O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Indexado: Latindex.

Mais...

Última Edição

Volume 9, Número 3

Dezembro de 2014


A INFLUÊNCIA DE UMA OFICINA TEMÁTICA NAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE
The influence of a workshop theme in student perceptions of early years of elementary education on the environment
Palavras chaves: Educação Ambiental; Oficina temática; Jogos didáticos; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Keywords: Environmental Education; Thematic Workshop; Educational games; Early years of elementary education.
Autores: Marlise Grecco de Souza Silveira, Marcelli Evans Telles dos Santos, Karoline Goulart Lanes, Eliziane da Silva Dávila, Jeferson Rosa Soares, Robson Luiz Puntel,
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 10 | 35 acessos

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Didactic Sequences for Science Literacy: Experience Report with High School Students
Palavras chaves: alfabetização científica, pluralismo metodológico, PIBID, formação inicial
Keywords: scientific literacy, methodological pluralism, PIBID, initial teacher training
Autores: Erik Flavio Vinturi, Rodrigo de Oliveira Vecchi, Aline Iglesias, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
Resumo | Texto em PDF | pp 11 - 25 | 19 acessos

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE POLUIÇÃO DA ÁGUA.
Social Representations in the Teaching of Chemistry: Students Perspectives on Water Pollution
Palavras chaves: Química, Poluição da Água, Representações Sociais.
Keywords: Chemistry, Water Pollution, Social Representations.
Autores: Carlos Ventura Fonseca
Resumo | Texto em PDF | pp 26 - 43 | 20 acessos

COMPARTILHANDO AÇÕES E PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sharing meaningful actions and practices for the Teaching of Botanics in the primary and lower secondary education
Palavras chaves: Ensino de Botânica; Áreas verdes; Propostas alternativas.
Keywords: Teaching of Botanics; Green zones; Alternative methods.
Autores: Cássia Luã Pires de Souza, Eunice Aita Isaia Kindel.
Resumo | Texto em PDF | pp 44 - 58 | 28 acessos