EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES E O USO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: O ENSINO DA QUÍMICA TENDO COMO FOCO A INCLUSÃO DOS SURDOS
Lived experiences in education in school space not conducted and use of Libras in deaf education: the teaching of chemistry with a focus on inclusion of the deaf
Resumo
Neste trabalho, serão abordados os aspectos relativos à inclusão educacional das pessoas Surdas, a fim de expandir a participação desse grupo dentro do processo educativo no ensino de Química. Nessa conjectura, o artigo busca retratar como o Espaço não Escolar pode ser uma sugestão de estratégia pedagógica que valoriza os aspectos visuais e oferece suportes cognitivos na interação sujeito-objeto, sobretudo se forem consideradas as diferenças linguísticas, sociais e culturais pelo professor. A partir de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, essa proposta metodológica foi utilizada independente dos Espaços serem centros de pesquisas de caráter museológico, mas foram considerados locais nos quais permitem a contextualização e aproximação dos conteúdos científicos com a realidade dos discentes. As experiências vivenciadas dialogam com uma proposta de ensino inclusivo, reflexivo e crítico, indo contra a marginalização linguístico-educacional da sociedade Surda, a qual ainda sofre preconceitos e, consequentemente, exclusão.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.