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REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIASv. 12 n. 6 (2017)
Agosto de 2017
É conhecido que o Ensino de Ciências escolar se encontra bastante defasado com relação ao atual desenvolvimento científico acadêmico. Já faz mais de 50 anos que a estrutura em hélice do DNA foi descoberta e a ciência deu um salto em frente no campo da Bioquímica, provocando uma profunda modificação paradigmática no âmbito acadêmico, desde a forma como classificamos as espécies vivas, até como modelamos os processos bioquímicos que regem a dinâmica da vida. Enquanto isso, diversas escolas no mundo adotam uma postura criacionista, proibindo, inclusive, em alguns casos, o ensino da Teoria da Evolução das Espécies. Embora a ciência não deva impor a opção religiosa, é um direito de crianças e jovens saberem qual é a visão da ciência acerca da vida.
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REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIASv. 12 n. 5 (2017)
Agosto de 2017
É bastante claro a todos os profissionais da área de ciências da natureza que o ritmo de desenvolvimento científico tem se intensificado nas 10 últimas décadas. Estamos no Século XXI e os aparatos tecnológicos, bem como formas de pensar e costumes sociais, que foram previstos por histórias em quadrinhos ou séries de TV agora se tornam realidade. A despeito disso, o conteúdo de ciências que se ensina no nível médio mal passa de meados do Séc. XIX. O lidar com os novos temas e conceitos da Biologia, Física e Química do Séc. XXI requer novas técnicas de ensinar e uma formação profissional completamente reformulada. Tal é o foco dos artigos desse número da EENCI.
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REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIASv. 12 n. 4 (2017)
Agosto de 2017
A quantidade de artigos submetidos tendo como foco principal o Ensino Fundamental vem crescendo, mês após mês. O número de trabalhos recebidos pela EENCI com essa temática no último quadrimestre praticamente duplicou em relação ao anterior. Por essa razão, está sendo lançado o segundo número dedicado especialmente ao tema. Nessa edição, verifica-se uma preocupação por parte dos pesquisadores da área em levar o conhecimento científico aos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo técnicas e metodologias de ensino adequadas; iniciativa essa de grande importância para a melhoria da educação no país.
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REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIASv. 12 n. 3 (2017)
Abril de 2017
Esta edição corresponde ao primeiro número dedicado à seção Ensino Fundamental da EENCI. Apesar da condição atual de favorecimento da educação em todos os níveis, é crescente a preocupação dos professores e pesquisadores com o ensino de Ciências no Nível Fundamental. Aproveitando o título de um dos artigos presentes neste número, poderíamos nos perguntar: por que não ensinar tópicos avançados de Ciências, como Cosmologia, Bioquímica e Mecânica Quântica para crianças? Na seção Ensino Fundamental, serão apresentados relatos de diversas experiências de ensino de Ciências para estudantes nesse nível de escolarização.
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REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIASv. 12 n. 2 (2017)
Abril de 2017
Esta edição corresponde ao primeiro número voltado à seção da EENCI especialmente dedicada a explorar Técnicas de Ensino diferenciadas. A busca pela melhoria do ensino de Ciências em todos os níveis de escolarização tem levado a um número crescente de novas abordagens do conteúdo, o que merece um veículo especial de divulgação. Neste número, são apresentadas algumas utilizações de técnicas de forma inovadora, como jogos, softwares e modelos. Destaca-se o emprego do método da Social Construction of Technology (SCOT) no Ensino de Ciências.
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REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIASv. 12 n. 1 (2017)
Abril de 2017
Nesta edição, a EENCI apresenta diversas novidades. Devido ao número crescente de trabalhos submetidos à revista, embora se mantenha com periodicidade quadrimestral, cada número foi desdobrado em três seções, agregando artigos de naturezas semelhantes. Assim, o número V12(1) corresponde à seção Relatos de Experiências. Nos subsequentes, estarão as seções Técnicas de Ensino - V12(2) - e Ensino Fundamental – V12(3). Em cada seção, haverá uma capa destacando os trabalhos melhor avaliados pelos árbitros da revista. Na presente seção (Relatos) destacam-se três experiências de ensino: um trabalho utilizando diários virtuais coletivos, uma experiência de ensino de radioterapia e outra de estrutura atômica e ligações químicas.