Extensão

Física Na Nuvem: Para chover conhecimento


O objetivo deste programa é desenvolver uma maior integração entre os acadêmicos do curso de Física e a comunidade externa. Com o crescimento do acesso à internet abriu-se uma nova possibilidade de interação com a sociedade, desta forma a atividade central do programa será o desenvolvimento de um portal online com conteúdos sobre fenômenos físicos. O portal servirá como meio para uma comunicação direta com a comunidade e como repositório de material para auxiliar intervenções presenciais que serão feitas em algumas escolas periféricas de Cuiabá. Os estudantes do curso de Física desenvolverão textos, vídeos e simulações computacionais com o intuito de melhorar a compreensão da comunidade a respeito dos fenômenos físicos.

O programa de Extensão Física na Nuvem existe desde 2015 e tem como principal objetivo popularizar o conhecimento da Física. O programa está dividido em 7 projetos:


Resgate Social: Aulas Experimentais e Conceituais ministradas uma vez por semana na Escola Estadual Dione Augusta, no bairro CPA IV.


Resgate Acadêmico: Produção de materiais de física (http://fisica.ufmt.br/nuvem/) e manutenção das redes sociais do programa (facebook, twiter, instagram).


Cursinho PRO - ENEM: Cursinho comunitário que ocorre todos os sábados das 08 às 18h com aulas de todas as competências do ENEM e com experimentos de física durante o intervalo do almoço. 56 estudantes do PRO - ENEM ano passado conseguiram entrar na UFMT esse ano.


Mulheres Nas Ciências: Oficinas, atividades e debates sobre o papel das mulheres nas ciências. Esse ano pretendemos ensinar programação e robótica para meninas do 9°ano do fundamental e do ensino médio.


IF de Portas Abertas: Realização de Eventos, Oficinas e Visitas de escolas ao Instituto de Física.


IF Sem Fronteiras: Atividades, mostras e oficinas em eventos pontuais em escolas da periferia de Cuiabá e Várzea Grande.


Show da Física: Um espetáculo com experimentos de física, semelhante ao que ocorre na Instituto de Física da USP.

0 foto(s).



Continuar lendo