O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Caros Autores, informamos que a submissão de artigos será limitada para os meses de: Janeiro e Fevereiro; Maio e Junho; Setembro e Outubro. Att, Secretaria EENCI.

Mais...

Última Edição

Volume 8, Número 3

Dezembro de 2013


INVESTIGAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DIDÁTICO SOBRE O CONCEITO DE GENE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Research of didactic unit development about the concept of gene in teacher preparation course in biological science
Palavras chaves: Ensino de genética; Módulo didático; Conceito de gene.
Keywords: Genetic teaching; Didactic unit; Gene’s concept.
Autores: Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina, Fernanda Aparecida Meglhioratti
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 21 | 83 acessos

MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE SISTEMA NERVOSO
Conceptual maps in teaching science: building knowledge about nervous system
Palavras chaves: Mapas conceituais, metodologia educacional, aprendizagem significativa.
Keywords: Concept maps, instructional methodology, significant learning.
Autores: Adriana Maria Antunes, Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Vanessa Rafaela Milhomem Cruz Leite
Resumo | Texto em PDF | pp 22 - 38 | 86 acessos

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS AUXILIADA PELA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
The audiovisual production as Pedagogical Resource: Diversifying the teaching of Chemistry to assist in the construction of knowledge
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa, Estratégias Diferenciadas, Contexto.
Keywords: Meaningful Learning, Differentiated Strategies, Context.
Autores: Marilde Beatriz Zorzi Sá, Jaime da Costa Cedran
Resumo | Texto em PDF | pp 39 - 47 | 131 acessos

A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA
Training of future teachers of early years of Basic Education: a discussion from an activity of teaching geometry
Palavras chaves: Atividade Orientadora de Ensino; Geometria; Organização do Ensino; Formação inicial de professores; Educação Matemática nos Anos Iniciais.
Keywords: Education Guiding Activity; Geometry; Teaching Organization; Teacher Initial Training; Education Mathematics in the Elementary Level.
Autores: Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Laura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck
Resumo | Texto em PDF | pp 48 - 60 | 86 acessos

A RELEVÂNCIA DO TEMA ÁGUA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUGESTÕES DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (VIDÁGUA)
The Relevance of water theme in final series of Elementary School: Suggested Theoretical-Practical Lessons (Vidágua)
Palavras chaves: Água; aulas teórico-práticas; ensino fundamental; aprendizagem significativa.
Keywords: Water, practical classes, elementary education; meaningful learning.
Autores: Maria Margareth Cancian Roldi, Diones Mendonça Lüttig, Raphael Becalli Soares, Vinicius Lopes Aledi, Jaquelini Scalzer.
Resumo | Texto em PDF | pp 61 - 77 | 90 acessos

MAPAS CONCEITUAIS: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO HALETOS
Concept maps: use the evaluation process of learning content halide
Palavras chaves: Mapas conceituais; avaliação da aprendizagem; haletos.
Keywords: Concept maps; learning evaluation; halides.
Autores: João Rufino de Freitas Filho, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Juliano Carlo Rufino de Freitas, Artur Felipe Azevedo de Lima Tavares
Resumo | Texto em PDF | pp 78 - 96 | 4 acessos

CONHECIMENTO, PERCEPÇÕES E CONDUTAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE À OBESIDADE INFANTIL KNOWLEDGE, PERCEPTIONS AND CONDUCT OF TEACHERS OF EARLY YEARS OF ELEMENTARY CHILD
Knowledge, perceptions and conduct of teachers of early years of elementary child obesit
Palavras chaves: conhecimento, crianças, educação, saúde.
Keywords: knowledge, children, education, health.
Autores: Elfany Reis do Nascimento Lopes, Gabriel Ribeiro, Maria Laura Petitinga Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 97 - 114 | 6 acessos