O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Última Edição

Volume 13, Número 4

Agosto de 2018


 

Editorial:

Os artigos presentes neste número da EENCI reportam uma série de técnicas e métodos de ensino factíveis para diversos ambientes de aprendizagem. Refletem importantes preocupações de profissionais da Área de Ensino com algumas temáticas. Destacam-se, neste número, o ensino no contexto da EJA e as metodologias ativas. Este último tema tem recebido atenção crescente por parte dos pesquisadores da área. As potencialidades e limitações dos métodos ativos têm sido tema recorrente, nos últimos anos, de diversas publicações, embora já tenham sido oficializados enquanto método quase exclusivo em alguns cursos do Ensino Superior, como no caso do PBL em cursos de Medicina. Em foco, metodologias ativas de ensino.


UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEAM-BASED LEARNING E PEER-INSTRUCTION E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL MOTIVACIONAL DE MÉTODOS ATIVOS EM TURMAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
A comparison between team-based learning and peer-instruction and evaluation of the motivational potential of active methods in middle school physics
Palavras chaves: Metodologias ativas. Team-based learning. Peer-instruction. Motivação.
Keywords: Active methods. Team-based learning. Peer-instruction. Motivation.
Autores: Marcelo Nunes Coelho
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 16 | 71 acessos

USANDO ABP EM TURMAS DE CÁLCULO
Using the PBL method in Calculus classes
Palavras chaves: Cálculo. Experiência de Ensino. ABP. Feedback.
Keywords: Calculus. Teaching experiment. PBL. Feedback.
Autores: Aldo Peres Campos e Lopes
Resumo | Texto em PDF | pp 17 - 34 | 35 acessos

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS: REVELANDO SABERES NA PRODUÇÃO DE FANZINES
Meaningful learning in science: disclosing knowledge in “fanzine” production
Palavras chaves: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa.
Keywords: Youth and Adult Education, Science Teaching, Meaningful Learning
Autores: Danielle Barbosa Bezerra e Adriana Cavalcanti dos Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 35 - 48 | 78 acessos

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO DA EJA
Practice in Chemistry: Essential Assistance in Eja Teaching
Palavras chaves: aulas práticas; educação para jovens e adultos; materiais alternativos.
Keywords: Practical classes; youth and adult education; alternative materials.
Autores: Antonio Joélio Alves da Silva, Andreia A. Vieira e Antônio L. Soares Jr
Resumo | Texto em PDF | pp 49 - 63 | 46 acessos

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO DA EJA
Practice in Chemistry: Essential Assistance in Eja Teaching
Palavras chaves: aulas práticas; educação para jovens e adultos; materiais alternativos.
Keywords: Practical classes; youth and adult education; alternative materials.
Autores: Antonio Joélio Alves da Silva, Andreia A. Vieira e Antônio L. Soares Jr
Resumo | Texto em PDF | pp 49 - 63 | 24 acessos

O PAPEL DAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
The Role of Investigative Activities for Physical Education in Youth and Adult Education
Palavras chaves: EJA. Experimentação. Ensino de Física. Ensino de Ciências por Investigação.
Keywords: EJA. Experimentation. Teaching Physics. Science Teaching by Research.
Autores: Aline Pinheiro dos Santos e Geraldo W. Rocha Fernandes
Resumo | Texto em PDF | pp 64 - 89 | 35 acessos

O CONCEITO DE VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA LINEAR: UM OLHAR PELA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD
The Concept of Vector for the Teaching and Learning of Linear Algebra: a Look at the Conceptual Field Theory of Vergnaud
Palavras chaves: espaço vetorial; vetor; campos conceituas.
Keywords: vector space; vector; conceptual fields.
Autores: Ricardo Alexandre Alves Pereira e Samuel Rocha de Oliveira
Resumo | Texto em PDF | pp 90 - 112 | 16 acessos

DISCUSSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS FUNDAMENTADA EM LEITE ADULTERADO
Discussion of Chemical Concepts Based on Adulterated Milk
Palavras chaves: Educação em Química, Ensino Médio, Contextualização.
Keywords: Education in Chemistry, High School, Contextualization.
Autores: Ana Flávia Rezende Fonseca e Fernando César Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 113 - 122 | 35 acessos

UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL
Significative Learning at Alcohol Function Teaching
Palavras chaves: Aprendizagem significativa, Álcool, Ensino de Química Orgânica
Keywords: Significant learning, alcohol, alcohol function teaching.
Autores: Cristiane Regina Zuconelli, Agnes Thiane Pereira Machado, Alan Ataídes Zuconelli, Viviane Paula Martini e Sandro Xavier de Campos
Resumo | Texto em PDF | pp 123 - 133 | 20 acessos

A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MODO DE QUALIFICAR O USO DA LINGUAGEM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
The reading Popular Science Texts as a way to qualify the use the Chemical Language in the secondary education
Palavras chaves: Leitura; Mediação; Textos de Ciência Popular
Keywords: Reading; Mediation; Popular Science Texts.
Autores: Judite Scherer Wenzel e Camila Carolina Colpo
Resumo | Texto em PDF | pp 134 - 143 | 18 acessos

O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS SABERES DA DOCÊNCIA EM QUESTÃO
The Teaching of Atomic Models in Basic Education: The Teaching Knowledge
Palavras chaves: Pesquisa Narrativa; Saber Científico e Pedagógico de Conteúdo; Obstáculos Epistemológicos.
Keywords: Narrative Research; Scientific Knowledge and Pedagogical Content; Epistemological Obstacles.
Autores: Marcel Thiago Damasceno Ribeiro e Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Resumo | Texto em PDF | pp 144 - 159 | 30 acessos

A RADIOATIVIDADE NO COTIDIANO: ATIVIDADE COM EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO
Radioactivity in Everyday: Activity with High School Education
Palavras chaves: Ensino de Química, Radioatividade, Prática Educacional
Keywords: Teaching of Chemistry, Radioactivity, Educational Practice
Autores: Liderlânio de Almeida Araújo, Maria Helena Paranhos Gazineu, Lúcia Fernanda C. da Costa Leite e Katia Aparecida da Silva Aquino
Resumo | Texto em PDF | pp 160 - 169 | 23 acessos

EVIDENCIANDO AS APTIDÕES COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA DE ESTUDANTES COM BAIXO RENDIMENTO EM MATEMÁTICA
Evidentiary cognitive skills in learning physics of students with low achievement in Mathematics
Palavras chaves: Aprendizagem de Física. Prática Docente. Contextualização. Interdisciplinaridade.
Keywords: Physics Teaching. Teaching Practice. Contextualization. Interdisciplinarity.
Autores: Rosivaldo Carvalho Gama Júnior e Josefer Ranchel da Silva Neves
Resumo | Texto em PDF | pp 170 - 180 | 19 acessos

O EXPERIMENTO DO CONE DUPLO NO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
The Experiment of The Double Cone in High School: an exploratory research
Palavras chaves: Cone duplo; Experimentação; Ensino médio; Centro de massa; Gravidade.
Keywords: Double cone; Experimentation; High school; Mass center; Gravity.
Autores: Wilson Rodrigues da Silva e André Coelho da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 181 - 191 | 15 acessos

ENTRE O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO: DESAFIOS DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA ENSINAR ELETROSTÁTICA
Planning and executing: the challenges of a historical approach to teach electrostatics
Palavras chaves: Abordagem problematizadora. Abordagem histórica. Eletrostática.
Keywords: Inquiry-Based Learning. Historical Approach. Electrostatics.
Autores: Ingrid Kelly Laura dos Santos Pinto, Ana Paula Bispo da Silva e José Antonio Ferreira Pinto
Resumo | Texto em PDF | pp 192 - 211 | 17 acessos

ÓPTICA GEOMÉTRICA SOB A LUZ DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Investigative Activities of Physics in Fundamental Teaching
Palavras chaves: Ensino de Física; Ensino por Investigação; Laboratório Aberto.
Keywords: Physics Teaching; Inquiry Teaching; Open Laboratory.
Autores: Débora Oliveira dos Santos e José Galúcio Campos
Resumo | Texto em PDF | pp 212 - 225 | 14 acessos

CONTEXTUALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSO DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO, EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO
Contextualization of learning in Physics for students of First license, high school graduates
Palavras chaves: Educação para o Trânsito; Física aplicada ao trânsito; Análise qualitativa.
Keywords: Traffic Education; Traffic applied Physics; Qualitative Analysis.
Autores: Patrick Alves Vizzotto, Luiz Fernando Mackedanz e Cristiano da Silva Buss
Resumo | Texto em PDF | pp 226 - 250 | 12 acessos

