O EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

Em breve mais notícias no mundo do ensino de ciências!

Última Edição

Volume 11, Número 3

Dezembro de 2016


O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
The use of investigative activities as strategy in teaching methodology of microbiology: an experience report to students of secondary education
Palavras chaves: ensino por investigação; problematização; ensino de microbiologia.
Keywords: teaching by investigation; problematization; teaching of microbiology.
Autores: Lídia Cabral Moreira; Girlene Santos de Souza.
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 17 | 75 acessos

ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTEQUIOMETRIA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE UMA ATIVIDADE COM MODELOS MOLECULARES DESENVOLVIDA NO PIBID
Stoichiometric teaching and learning: Analysis of the contributions and limitations of an activity with molecular models developed at PIBID
Palavras chaves: estequiometria, modelos moleculares, PIBID.
Keywords: stoichiometry, molecular models, PIBID.
Autores: Camila Silveira da Silva; Évelin Carolina Sgarbosa; Gabriela Agostini.
Resumo | Texto em PDF | pp 18 - 31 | 36 acessos

ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
History approach of chemistry in basic education
Palavras chaves: História da Química. Ensino de Química. Livros didáticos.
Keywords: History of Chemistry. Chemistry Teaching. Textbooks.
Autores: Susete Francieli Ribeiro Machado; Mara E. Jappe Goi; Caroline Wagner.
Resumo | Texto em PDF | pp 32 - 50 | 35 acessos

AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS PROGRAMAS DE ENSINO DA FÍSICA, OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTODOS EXPERIMENTOS REMOTOS
Changes occurring in physics teaching programs, the learning of physics laboratory and the inclusion of new technologies in the development of remote experiments
Palavras chaves: Ensino de Física; Laboratório Remoto; Educação à Distância.
Keywords: Teaching physics; Remote Laboratory; Distance Education.
Autores: Ivanor Nunes de Oliveira; Valteni Douglas Chaves; Marcos Gomes Prado; CarlosTakiya; Maísa Soares Santos Lopes.
Resumo | Texto em PDF | pp 51 - 68 | 21 acessos

ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA O ENTENDIMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA
Socioscientific issues approach and formation for understanding in the context of physics education
Palavras chaves: Ensino de Física, Ação Comunicativa, Questões Sociocientíficas.
Keywords: Physics Education, Action Communication, Sociocientific Issues.
Autores: Adriana Bortoletto; Noemi Sutil; Washington Luiz Pacheco de Carvalho.
Resumo | Texto em PDF | pp 69 - 85 | 14 acessos

A PEÇA DIDÁTICA DE BRECHT COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO GALILEU
The Brechtian Didatic Theatrical Piece as a Tool for Scientific Popularization: the Galileo Case
Palavras chaves: Ensino de Física, Teatro Científico, Peça Didática de Brecht
Keywords: Physics Teaching, Scientic Theater, Didatic Theatrical piece of Brecht
Autores: Rodrigo Baldow; Jenner Barretto Bastos Filho.
Resumo | Texto em PDF | pp 86 - 117 | 31 acessos

CIÊNCIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
Sciences and science education in Brazil
Palavras chaves: ciência; ensino de ciências; educação científica.
Keywords: science; science education; science education.
Autores: Adriana Stefanello Somavilla; Reginaldo Aparecido Zara.
Resumo | Texto em PDF | pp 118 - 127 | 51 acessos

A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras chaves: ensino de ciências; interdisciplinaridade; prática pedagógica
Keywords: science teaching; interdisciplinarity; pedagogical practice.
Autores: Cristiane da Silva Stamberg
Resumo | Texto em PDF | pp 128 - 138 | 34 acessos

HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM QUATRO ESTUDOS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS
History of science in four studies: a proposal for teacher training in science education
Palavras chaves: História da ciência e ensino; Formação docente; Visão orgânica da ciência.
Keywords: History of science and teaching; Teacher training; Organic view of science.
Autores: Bernadete Morey; Midori Camelo.
Resumo | Texto em PDF | pp 139 - 150 | 24 acessos

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES E OS ERROS COMETIDOS EM SEU USO NO COTIDIANO
A brief comment on quantities and units and the errors done in their quotidian use
Palavras chaves: Grandezas; unidades; símbolos.
Keywords: Quantities; units; symbols.
Autores: Eduardo de Paiva
Resumo | Texto em PDF | pp 151 - 158 | 12 acessos

ABORDAGEM DE TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO PARTINDO DA APROXIMAÇÃO COM O COTIDIANO
Addressing quantum mechanics topics in high school from the approach to daily life 
Palavras chaves: Física Quântica. Interação social. Ensino médio.
Keywords: Quantum Physics. Social interaction. High school.
Autores: Marivane de Oliveira Biazus; Cleci T. Werner da Rosa.
Resumo | Texto em PDF | pp 159 - 177 | 16 acessos