Volume 4, Número 3

Dezembro de 2009


Modelos moleculares: passado e presente
Molecular models: past and present
Palavras chaves: modelo molecular, ensino-aprendizagem, ensino de Química
Keywords: molecular model, teaching-learning, teaching of chemistry
Autores: Helmoz Rosenaiaim Appelt, Julieta Saldanha de Oliveira, Márcio Marques Martins
Resumo | Texto em PDF | pp 7 - 16 | 295 acessos

Análise da abordagem da flora nativa em livros didáticos de Biologia usados em escolas de Aracaju- SE
Analysis of the native flora contents in biology textbooks used in schools of Aracaju ? SE
Palavras chaves: Flora nativa, Sergipe, Livro didático, Ensino de Biologia
Keywords: Native flora, Sergipe, School books, Biology teaching
Autores: Adeline Brito Sales, Myrna Friederichs Landim
Resumo | Texto em PDF | pp 17 - 29 | 165 acessos

Concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre microorganismos em aspectos que envolvem saúde: implicações para o ensino aprendizagem
Elementary school students? conceptions about microorganisms in aspects which involve human health: some implications for teaching and learning
Palavras chaves: concepções alternativas, microrganismos, saúde
Keywords: alternative conceptions, microorganisms, health
Autores: Andréia de Freitas Zompero
Resumo | Texto em PDF | pp 31 - 42 | 246 acessos

Analogia & contra-analogia: um estudo sobre a viabilidade da comparação entre o modelo atômico de Bohr e o sistema solar por meio de um júri simulado
Analogy and counter-analogy: a study about the viability of the comparison between an Bohr?s Atomic Model and the Solar System by means of a Simulated Jury
Palavras chaves: analogia; metáfora; contra-analogia; modelo atômico; ensino de ciências
Keywords: analogy, metaphor, counter-analogy, atomic model, science teaching
Autores: Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem
Resumo | Texto em PDF | pp 43 - 60 | 133 acessos

Experimentos nos livros didáticos: aspectos relacionados à segurança e os rejeitos químicos
Experiments in textbooks: issues related to security and chemical waste
Palavras chaves: livro didático de Química; rejeitos químicos; experimentos
Keywords: chemistry textbook; chemical wastes; experiments
Autores: Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde, Márcia Gorette Lima da Silva, Josivânia Marisa Dantas
Resumo | Texto em PDF | pp 61 - 78 | 219 acessos

Elaboração de tabelas periódicas para a facilitação da aprendizagem de alunos portadores de deficiência visual
Preparation of periodic tables for facilitating the learning of students with visual impairment
Palavras chaves: deficiência visual; educação inclusiva; tabela periódica
Keywords: inclusive education; periodic table; visual impairment
Autores: João Batista Moura de Resende Filho, Liliane Rodrigues de Andrade, Kércya Vieira de Sousa, Kyara Andressa Cavalcanti Limeira, Poliane Karenine Batista
Resumo | Texto em PDF | pp 79 - 89 | 179 acessos

Mapas conceptuales y aprendizaje significativo: una correlación necesaria?
Concept mapping and meaningful learning: a necessary correlation?
Palavras chaves: mapas conceptuales; aprendizaje significativo; situaciones-problema
Keywords: concept maps; meaningful learning; problem-situations.
Autores: Marco Antonio Moreira, Carla Simone Sperling
Resumo | Texto em PDF | pp 91 - 100 | 158 acessos

Relato sobre a implementação de uma unidade de aprendizagem sobre Partículas Elementares e Interações Fundamentais no Ensino Médio
Describing the implementation of a learning unit on elementary particles and interactions at high school level
Palavras chaves: Partículas Elementares. Interações Fundamentais. Ensino de Física Moderna e Contemporânea. Mapas Conceituais
Keywords: Elementary Particles. Fundamental Interactions. Modern and Contemporary Physics Education. Concept Maps
Autores: Lisiane Araujo Pinheiro, Sayonara Salvador Cabral da Costa
Resumo | Texto em PDF | pp 101 - 116 | 185 acessos