O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

  • Caros Autores, informamos que a submissão de artigos ocorrerá nos meses de: Janeiro e Fevereiro; Maio e Junho; Setembro e Outubro.

    Open Access.

    Mais...

  • Indexado: Latindex.

    Mais...

Última Edição

Volume 9, Número 1

Abril de 2014


ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: TRÊS ESTUDOS DE CASOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA
Physics Teaching for the Deaf: Three Case Studies About the Implementation of a Teaching Tool for Teaching of Kinematics
Palavras chaves: Ensino de Física, Ensino de Cinemática, Educação Inclusiva, Surdez, Língua Brasileira de Sinais.
Keywords: Physics Teaching, Teaching Kinematics, Inclusive Education, Deafness, Brazilian Sign Language.
Autores: Everton Botan, Iramaia Jorge Cabral de Paulo.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 27 | 213 acessos

A CONSTRUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CASINHA DOS ANIMAIS”: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
The construction of the teaching game “Cottage animals”: a chance for the teaching of zoology for students with special educational needs
Palavras chaves: Ensino de ciências, educação inclusiva, jogo lúdico.
Keywords: Science education, inclusive education, playful game.
Autores: Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Alessandra Araújo Chaves, Izabella Scalabrini Saraiva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Resumo | Texto em PDF | pp 28 - 36 | 176 acessos

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA UTILIZANDO SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO DE LIGAÇÃO QUÍMICA
Development and implementation of a didactic intervention using problem-situation in the teaching of chemical bonding
Palavras chaves: Situação-problema; ligação química; ensino.
Keywords: Problem situation; chemical bond; teaching.
Autores: Lucas dos Santos Fernandes, Angela Fernandes Campos
Resumo | Texto em PDF | pp 37 - 49 | 164 acessos

O TEMA SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
The solo in elementary education theme: alternative conceptions of students about the implications of sustainability
Palavras chaves: Solo; Ensino de ciências; Concepções alternativas; Sustentabilidade.
Keywords: Soil; Science education; Alternative conceptions; Sustainability.
Autores: Wanderley Pivatto Brum, Elcio Schuhmacher
Resumo | Texto em PDF | pp 50 - 61 | 133 acessos

OFICINAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Ambiental education workshops: Solid waste problematic
Palavras chaves: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Resíduos Sólidos.
Keywords: Environmental Education. Hight School. Solid Waste.
Autores: Raquel Cristina Serafin Menegazzo, Rita de Cassia da Luz Stadler, Angelica Gois Müller Morales.
Resumo | Texto em PDF | pp 62 - 72 | 131 acessos

CALOR, TEMPERATURA, POÇÕES E MAGIAS: O USO DO RPG COMO FERRAMENTA AVALIATIVA EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Heat, Temperature, potions, magic: the use of RPG with evaluative tool in physics classes in high school
Palavras chaves: Ensino de Física; RPG; Avaliação; Jogos Didáticos.
Keywords: Physics Education; RPG; Evaluation; Educational Games.
Autores: Monique Anara Siqueira de Sousa, Boniek Venceslau da Cruz Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 73 - 89 | 87 acessos

PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS: O MODELO POR INVESTIGAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO
Perspectives on Science Education: The Research by Model in the Sertão of Pernambuco
Palavras chaves: Ensino por Investigação; Modalidades de Ensino; Ensino da Química; Prática docente.
Keywords: Research Teaching; Teaching Strategies; Chemistry Teaching; Teaching Practice.
Autores: Carina Siqueira de Morais, José Euzébio Simões, NetoHelaine Sivini Ferreira
Resumo | Texto em PDF | pp 90 - 100 | 88 acessos

SECUENCIA DIDÁCTICA EN LA ENSEÑANZA DE LA MECÁNICA EN LA EDUCACIÓN MEDIA DESDE UNA PERSPECTIVA EVOLUCIONISTA CONCEPTUAL: RELATO Y ANÁLISIS DE UNA EXPERIENCIA
Conceptual evolutionary sequence teaching and learning in mechanics with students of secundary education: Report and analysis of experience
Palavras chaves: Enseñanza de la Física, Mecánica, Estrategias Didácticas, Conocimiento Escolar, Desarrollo Profesional.
Keywords: Teaching Physics, Mechanics, Teaching Strategies, Knowledge School, Professional Development
Autores: John Freddy Ramírez Casallas, Edna Eliana Morales Oliveros, Néstor Roberto Cardoso Erlam
Resumo | Texto em PDF | pp 101 - 122 | 46 acessos

O PENSAMENTO ALGÉBRICO E AS TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
The algebraic thinking and Research Tasks: an experience in Elementary Education
Palavras chaves: Educação Matemática; Tarefas de Investigação; Pensamento Algébrico.
Keywords: Mathematics Education; Research Tasks; Algebraic Thinking.
Autores: Adriana Quimentão Passos, Eliane Maria de Oliveira Araman, Pedro dos Santos.
Resumo | Texto em PDF | pp 123 - 135 | 24 acessos

VESTINDO A QUÍMICA: APRENDER BRINCANDO COM OS CONCEITOS VSPER COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Dressing Chemistry: learning through play using VSEPR concepts with undergraduate students at Federal University of Acre
Palavras chaves: Ensino de Química; Modelo VSEPR; Lúdico; Universidade.
Keywords: Teaching Chemistry VSEPR Model, Playful, University.
Autores: Luís Carlos de Morais, Kelly Rodrigues Borges Morais, Juciana Cabral Kloster, Daniel Francisco Scalabrini Machado.
Resumo | Texto em PDF | pp 136 - 150 | 44 acessos