PROPOSTAS DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONTEÚDOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA A ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Proposals of experimental classes to contextualization and approach of initial contents of organic chemistry to third-year students of a public high school
Resumo
Este trabalho traz o relato de experiência desenvolvido com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do estado de Goiás, em 2014. O mesmo trata de duas atividades experimentais que contribuíram para a abordagem de forma contextualizada e significativa de conteúdos iniciais de Química Orgânica, classificação do carbono, cadeias carbônicas, hidrocarbonetos e funções orgânicas. Tais atividades pautaram-se na produção experimental de um limpa-graxa alternativo e de álcool em gel, objetivando principalmente, mostrar a importância da química orgânica e suas implicações na sociedade, compreender quimicamente como esses produtos são fabricados e o motivo pelo qual o limpa graxa é capaz de remover graxas, enquanto o álcool em gel é utilizado como antisséptico. Ao término das atividades observou-se uma maior aproximação e interesse dos alunos pela Química, uma vez que se associou teoria e prática, e estas com o cotidiano dos discentes, fatores essenciais à contextualização.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.