O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

A Revista Experiências em Ensino de Ciências é licenciada com uma licença Creative Commons by-nc-sa/4.0 Licença Creative Commons

Mais...

Última Edição

Volume 10, Número 1

Abril de 2015


COMPREENDENDO O MODO DE VIDA AUTÓTROFO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A FOTOSSÍNTESE
Comprehension of the autotrophic life mode: conceptions of students about photosynthesis
Palavras chaves: fotossíntese; mudança conceitual; terrário; ensino de Ciências e Biologia; construtivismo.
Keywords: photosynthesis; conceptual change; terrarium; teaching Science and Biology; constructivism.
Autores: Cristina dos Santos Bianchi, Waisenhowerk Vieira de Melo.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 14 | 185 acessos

A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS
Project Pedagogy in Higher Education in a Course About Technology in Oil And Gas
Palavras chaves: Ensino superior, Pedagogia de projetos, Efluentes.
Keywords: Project pedagogy, higher education, effluent.
Autores: Izilda Guedes Elias, Carmem Lúcia Costa Amaral
Resumo | Texto em PDF | pp 15 - 22 | 54 acessos

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COMO MÉTODO DE APERFEIÇOAMENTO DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DOS ESTUDANTES DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Experiments in physical education as a method of improving the profile of students epistemological the seventh year of basic education
Palavras chaves: ensino de física no ensino fundamental, aperfeiçoamento do perfil epistemológico.
Keywords: physics education in elementary school, improving the epistemological profile.
Autores: Julio Cesar Muchenski, Awdry Feisser Miquelin.
Resumo | Texto em PDF | pp 23 - 40 | 139 acessos

POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A APROPRIAÇÃO DO TEMA ARTRÓPODES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Methodological possibilities for the appropriation of Arthropods theme for Youths and Adults Education
Palavras chaves: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Invertebrados – Artrópodes; sequência didática; prática pedagógica.
Keywords: Youths and Adults Education (EJA); Invertebrates - Arthropods; didactic sequence; pedagogical practice.
Autores: Elaine Ferreira Machado, Vera Lúcia Ferreira da Luz Culpi.
Resumo | Texto em PDF | pp 41 - 53 | 104 acessos

ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM EXPERIMENTO: DISCUTINDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Teaching Activity based Experiment: Discussing the Implementation of a Propose for Investigative Teaching Physics
Palavras chaves: Experimentação, Investigação, Física Térmica, Ensino Médio.
Keywords: Experimentation, Investigation, Thermal Physics, High School.
Autores: Fernanda Sauzem Wesendonk, Letícia do Prado.
Resumo | Texto em PDF | pp 54 - 80 | 155 acessos

ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS NA BUSCA POR INCLUIR ESTUDANTES SURDOS: ANALISANDO AS POSSIBILIDADES PARA SE CONTEMPLAR A DIVERSIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO
Knowledge’s Articulation at Science Museums in attempt to Include Deaf Students: Examining the Possibilities of Contemplating Diversity in Places of non-formal Education
Palavras chaves: Articulação do conhecimento, Espaços não formais de educação, Estudantes surdos, Inclusão.
Keywords: Knowledge’s articulation, Places of non-formal education, Deaf students, Inclusion.
Autores: Eduardo Andrade Gomes, Vinícius Catão, Charley Pereira Soares.
Resumo | Texto em PDF | pp 81 - 97 | 29 acessos

TEMA GERADOR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUÍMICA E BIOLOGIA
Generating theme as methodological strategy for the construction of knowledge in Chemistry and Biology
Palavras chaves: Ensino de Química e Biologia, Investigação temática e temas geradores.
Keywords: Chemistry and Biology Teaching, thematic investigation and generating theme.
Autores: Ana Carolina Gomes Miranda, Mara Elisa Fortes Braibante, Maurícius Selvero Pazinato.
Resumo | Texto em PDF | pp 98 - 113 | 89 acessos

ADAPTAÇÃO: UM TEMA TRANSVERSAL DA BIOLOGIA EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS CAPAZES DE INTEGRAR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Adaptation: a transversal theme of biology in scientific activities in academic laboratories of biology able to integrate university students and students of basic education.
Palavras chaves: Pensamento científico, integração universidade-escolas, letramento científico, ensino de biologia.
Keywords: Scientific thinking, integration university-schools, scientific literacy, biology education.
Autores: Maria Rita Silvério Pires, Yasmine Antonini Itabaiana, Viviane Renata Scalon, Hildeberto Caldas de Souza, Eneida Maria Eskinazi Sant’Anna, Leandro Marcio Moreira.
Resumo | Texto em PDF | pp 114 - 128 | 13 acessos

ABORDAGENS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SOBRE FEIRAS DE CIÊNCIAS ADOTADOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO
Approaches and methodological procedures about Science Fairs applied by public school teachers in a municipality of the countryside of Pernambuco
Palavras chaves: educação pública, pedagogia de projetos, divulgação científica, ensino de Ciências.
Keywords: public education, pedagogy of projects, popular science, Science teaching.
Autores: Simão Dias de Vasconcelos, Marli Ferreira da Silva, Kênio Erithon Cavalcante Lima.
Resumo | Texto em PDF | pp 129 - 140 | 20 acessos

GALINHO DO TEMPO: UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO
Time Little Fowl: a game for teaching assistant teaching-learning content of chemical equilibrium in high school
Palavras chaves: Equilíbrio químico; Galinho do tempo; Jogo didático; Ensino médio.
Keywords: Chemical equilibrium; Time little fowl; Didactic game; High school.
Autores: Angélica Priscila Parussolo, Washington Lombarde, Alessandra Machado Baron.
Resumo | Texto em PDF | pp 141 - 146 | 202 acessos