Última Edição

Volume 14, Número 2

Agosto de 2019


 

Editorial:

Dificuldades na formação de professores comumente são apontadas como fatores comprometedores da educação de qualidade. Concomitantemente, reflexões sobre tal problemática não são feitas sempre desprovidas de preconcepções pouco fundamentadas. Parcialmente, essas preconcepções podem ser alimentadas pela dificuldade na avaliação da educação por falta de parâmetros e critérios coerentes. Afinal, o que seria a boa educação? Neste número, a EENCI traz alguma reflexão sobre nossas limitações com relação a essa problemática. Por um lado, há que se pensar se jovens universitários provenientes de classes sociais mais favorecidas realmente adquirem uma formação mais sólida que frequentadores de cursos noturnos. Por outro lado, a fragilidade da formação na área de ciências de professores das séries iniciais é algo a se pensar diante do desafio da construção de um país socialmente mais justo.


CALOUROS DO BACHARELADO E DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFES: DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS, DIFICULDADES E RESILIÊNCIA – UM ESTUDO DE CASO
Freshmen of Researcher and Educator Modalities in the Physics Course of UFES: Differences, Similarities, Difficulties and Resilience - A Case Study
Palavras chaves: resolução de problemas de Física, licenciatura e bacharelado em Física, minicurso, problemas de lápis-e-papel, questões conceituais.
Keywords: solving physics problems, research and educator modalities in physics, mini-course, pencil-and-paper problems, conceptual issues.
Autores: Anderson Coser Gaudio e Mauricio Pietrocola
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 28 | 24 acessos

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA OFICINA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
The teaching of science through inquiry in the initial years of elementary school: problematizing the development of investigative activities in a workshop in an undergraduate pedagogy course
Palavras chaves: Ensino de Ciências nos anos iniciais; Educação em Ciências; Formação do pedagogo; Ensino por Investigação.
Keywords: Science Teaching in Elementary school; Science Education; Pedagogy degree; Inquiry based teaching.
Autores: Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho e Mirian do Amaral Jonis Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 29 - 48 | 28 acessos

POTENCIALIDADES DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PROBLEMATIZADA PARA DISCUTIR CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Potentialities of Problematized Quantum Computing to Discuss Science, Technology and Society
Palavras chaves: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Computação Quântica, Três Momentos Pedagógicos.
Keywords: Science, Technology and Society (CTS), Quantum Computation, Three Pedagogical Moments.
Autores: Andiara Pereira dos Santos Cardoso, Paulo Celso Ferrari e Norton Gomes de Almeida
Resumo | Texto em PDF | pp 49 - 70 | 10 acessos

O ESTUDO DA DESCONTINUIDADE DA MATÉRIA E DA CONSERVAÇÃO DAS PROPRIEDADES NÃO OBSERVÁVEIS: CAMINHOS TRAÇADOS POR ESTUDANTES INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO
The study of discontinuity of matter and the conservation of non-observable properties: pathways built by junior high school students
Palavras chaves: Ensino de química; Aprendizagem; Ensino Médio.
Keywords: Chemistry teaching; Learning; High school.
Autores: Daniela Rodrigues da Silva, Bárbara Gonçalves Fenille Velasco e José Cláudio Del Pino
Resumo | Texto em PDF | pp 71 - 87 | 6 acessos

OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ASSOCIADOS ÀS DINÂMICAS DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ENSINO DA ÓPTICA
The pedagogical moments associated to group dynamics: an account of experience with teaching optics
Palavras chaves: Educação Freireana Problematizadora. Ensino de Ciências. Ensino de Física.
Keywords: Freire educational questioning. Teaching Science. Teaching Physics.
Autores: Reginaldo de Oliveira Borges e Hamilton Perez S. Corrêa
Resumo | Texto em PDF | pp 88 - 107 | 19 acessos

O ESTUDO DE CONCEITOS DE FÍSICA NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS
The Study of Physical Concepts in the Junior High School using Ludic Tools
Palavras chaves: Física, jogo educacional, máquinas simples.
Keywords: educational game, simple machines, Physics.
Autores: Carlos Roberto da Silveira Junior
Resumo | Texto em PDF | pp 108 - 123 | 11 acessos

