EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Experimentation as a pedagogical tool for teaching science

  • Marli Spat Taha
  • Cátia Silene Carrazoni Lopes
  • Emerson de Lima Soares
  • Vanderlei Folmer
Palavras-chave: Experimentação, Aprendizagens, Ensino de Ciências

Resumo

Esse trabalho teve como foco de pesquisa, a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. A pesquisa foi aplicada nos anos finais do ensino fundamental da Educação Básica. A princípio foi feito um apanhado conceitual, segundo alguns autores, dos diferentes enfoques dados à experimentação, trazendo um comparativo entre a experimentação como show, experimentação ilustrativa, experimentação investigativa e experimentação problematizadora. Posteriormente foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Tendo como objetivo conhecer as diferentes abordagens dadas à experimentação para compreendê-las como um artefato pedagógico capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi feita com a aplicação de aulas de experimentação ilustrativas e investigativas. Esse processo aconteceu em turmas do nono e do oitavo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino na cidade de Uruguaiana-RS e foi seguido de avaliações, em forma de questionário quantitativo, que serviram de base para compilar os resultados. Posteriormente, à análise dos resultados obtidos, esse trabalho traz uma discussão desses resultados.

Publicado
2020-10-08