CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE OFICINA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Concepts and practice on pedagogical workshops of last-year Biology students

  • Valéria Brumato Regina
  • Mara Luciane Kovalski
  • Camila Galvão Brito
  • Maycon Raul Hidalgo
  • Ana Tiyomi Obara
Palavras-chave: Oficinas pedagógicas, ensino de ciências, formação inicial de professores

Resumo

A oficina pedagógica trata-se de uma metodologia de trabalho coletivo que, se bem realizada, nas aulas de ciências possibilita uma educação científica mais crítica e participativa. Este trabalho objetivou analisar quais as concepções e práticas sobre oficinas pedagógicas de licenciandos do quarto ano do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade do Norte do Paraná. A coleta de dados, por meio de questionários, ocorreu durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado I. As respostas, analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo, evidenciaram que a maioria dos licenciandos não tinha nenhuma experiência com oficinas pedagógicas e aqueles que já haviam trabalhado com esta metodologia apresentavam conceitos deturpados sobre a mesma, fato que evidencia que o tema foi ausente ou pouco trabalhado na formação inicial destes futuros professores.

Publicado
2020-10-14