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO MOVIMENTOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM EXPERIMENTOS
Motivation and learning of contents movements through a didactic sequence centered in experiments
Palavras chaves: movimentos, motivação, aprendizagem.
Keywords: movements, motivation, learning.
Autores: Edson Gonçalves, Sênita Folquenim e Alcides Goya
Resumo | Texto em PDF | pp 124 - 138 | 6 acessos

AMIGOS DA ONÇA: UTILIZANDO A FIGURA DA ONÇA-PINTADA PARA DEBATER DIREITOS ANIMAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Friends of the Jaguar: Using the Jaguar Figure to Discuss Animal Rights and Environmental Preservation in Early Childhood Education
Palavras chaves: Educação Infantil, Educação Animalista, Educação Ambiental
Keywords: Early Childhood Education, Animalist Education, Environmental Education.
Autores: Mariah Boratto Peixoto dos Santos, Tânia Regina Vizachri, Luís Paulo de Carvalho Piassi e Adriana Regina Braga
Resumo | Texto em PDF | pp 139 - 151 | 8 acessos

UNIDADE DIDÁTICA: A VISIBILIDADE DO OVÓCITO NO PROCESSO DE FECUNDAÇÃO HUMANA
Teaching unit: The visibility of the oocyte in the process of human fecundation
Palavras chaves: Educação Científica; Gênero e Ciência; Gênero no Ensino de Biologia.
Keywords: Scientific Education, Gender and Science, Gender and Science Education.
Autores: Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt
Resumo | Texto em PDF | pp 152 - 168 | 4 acessos

OFICINA DIDÁTICA SOBRE SEMICONDUTORES E SUAS APLICAÇÕES SOB A ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM MULTIRREPRESENTACIONAL
Didactic workshop about semiconductors and their applications under the strategy of multiple representations approach.
Palavras chaves: Multimodos e Múltiplas Representações, Oficina didática, Evolução Conceitual
Keywords: Multimodes and Multiple Representations, Didactic Workshop, Conceptual Evolution
Autores: Leidi Katia Giehl e Reginaldo Aparecido Zara
Resumo | Texto em PDF | pp 169 - 185 | 6 acessos

RESSONÂNCIA EM TUBOS DE GARRAFAS “PET”: UMA OPÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA TUBOS DE KUNDT
Resonance in “Pet” bottle tubes: A low cost option for Kundt tubes
Palavras chaves: Aula experimental; Aprendizagem; Ressonância.
Keywords: Experimental class; Learning; Resonance.
Autores: Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas e Moacir Pereira de Souza Filho
Resumo | Texto em PDF | pp 186 - 198 | 2 acessos

O ENSINO DE ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA POR MEIO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE BAIXO CUSTO
The teaching of Acoustics in average education of the public network by music instruments of low cost
Palavras chaves: Acústica, instrumento musical de baixo custo, ensino.
Keywords: acoustics, musical instrument low cost, teaching.
Autores: Michele Maria Paulino Carneiro Moreira e Mairton Cavalcante Romeu
Resumo | Texto em PDF | pp 199 - 216 | 5 acessos

SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDANDO AS MICROONDAS
Computer simulations in chemistry: Studying microwaves
Palavras chaves: Ensino de Química, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Simulação computacional, Microondas.
Keywords: Chemistry teaching, Information and Communication Technologies (ICT), Computer simulation, Microwaves.
Autores: Lilian Borges Brasileiro e Joice Chaves Matias
Resumo | Texto em PDF | pp 217 - 228 | 5 acessos

DESENVOLVENDO ATIVIDADES PRÁTICO-EXPERIMENTAIS EM AULAS DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
Developing practical-experimental activities in Physical classes in the first year of high school
Palavras chaves: Atividade prático-experimental; Educação problematizadora; Análise bakhtiniana.
Keywords: practical-experimental activity; Problematizing education; Bakhtinian analysis.
Autores: Sandra Luiza Forest e Paulo Vinícius Rebeque
Resumo | Texto em PDF | pp 229 - 248 | 4 acessos

UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE A LUA A PARTIR DE CONTAÇÃO DE “HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA”: ENTRE A IMAGINAÇÃO E O CONHECIMENTO
A proposal for teaching about the moon from “histótia problematizadora”: between imagination and knowledge
Palavras chaves: Ensino Fundamental. Contação de história. História Problematizadora (HP). Ensino de Astronomia.
Keywords: Elementary School. Storytelling. História Problematizadora (HP). Astronomy Teaching.
Autores: Mariana Ferreira de Deus e Marcos Daniel Longhini
Resumo | Texto em PDF | pp 249 - 271 | 8 acessos

ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USO DE MAPAS CONCEITUAIS E AULAS PRÁTICAS (RJ-BRASIL)
Geosciences teaching in the elementary school: a study case about the use of conceptual maps and experimental classes (RJ-Brazil)
Palavras chaves: Mapa conceitual; geociências; ensino.
Keywords: Conceptual map; geosciences; teaching
Autores: Andressa Raiane de Souza Firmino, Jane Ranjel Alves Barbosa e Ana Paula de Castro Rodrigues
Resumo | Texto em PDF | pp 272 - 291 | 5 acessos

A EXPERIMENTA��O EM QU�MICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA A COMPREENS�O DA ACIDIFICA��O DOS OCEANOS
Experimentation in chemistry as a teaching methodology for understand ocean acidification
Palavras chaves: Indicadores �cido-base; Conscientiza��o Ambiental; Acidifica��o dos Oceanos.
Keywords: Acid-basic Indicators; Environmental Awareness; Ocean Acidification.
Autores: Talissa Naomi Oka, Alessandro Vieira Neiverth, Camila Fabricio Kerkhoff, Eliane do Rocio Alberti Comparin e Guilherme Sippel Machado
Resumo | Texto em PDF | pp 292 - 298 | 12 acessos

PRÁTICA DE CAMPO NAS AULAS DE ECOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS
Field practice in ecology classes: an analysis from Amazonian ecosystems
Palavras chaves: Ensino de ecologia; Prática investigative; Ecossistemas amazônicos.
Keywords: Ecology teaching; Inquiry activities; Amazonian ecosystems.
Autores: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Alexandre Nicolette Sodré Oliveira e Lucilene da Silva Paes
Resumo | Texto em PDF | pp 299 - 319 | 11 acessos

PR�TICAS PEDAG�GICAS NO ENSINO DE CI�NCIAS E PERTENCIMENTO AMBIENTAL EM ALUNOS DO 6�ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A EDUCA��O AMBIENTAL
Pedagogical practices in the teaching of sciences and environmental belonging in sixth grade students of elementary school: ways for environmental education
Palavras chaves: Educa��o ambiental; Meio ambiente; Pertencimento.
Keywords: Environmental education; Environment; Belonging.
Autores: Jamille Silva Rodrigues de Souza, Rena Samyra Souza de Lima e Paulo S�rgio Ara�jo da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 320 - 334 | 25 acessos

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO SERTÃO NORDESTINO: NARRATIVAS DO PROJETO “BIOFOTOGRAFIA”
Photography as a tool for biology teaching in the northeastern region of brazil: narratives of a biofotography project
Palavras chaves: Formação docente; Ensino de Ciências; Pibid.
Keywords: Teachers training; Science teaching; Pibid.
Autores: Francisca Patricia ferreira Silva e Raphael Alves Feitosa
Resumo | Texto em PDF | pp 335 - 350 | 71 acessos

PRÁTICAS DE ESTÍMULO À CONSCIÊNCIA AMBIENTAL COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Practices of Stimulation to Environmental Awareness with Students of the Initial Years of Fundamental Education
Palavras chaves: Educação Ambiental; Reciclagem; Reutilização; Anos iniciais, pesquisa-ação.
Keywords: Environmental education; Recycling; Reuse; Early years, action
Autores: Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso e Karina Braccini Pereira
Resumo | Texto em PDF | pp 351 - 367 | 24 acessos

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Active methodological strategies as facilitators of learning botany in basic education
Palavras chaves: Educação formal. Instrumentalização. Aprendizagem.
Keywords: Formal education. Instrumentation. Learning.
Autores: Luiz Henrique Liberato Moreira, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa e Rubens Teixeira de Queiroz
Resumo | Texto em PDF | pp 368 - 384 | 9 acessos

FLORA NATIVA NO ENSINO DE BOT�NICA: PROPOSTA DE MODELO DID�TICO DE FRUTO
Native Flora in Botanical Education: Proposed Didactic Model of Fruit
Palavras chaves: Cactaceae, Ensino de Ci�ncias, Recurso Did�tico.
Keywords: Cactaceae, Didactic Resource, Science Teaching.
Autores: Gabriela de Souza Fontes, Leticia Elias e Elisa Mitsuko Aoyama
Resumo | Texto em PDF | pp 385 - 394 | 20 acessos

