O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

A Revista Experiências em Ensino de Ciências é licenciada com uma licença Creative Commons by-nc-sa/4.0 Licença Creative Commons

Mais...

Última Edição

Volume 10, Número 1

Abril de 2015


COMPREENDENDO O MODO DE VIDA AUTÓTROFO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE A FOTOSSÍNTESE
Comprehension of the autotrophic life mode: conceptions of students about photosynthesis
Palavras chaves: fotossíntese; mudança conceitual; terrário; ensino de Ciências e Biologia; construtivismo.
Keywords: photosynthesis; conceptual change; terrarium; teaching Science and Biology; constructivism.
Autores: Cristina dos Santos Bianchi, Waisenhowerk Vieira de Melo.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 14 | 84 acessos

A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS
Project Pedagogy in Higher Education in a Course About Technology in Oil And Gas
Palavras chaves: Ensino superior, Pedagogia de projetos, Efluentes.
Keywords: Project pedagogy, higher education, effluent.
Autores: Izilda Guedes Elias, Carmem Lúcia Costa Amaral
Resumo | Texto em PDF | pp 15 - 22 | 22 acessos

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA COMO MÉTODO DE APERFEIÇOAMENTO DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DOS ESTUDANTES DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Experiments in physical education as a method of improving the profile of students epistemological the seventh year of basic education
Palavras chaves: ensino de física no ensino fundamental, aperfeiçoamento do perfil epistemológico.
Keywords: physics education in elementary school, improving the epistemological profile.
Autores: Julio Cesar Muchenski, Awdry Feisser Miquelin.
Resumo | Texto em PDF | pp 23 - 40 | 84 acessos

POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A APROPRIAÇÃO DO TEMA ARTRÓPODES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Methodological possibilities for the appropriation of Arthropods theme for Youths and Adults Education
Palavras chaves: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Invertebrados – Artrópodes; sequência didática; prática pedagógica.
Keywords: Youths and Adults Education (EJA); Invertebrates - Arthropods; didactic sequence; pedagogical practice.
Autores: Elaine Ferreira Machado, Vera Lúcia Ferreira da Luz Culpi.
Resumo | Texto em PDF | pp 41 - 53 | 50 acessos

ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM EXPERIMENTO: DISCUTINDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Teaching Activity based Experiment: Discussing the Implementation of a Propose for Investigative Teaching Physics
Palavras chaves: Experimentação, Investigação, Física Térmica, Ensino Médio.
Keywords: Experimentation, Investigation, Thermal Physics, High School.
Autores: Fernanda Sauzem Wesendonk, Letícia do Prado.
Resumo | Texto em PDF | pp 54 - 80 | 83 acessos