COMO OS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO PAÍS USAM SOFTWARES EDUCACIONAIS AUTORAIS
How the Undergraduate Biology at a Private University in Southern Brazil Use Copyright Educational Software
Resumo
Os avanços tecnológicos nas tecnologias de informação suscitam numerosas transformações sociais. Enquanto os adultos tentam se adaptar a esse mundo digital, os estudantes já são considerados nativos, logo seus educadores necessitam acompanhá-los para que juntos possam fazer bom uso das ferramentas computacionais. Para isso, os cursos de licenciatura devem proporcionar espaços de prática e reflexão sobre o uso dessas tecnologias em favor da educação. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a utilização de softwares autorais por parte de licenciandos de Biologia de uma universidade privada do Sul do Brasil. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, e adotou a Interpretação Essencial Sintética (IES) para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os licenciandos consideram importante o uso das ferramentas tecnológicas para o processo de ensino, no entanto, não se sentem capacitados para o uso dessas ferramentas. Dessa forma, os resultados da investigação sugerem que a informática aplicada à educação deve receber maior ênfase curricular, pelo menos no curso de licenciatura em biologia estudado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.