O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Caros Colegas, estamos divulgando a criação da Revista do Professor de Física. Sua missão é divulgar trabalhos de professores. Aberta para submissões. Conheça a RBF no link:

Mais...

Última Edição

Volume 12, Número 3

Abril de 2017


 

Editorial:

Esta edição corresponde ao primeiro número dedicado à seção Ensino Fundamental da EENCI. Apesar da condição atual de favorecimento da educação em todos os níveis, é crescente a preocupação dos professores e pesquisadores com o ensino de Ciências no Nível Fundamental. Aproveitando o título de um dos artigos presentes neste número, poderíamos nos perguntar: por que não ensinar tópicos avançados de Ciências, como Cosmologia, Bioquímica e Mecânica Quântica para crianças? Na seção Ensino Fundamental, serão apresentados relatos de diversas experiências de ensino de Ciências para estudantes nesse nível de escolarização.


NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE NÃO?
Nature of Science in the basic school: Why not?
Palavras chaves: Ensino Fundamental; Ensino da Natureza da Ciência; Cientista.
Keywords: Basic school; Teaching of the Nature of Science; Scientist.
Autores: Marcyelma Laise Santos Silva, Boniek Venceslau da Cruz Silva, Hermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 30 | 212 acessos

O USO DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS
Use technology as contemporary educational resource for the classes of sciences
Palavras chaves: Ciências; Projeto de ensino; Tecnologias; Sociedade.
Keywords: Sciences; Teaching project; Technology; Society.
Autores: Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Camila Alvez Islas
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 42 | 208 acessos

EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS A PARTIR DA TEMÁTICA REFRIGERANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Investigative experiments with the theme soft drink in science teaching
Palavras chaves: Química; Experimentos Investigativos; Refrigerante.
Keywords: Chemistry; Investigative experiment; Soft drink.
Autores: Juliana Romero de Mendonça, Dulcimeire Ap. Volante Zanon
Resumo | Texto em PDF | pp 43 - 55 | 192 acessos

"SAÚDE E CIDADANIA: OS SENTIDOS DO CORPO": ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
"Health and Citizenship: the Body Senses": Analysis of an Educational Activity Mediated by Information and Communication Technologies
Palavras chaves: Educação em saúde; Corpo humano; TDIC
Keywords: Health education; Human body; ICT
Autores: Camila Bezerra de Araujo, Rafaela Ferreira dos Santos, Taís Rabetti Giannella
Resumo | Texto em PDF | pp 56 - 68 | 74 acessos

FERRAMENTAS ÚTEIS PARA O APRENDIZADO EM SOLOS DE ESTUDANTES DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Useful Tools for Learning in Soil of Fourth Year Students in Elementary School
Palavras chaves: Educação em Solos; Ensino de Solos; Educação Ambiental; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Soil Education; Soil Teaching; Environmental Education; Meaningful Learning.
Autores: Mirla Andrade Weber, Jéssica Silveira França, Bruno Moreira Felippe, Josiane Martins Flores, Leandro Homrich Lorentz, Frederico Costa Beber Vieira
Resumo | Texto em PDF | pp 69 - 79 | 91 acessos

INVESTIGAÇÃO COMO PRINCÍPIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
Research as a Principle in the Formation of Science Teachers in the Early School Years
Palavras chaves: educar pela pesquisa; alfabetização científica; ensino de Física; formação de professores.
Keywords: education through research; scientific literacy; Physics teaching; teacher training.
Autores: José Francisco Flores, João Bernardes da Rocha Filho, José Luis Schifino Ferraro
Resumo | Texto em PDF | pp 80 - 92 | 101 acessos

COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE MICRO-ORGANISMOS/CÉLULAS
The understanding of Elementary School Students I about structure and Micro-organisms/cell Functionality
Palavras chaves: Conhecimento espontâneo; Conhecimento científico; Micro-organismos/células; Ensino Fundamental.
Keywords: Historic-cultural theory; Spontaneous knowledge; Scientific knowledge; Microorganisms/cells; Elementary school.
Autores: Darcy Ribeiro de Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano
Resumo | Texto em PDF | pp 93 - 115 | 95 acessos