ARTICULAÇÕES ENTRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, CONCEITOS CIENTÍFICOS E TOMADA DE DECISÃO: ESTUDANDO O MICO-ESTRELA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Articulations between inquiry practices, scientific concepts and decision-making: studying the Black-tufted-ear Marmoset in the early years of Elementary School

  • Luiz Gustavo Franco
  • Kely Cristina Nogueira Souto
  • Danusa Munford
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Tomada de Decisão, Conceitos científicos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

A Educação em Ciências tem visado introduzir estudantes em práticas da comunidade científica, bem como desenvolver estratégias para a formação cidadã. Uma das formas de atingir tais objetivos é articular o ensino de práticas investigativas, conceitos científicos e processos de tomada de decisão, o que ainda é escasso no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No presente artigo, discutimos essas articulações por meio de um relato de como desenvolvemos uma sequência de aulas investigativas em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental. O grupo vivenciou um problema autêntico, quando micos-estrela se aproximaram da escola para pegar alimento e as crianças começaram a negociar uma decisão sobre como interagir com os animais. Os resultados indicam como o professor pode fomentar questões produtivas relacionadas ao impacto de ações humanas no meio ambiente, bem como desenvolver um ensino menos fragmentado ao integrar diferentes objetivos do ensino de ciências utilizando o ensino por investigação. 

Publicado
2018-07-30