CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE OFICINA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Concepts and practice on pedagogical workshops of last-year Biology students
Resumo
A oficina pedagógica trata-se de uma metodologia de trabalho coletivo que, se bem realizada, nas aulas de ciências possibilita uma educação científica mais crítica e participativa. Este trabalho objetivou analisar quais as concepções e práticas sobre oficinas pedagógicas de licenciandos do quarto ano do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade do Norte do Paraná. A coleta de dados, por meio de questionários, ocorreu durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado I. As respostas, analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo, evidenciaram que a maioria dos licenciandos não tinha nenhuma experiência com oficinas pedagógicas e aqueles que já haviam trabalhado com esta metodologia apresentavam conceitos deturpados sobre a mesma, fato que evidencia que o tema foi ausente ou pouco trabalhado na formação inicial destes futuros professores.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.