“PENSAMENTO EM ÁRVORE” E O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES
"Tree thinking" and the teaching of Biological Evolution: perceptions of a group of teacher.
Palavras chaves: Discurso do sujeito coletivo; Sistemática filogenética; Ensino de Zoologia.
Keywords: Discourse of the collective subject; Phylogenetic systematics; Teaching of Zoology.
Autores: Cadidja Coutinho e Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 395 - 412 | 9 acessos

DA SALA PARA A PRAIA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E CONSERVAÇÃO DE INVERTEBRADOS MARINHOS NUMA ESCOLA EM PANAQUATIRA, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MA
The room to te beach: pedagogical proposal for the teaching and conservation of marine invertebrates in a school in Panaquatira, São José de Ribamar, MA
Palavras chaves: Educação Ambiental. Impactos ambientais. Pesquisa participante.
Keywords: Environmental education. Environmental impacts. Search participant.
Autores: Marcos Eduardo Miranda Santos, Kelly Fernanda Sousa Santos, Liliane do Socorro Almeida Alves e Efigênia Magda de Oliveira Moura
Resumo | Texto em PDF | pp 413 - 423 | 8 acessos

PALEONTOLOGIA NA ESCOLA: DETECÇÃO DE LACUNAS E UMA PROPOSTA DE COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Paleontology in school: gaps detection and a complementation proposal for teaching biological evolution
Palavras chaves: Paleontologia; Ensino; Aprendizagem; Pesquisa-Intervenção.
Keywords: Paleontology; Teaching; Learning; Research-Intervention.
Autores: Marcilene Borsonelli e Taissa Rodrigues
Resumo | Texto em PDF | pp 424 - 438 | 11 acessos

COMPREENSÃO RESPONSIVA NA ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS POR ESTUDANTES DE FINAIS DE CICLOS
Responsive comprehension in the organization of living beings by school-leaving students
Palavras chaves: Responsividade. Discurso Escrito. Ensino de Ciências.
Keywords: Responsiveness, Written discourse, The Teaching of Science.
Autores: Verônica Klepka e Renilson José Menegassi
Resumo | Texto em PDF | pp 439 - 460 | 2 acessos

A UTILIZAÇÃO DAS PARÓDIAS “XOTE CHAGÁSICO” E “DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA” COMO ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
The use of the "Xote Chagásico" and "Dengue, Zika and Chikungunya" parodies as health education strategies for science and biology education
Palavras chaves: Ensino para a saúde, Paródia como estratégia de ensino, Ciência e arte.
Keywords: Teaching for health, Parody as a teaching strategy, Science and art.
Autores: Nathália de Assis Rodes, Ana Flávia Silva Mesquita e Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Resumo | Texto em PDF | pp 461 - 481 | 12 acessos

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS: PROPOSTA E ANÁLISE
A Sequence of Inquiry Teaching about Food Irradiation: Proposal and Analysis
Palavras chaves: Física Moderna; Ensino por Investigação; Irradiação de Alimentos.
Keywords: Modern Physics; Inquiry teaching; Food Irradiation.
Autores: Ana Luiza Baumer e Luiz Clement
Resumo | Texto em PDF | pp 482 - 499 | 7 acessos

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PERSPECTIVA CTSA
Conservation of foods: an interactive didactic sequence in the CTSA perspective
Palavras chaves: Sequência Didática Interativa; Conservação de alimentos; CTSA.
Keywords: Interactive didactic sequence; Food preservation; CTSA.
Autores: Eliane Glerian Leite e Elane Chaveiro Soares
Resumo | Texto em PDF | pp 500 - 522 | 14 acessos

INIBIÇÃO ENZIMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Enzymatic Inhibition: A Proposal For Experimental Activity
Palavras chaves: Ensino de Ciências; Experimentação; Faseolamina.
Keywords: Science Education; Experimentation; Phaseolamine.
Autores: Taciana Gonçalves da Silva e Fernanda Coutinho Retondaro Barbosa
Resumo | Texto em PDF | pp 523 - 530 | 2 acessos

AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DO TEMA ÁGUA
Formative evaluation in children education: didactic sequences from the water theme
Palavras chaves: Educação infantil. Pertencimento ambiental. Avaliação formativa. Água.
Keywords: Child education. Environmental belonging. Formative evaluation. Water.
Autores: Priscila Eduarda Dessimoni Morhy, Augusto Fachín Terán e Felipe da Costa Negrão
Resumo | Texto em PDF | pp 531 - 541 | 5 acessos

ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR POR MEIO DO USO DE MODELO FÍSICO CONSTRUÍDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E DE BAIXO CUSTO
Teaching of Molecular Geometry using physical model built with recyclable, low cost materials
Palavras chaves: Ensino de Química; geometria molecular, modelos moleculares, modelos alternativos; representação simbólica; linguagem química.
Keywords: Chemistry teaching; molecular geometry, molecular models, alternative models; symbolic representation; chemical language.
Autores: Grazielle de Oliveira Setti, Gustavo Bizarria Gibin e Luiz Henrique Ferreira
Resumo | Texto em PDF | pp 542 - 557 | 3 acessos

POTENCIALIDADE DE UM PLANO DE ENSINO PAUTADO NA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA
Potentiality of a teaching plan based of Problematized Experimental Activity (PEA) to the Scientific Literacy in Chemistry
Palavras chaves: Atividade Experimental Problematizada, Alfabetização Científica, Ensino de Química.
Keywords: Problematized Experimental Activity, Scientific Literacy, Teaching Chemistry.
Autores: Jackeline da Rosa Moreira, André Luís Silva da Silva, Paulo Rogerio Garcez de Moura e José Cláudio Del Pino
Resumo | Texto em PDF | pp 558 - 581 | 10 acessos

INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: SISTEMAS DE HIDROPONIA EM HORTA ESCOLAR PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS
Inquiry in High School: Hydroponic Systems in a School Vegetable Garden for Discussion of Chemical Concepts
Palavras chaves: Educação em Ciências, Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação no Ensino Médio.
Keywords: Science Education, Inquiry-based Science Education, Laboratory work in High School.
Autores: Kelvia Fabiane Alves de Moura, José Aparecido Santos Durães e Fernando César Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 582 - 592 | 2 acessos

JOGADA QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE
Jogada Química: construction of scientific knowledge from the daily situations based on the activity theory
Palavras chaves: Jogo Didático, Ensino de Química, Teoria da Atividade.
Keywords: Didactic Game, Chemistry Teaching, Activity Theory.
Autores: Jessica Damiana dos Santos Silva, Natália da Silva Monteiro, Ana Paula Paulino Germano, Atinaê Joice da Silva Pereira e Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos
Resumo | Texto em PDF | pp 593 - 610 | 3 acessos

UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ENFOQUE NO PENSAMENTO ALGÉBRICO
A look at Mathematics Education with a focus on algebraic thinking
Palavras chaves: Expressões algébricas, Vygotsky, Engenharia Didática, Sequência Didática.
Keywords: Algebraic expressions, Vygotsky, Didactic Engineering, Didactic Sequence
Autores: Sheila Mendes de Figueiredo e Luiz Henrique Ferraz Pereira
Resumo | Texto em PDF | pp 611 - 623 | 2 acessos

CONVERGÊNCIA ENTRE ENDEREÇAMENTO E REENDEREÇAMENTO DE VÍDEOS NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE ENSINO SUPERIOR DE CIÊNCIAS
Convergence between video modes of address and readdress in an undergraduate science teacher action
Palavras chaves: Didática. Vídeo. Professor de Ciências. Reendereçamento.
Keywords: Didactics. Video. Science Teacher. Readdress.
Autores: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Renato Campos Vieira e Willian Alves Pereira
Resumo | Texto em PDF | pp 624 - 636 | 5 acessos

ARTEFATOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INOVADORA INTERDISCIPLINAR
Pedagogical Arts for the Teaching of Sciences in Fundamental Education: an Innovative and Interdisciplinary Approach
Palavras chaves: Artefatos pedagógicos. Ensino de Ciências. Inovação pedagógica.
Keywords: Pedagogical artifacts. Science teaching. Pedagogical innovation.
Autores: Fernanda de Lima Pinheiro e Elena Maria Billig Mello
Resumo | Texto em PDF | pp 637 - 654 | 7 acessos