USO DE SEMINÁRIOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Seminars use in the chemistry discipline as a strategy for health promotion
Resumo
A prática de seminários na escola é utilizada como uma estratégia didática que integra determinadas temáticas em diferentes áreas do ensino. Os conhecimentos nutricionais e de saúde são temáticas de grande relevância por estarem vinculados à melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças nos conhecimentos nutricionais e hábitos alimentares de um grupo de estudantes, a partir de seminários, na disciplina de química na temática promoção da saúde. O mesmo foi desenvolvido com 58 estudantes de uma escola técnica, que responderam 3 questionários em diferentes épocas: antes (Q1), logo após (Q2) e sete meses após (Q3) a apresentação dos seminários. Nos resultados de Q1, observou-se que o consumo diário de frutas pelo público jovem não é uma prática comum, assim como mostrou um excesso no consumo de doces, indicando hábitos alimentares pouco saudáveis. As respostas de Q2 e Q3 evidenciaram melhoria dos conhecimentos nutricionais por parte dos estudantes, porém levaram a pequenas mudanças nos hábitos alimentares. A utilização de seminários como ferramenta de ensino, com interação ativa entre professores e estudantes, mostrou ser eficiente para a promoção da saúde a partir da contextualização do ensino de química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.