O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Em breve mais notícias no mundo do ensino de ciências!

Última Edição

Volume 11, Número 2

Agosto de 2016


TERCEIRA LEI DE NEWTON E “CABO DE GUERRA”: COMPREENDENDO A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA
Third Law of Newton and "tug of war": understanding motivation in Physics classes
Palavras chaves: Motivação, Ensino de Física, Investigação na escola, Formação inicial, Planejamento didático.
Keywords: Motivation. Physics Teaching. Research in school. Initial training. Educational planning.
Autores: Deicielle Souza de Freitas, Waldo Franco Ferreira, Sandro Rogério Vargas Ustra.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 10 | 67 acessos

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES E O USO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS: O ENSINO DA QUÍMICA TENDO COMO FOCO A INCLUSÃO DOS SURDOS
Lived experiences in education in school space not conducted and use of Libras in deaf education: the teaching of chemistry with a focus on inclusion of the deaf
Palavras chaves: Ensino não Escolar, aulas de Químicas, Educação de Surdos, Inclusão.
Keywords: Non-formal Education, Chemical classes, Deaf Education, Inclusion.
Autores: Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Ivoni de Freitas Reis, Ana Luísa Borba Gesiel, Vinícius Catão.
Resumo | Texto em PDF | pp 11 - 25 | 32 acessos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS
Didactic sequence for organic chemical teaching using thematic plants
Palavras chaves: funções orgânicas, ensino médio.
Keywords: organic functions, high school.
Autores: Andréia Boeno de Lima, Elisa Aguayo da Rosa.
Resumo | Texto em PDF | pp 26 - 38 | 49 acessos

UNIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: NATUREZA DA CIÊNCIA E A VISIBILIDADE DE GÊNERO NA CIÊNCIA
Teaching unit in Teacher Education: Science of Nature and Gender visibility in Science
Palavras chaves: saberes docentes, unidade didática, Natureza da Ciência, Gênero e Ciência.
Keywords: teaching knowledge, teaching unit, Nature of Science, Gender and Science.
Autores: Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista.
Resumo | Texto em PDF | pp 39 - 59 | 20 acessos

GAMIFICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MODELAGEM DE PROBLEMAS FÍSICOS
Gamification of teaching materials: a proposal for meaningful learning of modeling physical problems
Palavras chaves: Aprendizagem significativa. Gamificação. Materiais didáticos. Modelagem matemática.
Keywords: Gamification. Mathematical modeling. Meaningful learning. Teaching materials.
Autores: Thiago Machado da Costa, Maria de Fátima da Silva Verdeaux.
Resumo | Texto em PDF | pp 60 - 105 | 22 acessos

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE OFICINA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Concepts and practice on pedagogical workshops of last-year Biology students
Palavras chaves: Oficinas pedagógicas, ensino de ciências, formação inicial de professores.
Keywords: Pedagogical Workshops; the teaching of Science; teachers´ initial formation.
Autores: Valéria Brumato Regina, Mara Luciane Kovalski, Camila Galvão Brito, Maycon Raul Hidalgo, Ana Tiyomi Obara.
Resumo | Texto em PDF | pp 106 - 112 | 29 acessos

COMO OS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO PAÍS USAM SOFTWARES EDUCACIONAIS AUTORAIS
How the Undergraduate Biology at a Private University in Southern Brazil Use Copyright Educational Software
Palavras chaves: Capacitação de professores. Softwares educacionais. Tecnologias na educação.
Keywords: Teacher training. Educational software. Technologies in education.
Autores: Thaína Saldanha dos Santos, João Bernardes da Rocha Filho, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali.
Resumo | Texto em PDF | pp 113 - 123 | 22 acessos

INTEGRANDO FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Integrating Physics and Physical Education in an inquiry-based activity on meaningful learning theory perspective
Palavras chaves: ensino por investigação, interdisciplinaridade, negociação de significados, ensino de ciências, estratégias de ensino
Keywords: inquiry-based activity, interdisciplinarity, negotiation of meanings, teaching science, teaching strategies
Autores: Rachel Saraiva Belmont, Marta Maximo-Pereira, Evelyse dos Santos Lemos.
Resumo | Texto em PDF | pp 124 - 135 | 25 acessos