O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Em breve mais notícias no mundo do ensino de ciências!

Última Edição

Volume 11, Número 1

Abril de 2016


PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA SOBRE A APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA
Perceptions and expectations of future teachers about learning for physics teaching
Palavras chaves: Ensino de Física; Formação Inicial de Professores de Física; Metodologia e Prática de Ensino de Física; Pesquisa em Ensino de Física.
Keywords: Physics Education; Initial Teacher Education in Physics; Methodology and Practice of Teaching Physics; Research in Physics Teaching.
Autores: Olga Castiblanco; Roberto Nardi.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 11 | 32 acessos

ANATOMIA: UMA CIÊNCIA MORTA? O CONCEITO “ARTE-ANATOMIA” ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA BIOLOGIA
Anatomy: a dead science? The art-anatomy concept trough the history of biology
Palavras chaves: história da ciência; historia da anatomia; arte.
Keywords: history of science; history of anatomy; art.
Autores: Artur Rodrigues Janeiro; Marcia Reami Pechula
Resumo | Texto em PDF | pp 12 - 30 | 33 acessos

A EVOLUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
The graphical representations’ evolution of high school students
Palavras chaves: Representação gráfica; Gráficos; Laboratório.
Keywords: Graphical representation; Graphics; Laboratory.
Autores: Alessandro Damásio Trani Gomes
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 54 | 11 acessos

A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA
The experimentation in Natural Sciences: a historical-critical approach
Palavras chaves: Experimentação; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Ciências Naturais; Pedagogia histórico-crítica.
Keywords: Experimentation; Early years of elementary school; Teaching of natural sciences; Historical-critical pedagogy.
Autores: Diego da Silva Gallet; Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid; Ms. Fernanda Furtado Camargo.
Resumo | Texto em PDF | pp 55 - 63 | 21 acessos

Revisitando a memória: Elaboração e discussão de jogos educativos por professores de Química em formação continuada
O Revisiting Memory: Preparation and discussion of educational games for chemistry teachers in continuing education
Palavras chaves: Formação continuada, estratégias, jogos educativos, ensino.
Keywords: Continuing Education, strategies, educational games, teaching.
Autores: Marilde Beatriz Zurzi Sá.
Resumo | Texto em PDF | pp 64 - 72 | 16 acessos