UM ESTUDO SOBRE O DNA NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E CTS
A study on DNA in high school: science history and STS [in portuguese: cts –movimento ciência, tecnologia e sociedade)
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e limites da inserção da abordagem histórica no ensino de biologia, mediante o acompanhamento sistemático do desenvolvimento de um módulo didático com o tema DNA, na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os dados para a análise foram obtidos em diferentes momentos. Inicialmente isso ocorreu com discussões sobre o modelo da molécula de DNA pelo acesso a uma reportagem. Durante o desenvolvimento houve a análise mediante observação da participação dos alunos e, ao final, a avaliação das respostas presentes nos questionários. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar por vezes reconstruções realizadas pelos sujeitos envolvidos, os quais passaram de ideias, muitas vezes, equivocadas em relação ao DNA para definições mais aproximadas do conhecimento científico aceito atualmente. Salientamos que a inserção da abordagem histórica contribuiu para uma maior compreensão das relações CTS, mesmo com algumas dificuldades apresentadas pelos alunos, e também devido ao conhecimento sobre o conceito de DNA ser processual e envolver outras disciplinas como a química, a bioquímica dentre outras.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.