O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

  • Caros Autores, informamos que a submissão de artigos ocorrerá nos meses de: Janeiro e Fevereiro; Maio e Junho; Setembro e Outubro.

    Open Access.

    Mais...

  • Indexado: Latindex.

    Mais...

Última Edição

Volume 9, Número 2

Agosto de 2014


AS CAVERNAS DE BOTUVERÁ: UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
The caves of Botuverá: a non-formal place ownership of scientific knowledge
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Cavernas de Botuverá; Espaço não formal; Conhecimento científico
Keywords: Science Education; Caves Botuverá; Non-formal space; knowledge Scientific.
Autores: Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 16 | 130 acessos

XAMPU COM OU SEM SAL: UMA TEMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Shampoo with or without salt: A thematic in high school Chemistry classes
Palavras chaves: Xampu; Ensino médio; Ensino de química.
Keywords: Shampoo; High school; Teaching chemistry.
Autores: Daniele Correia, Sinara München, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein.
Resumo | Texto em PDF | pp 17 - 31 | 101 acessos

UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FÍSICA POR MEIO DE INVESTIGAÇÃO MULTIMODAL REPRESENTACIONAL
An experimental activity of physics by means of representational multimodal research
Palavras chaves: Atividade de investigação, Multimodos e múltiplas representações, Motivação para física, Estratégia de ensino.
Keywords: Research Activity, Multimode and Multiple Representation, Motivation for Physics, Education Strategy.
Autores: Alcides Goya, Carlos Eduardo Laburú.
Resumo | Texto em PDF | pp 32 - 44 | 57 acessos

GALILEU, KEPLER E SUAS DESCOBERTAS: ANÁLISE DE UMA PEÇA TEATRAL VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Galileo, Kepler and their discoveries: analysis of a theatrical play experienced by primary and secondary education students
Palavras chaves: Ensino de física, história da ciência, teatro, processo lúdico de ensino e aprendizagem.
Keywords: Physics teaching, history of science, theatre, ludic process of teaching and learning.
Autores: Rodrigo Baldow, Ana Paula Teixeira Bruno Silva.
Resumo | Texto em PDF | pp 45 - 68 | 64 acessos

A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NA ESTRUTURAÇÃO DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM EXEMPLO NO ENSINO DE FÍSICA
A conceptual meaning in the structuring of the teaching moments: an example in physical education
Palavras chaves: Significação Conceitual, Natureza da Luz, Abordagem Temática, Momentos Pedagógicos.
Keywords: Conceptual Signification, Study of Light, Thematic Approach, Pedagogical Moments
Autores: Johnathan Cabrera Miguel, Hamilton Perez Soares Corrêa, Simoni Tormöhlen Gehlen.
Resumo | Texto em PDF | pp 69 - 82 | 59 acessos

EDUCAÇÃO CTS E GENÉTICA. ELEMENTOS PARA A SALA DE AULA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
STS Education and Genetics. Elements for the classroom: potential and challenges
Palavras chaves: Educação Científica; Ensino de Biologia; Genética.
Keywords: STS Education; Biology Teaching; Genetics.
Autores: Grasielle Pereira Sousa, Paulo Marcelo Marini Teixeira.
Resumo | Texto em PDF | pp 83 - 103 | 67 acessos

PLANTA OU VEGETAL? AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Plant or Vegetable? Alternative conceptions of the Middle School students
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Concepções Alternativas, Ensino Fundamental.
Keywords: Science Education, Alternative Conceptions, Middle School.
Autores: Thiago Saide Martins Merhy, Marcelo Guerra Santos.
Resumo | Texto em PDF | pp 104 - 116 | 50 acessos

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS, UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS
Environmental Education in a Science Club, using Geotechnologies
Palavras chaves: Meio ambiente; Geotecnologias; Google Earth TM; Clube de Ciências.
Keywords: Environment; Geotechnologies; Google Earth TM; Science Club.
Autores: Álisson Passos Schleich, Berenice Álvares Rosito, João Bernardes da Rocha Filho, Regis Alexandre Lahm
Resumo | Texto em PDF | pp 117 - 138 | 54 acessos

POTENCIAIS E LIMITES DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA
Potential and limits of analogies teaching of chemical equilibrium in basic education: a discussion on formation process of future teachers of chemistry
Palavras chaves: Analogias; Ensino de Química; Formação Inicial.
Keywords: Analogies; Chemistry Teaching; Initial Formation.
Autores: Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Analice de Almeida Lima.
Resumo | Texto em PDF | pp 138 - 153 | 24 acessos

ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ESCOLAR A PARTIR DA ABORDAGEM DE TEMAS GERADORES
Strategies for health promotion of school approach from the generators of topics
Palavras chaves: Sobrepeso; Obesidade; Amamentação; Alternativas pedagógicas.
Keywords: Overweight; Obesity; Breastfeeding; Alternative pedagogical.
Autores: Karoline Goulart Lanes, Jaqueline Copetti, Simone Lara, Dário Vinícius Ceccon Lanes, Robson Luiz Puntel, Vanderlei Folmer
Resumo | Texto em PDF | pp 154 - 169 | 10 acessos

A RELEVÂNCIA DO ENSINO SOBRE A CIÊNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE ELETROMAGNETISMO
The relevance of teaching on science: report of an experience of an electromagnetism university course
Palavras chaves: história da física, filosofia da física, formação de professores, educação sobre a ciência.
Keywords: history of physics, philosophy of physics, teacher training, education on science.
Autores: Fabiana Botelho Kneubil, Elio Carlos Ricardo.
Resumo | Texto em PDF | pp 170 - 186 | 17 acessos