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FÍSICA ESTRUTURADA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF STRUCTURED PHYSICS FROM THREE PEDAGOGICAL MOMENTS
Palavras chaves: Três momentos pedagógicos; Ondas; Ensino de Física.
Keywords: Three pedagogical moments; Waves; Physics teaching.
Autores: Helena da Glória Pieri, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz
Resumo | Texto em PDF | pp 251 - 265 | 24 acessos

CONTRIBUIÇÕES DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA
Contributions of research teaching sequences for scientific literacy in physical education practice
Palavras chaves: Ensino por investigação, Alfabetização científica, Ensino de Física.
Keywords: Research-based teaching, Scientific literacy, Physics teaching.
Autores: Maria do Socôrro Dias de Oliveira, Gonzalo Peña Molina e Elton Casado Fireman
Resumo | Texto em PDF | pp 266 - 296 | 39 acessos

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES COM A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL SCRATCH
Initial Training of Science Teachers: Building Teaching Knowledge with Scratch Visual Programming Language
Palavras chaves: Programação visual Scratch. Formação inicial de Professores de Ciências. Saberes Docentes.
Keywords: Scratch Visual Programming, Initial Training of Science Teachers, Teaching Knowledge.
Autores: Helen Regiane Pará Rocha e Rosa Oliveira Marins Azevedo
Resumo | Texto em PDF | pp 297 - 322 | 12 acessos

USO DE AULAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E VIVÊNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO - UMA ABORDAGEM SOBRE GRUPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO
Investigative Practical Classes for Consolidating Knowledge and Experiencing the Scientific Method - An Approach on Abo Blood Type System
Palavras chaves: Ensino por investigação; Tipagem sanguínea; Sistema ABO.
Keywords: Teaching through investigation; Blood typing; ABO system.
Autores: Edivan Miranda e Fernanda Silva Torres
Resumo | Texto em PDF | pp 323 - 338 | 26 acessos

ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA PARA APROXIMAR ASPECTOS BIOLÓGICOS E ASPECTOS SOCIOCULTURAIS
Human Evolution Teaching in Basic Education: A Participatory Intervention for an Approach between biological and socio-cultural aspects
Palavras chaves: Evolução Humana; Conceito de raça; Intervenção participativa.
Keywords: Human evolution; Concept of race; Participatory intervention.
Autores: Maria Margareth Cancian Roldi, Carime Rodrigues Salim e Carlos Roberto Campos Pires
Resumo | Texto em PDF | pp 339 - 356 | 13 acessos

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA RESERVA ECOLÓGICA DE SAPIRANGA, BAHIA
Non-formal education spaces: a case study in the Ecological Reserve of Sapiranga, Bahia
Palavras chaves: Ensino de ciências; Espaço não formal; Interdisciplinaridade.
Keywords: Science teaching; Non-formal spaces; Interdisciplinarity.
Autores: Sandro Conceição de Matos
Resumo | Texto em PDF | pp 357 - 366 | 15 acessos

A ZOOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: O CONHECIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A CLASSE REPTILIA E A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
The Zoology in the school context: the knowledge of students and teachers about the Reptilia class and the use of playful activity in Basic Education
Palavras chaves: Répteis; Ciências; Ensino-aprendizagem.
Keywords: Reptiles; Sciences; Teaching-learning.
Autores: Daniela Lima de Maria, Marcela Meira Ramos Abrantes e Stephenson Hallison Formiga Abrantes
Resumo | Texto em PDF | pp 367 - 392 | 16 acessos

DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ÂMBITO ESCOLAR
Different ways of to broach the sexually transmitted diseases in school environment
Palavras chaves: Doenças sexuais, diálogo, ensino médio, educação sexual.
Keywords: Sexual diseases, dialogue, high school, sexual education.
Autores: Paola Cerbino Doblas, Loren Cristina Vasconcelos, Larissa Bettcher Brito, Paula Dias da Silva, Kariny Zanchi, Elias Terra Werner e Érica Aparecida Silva de Freitas
Resumo | Texto em PDF | pp 393 - 404 | 17 acessos