. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro contendo cartas perguntas conceituais e atitudinais que permitiram aos alunos se envolver e compreender de maneira contextualizada a cadeia produtivade cana e derivados (CPCD), que mantém economicamente e destaca o município de Salinas no cenário nacional.O estudo foi desenvolvido com alunos de diferentes anos do ensino fundamental em escola pública do município de Salinas, norte de Minas Gerais. Primeiramente, a ferramenta foi aplicada com os professores, para que os mesmos conhecessem e se apropriassem do instrumento e, em seguida, as intervenções foram realizadas com os alunos. Como resultado direto, observamos que a ferramenta possibilitou melhoria da aprendizagem de conceitos científicos ligados a esta cadeia, além de possibilitar um incentivo à leitura e interpretação de literatura científica. Como resultado indireto, observamos a melhoria nainterrelação professor-aluno e entre os próprios alunos. Além disso, foi possível identificar ações relacionadas a aspectos de cidadania, o respeito mútuo, cooperação, compreensão e seguimento de regras, senso de responsabilidade e justiça.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.