OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: (RE)CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DAS FINALIDADES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Thematic workshops in Chemistry Teaching: (re)constructing meanings from the Scientific Literacy goals

  • Enio de Lorena Stanzani
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti
  • Miriam Cristina Covre de Souza
Palavras-chave: Alfabetização Científica, Licenciatura, Oficinas Temáticas, Química

Resumo

Os licenciandos em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram, durante uma disciplina do curso, oficinas temáticas destinadas a professores e estudantes da Educação Básica. Para tanto, foram trabalhados diferentes abordagens e recursos didáticos no decorrer da disciplina, a fim de compor um ambiente que possibilitasse a promoção da alfabetização científica (AC). A AC é um movimento que considera necessário todo indivíduo possuir um mínimo de conhecimento científico para exercer seus direitos na sociedade moderna. Assim, neste trabalho buscou-se evidenciar quais finalidades da alfabetização científica são priorizadas pelos licenciandos na elaboração e no desenvolvimento das oficinas temáticas. Dessa forma, consideraram-se quatro finalidades da AC: prática, cívica, cultural e profissional-econômica. Após análise das 25 oficinas elaboradas durante os anos de 2011-2014, percebeu-se que a finalidade cívica é a mais presente nas oficinas, seguida da prática, profissional-econômica e cultural, respectivamente.

Publicado
2020-10-15