Última Edição

Volume 14, Número 3

Dezembro de 2019


 

Editorial:

O esforço da inclusão de sujeitos surdos no ensino de ciências é revestido de desafios adicionais, quando comparado com o de outras áreas de conhecimento. Em Ciências, boa parte de conceitos específicos (tais como entropia e potencial químico) não conta com um sistema de sinais já estabelecido. Com relação a sujeitos cegos, há dificuldades adicionais com relação a conceitos que exigem um certo grau de representação espacial, como o conceito de fractalidade. O Ensino de Ciências ainda está muito distante da plena inclusão – estendendo esse argumento também para as questões de gênero e etnia – e, consequentemente, muito distante ainda do sonho de Paulo Freire de um ensino mais efetivo às próprias necessidades dos seres humanos.


PRODUÇÃO DE GLOSSÁRIO EM LIBRAS PARA EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO: OPÇÃO PARA EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA E INCLUSÃO
Glossary Production in Libras for Laboratory Equipment: Option for Chemical Experimentation and Inclusion
Palavras chaves: LIBRAS. Equipamentos. Laboratório de Química.
Keywords: LIBRAS. Equipment. Chemistry lab.
Autores: Rogério Pacheco Rodrigues, Fernanda Welter Adams, Cinthia Maria Felicio, Maísa Conceição Silva, Jaliane Soares Borges dos Santos, Alessandra Timóteo Cardoso e Simone Machado Goulart
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 27 | 201 acessos

EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM SINALÁRIO ILUSTRADO DE QUÍMICA EM LIBRAS
Experience of Elaborating na Illustrated Sign of Chemistry in Brazilian Sign Language
Palavras chaves: Elaboração de Sinais Científicos; Ensino de Química; Língua Brasileira de Sinais.
Keywords: Elaboration of Scientific Signals; Chemistry Teaching; Brazilian Sign Language.
Autores: Jomara Mendes Fernandes, Joana Correia Saldanha, Vanessa Lesser, Bárbara Carvalho, Patrícia Temporal e Tassia Alessandra de Souza Ferraz
Resumo | Texto em PDF | pp 28 - 47 | 108 acessos

PRÁTICA EDUCATIVA EM ETNOBOTÂNICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Ethnobotanical Educational Practice for Students with Visual Deficiency
Palavras chaves: Plantas medicinais. Deficientes visuais. Modelo didático.
Keywords: Medicinal plants. Visually impaired. Didactic model.
Autores: Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Jozana Anadias Pinheiro e George Pimentel Fernandes
Resumo | Texto em PDF | pp 48 - 57 | 95 acessos

SENSIBILIZANDO FUTUROS DOCENTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO TÁTIL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Sensitizing future teachers to an inclusive pedagogical practice through the construction of a tactile book: a necessary reflection
Palavras chaves: Alunos Cegos, Biologia, Educação Inclusiva.
Keywords: Blind Students, Biology, Inclusive Education.
Autores: Cristina Silva Ribeiro de Souza, Rafaela Rego Rivetti Dias, Daniel de Castro Franco Lima, Lisânia Cardoso Tederixe, Helena Carla Castro e Neuza Rejane Wille Lima
Resumo | Texto em PDF | pp 58 - 71 | 52 acessos

EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO ABACAXI COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Extraction of abacaxi essential oil as a proposal for experimentation for students with visual deficiency
Palavras chaves: Ensino de Química; Experimentação; Óleos essenciais; Ferramentas culturais; Tecnologia Assistiva.
Keywords: Chemistry teaching; Experimentation; Essencial oils; Cultural tools; Assistive Technology.
Autores: Mislene da Silva Gomes Oliveira, Gustavo Nobre Vargas, Anna Maria Canavarro Benite e Claudio Roberto Machado Benite
Resumo | Texto em PDF | pp 72 - 85 | 54 acessos

EXPÊRIENCIA DE INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIENCIAS
Inclusion experiment with a deaf child in primary education via the use of teaching games in science teaching
Palavras chaves: Ensino de ciências. Educação Infantil. Jogos. Inclusão. Criança surda.
Keywords: Science education. Primary education. Games. Inclusion. Children
Autores: Ana Paula Melo Fonseca, Francisca Keila de Freitas Amoedo e Augusto Fachín Terán
Resumo | Texto em PDF | pp 86 - 92 | 44 acessos

EDUCAÇÃO DIALÓGICA E AS IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO CTS NO ENSINO DA ÓPTICA: UMA PROPOSTA ELABORADA E DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA
Dialogical education and the implications of the ScTS relation in the teaching of the optics: a proposal elaborated and developed in the curricular stage supervisioned in physical education
Palavras chaves: Concepção dialógico-problematizadora; CTS; Estágio Curricular Supervisionado; Ensino de Física.
Keywords: Conception of critical thinking dialog; ScTS; Supervised internship; Phisics teaching.
Autores: Dayane Rejane Andrade Maia e Graziele Aparecida Moreira Correa
Resumo | Texto em PDF | pp 93 - 101 | 50 acessos

EDUCAÇÃO CTS/CTSA COM ENFOQUE FREIRIANO POR MEIO DE AULA DE CAMPO SOBRE RECUPERAÇÃO DE NASCENTE DE ÁGUA
STS/STSE Education with Freirean Approach by means of Field Class on Water Boring Recovery
Palavras chaves: educação em ciência; intervenção escolar; recuperação de nascentes de água; abordagem temática freiriana; CTS/CTSA.
Keywords: science education; school intervention; recovery of water sources; Freire thematic approach; STS/STSE.
Autores: Lourival Demuner, Sérgio Martins dos Santos, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite e Maria das Graças Ferreira Lobino
Resumo | Texto em PDF | pp 102 - 123 | 55 acessos

“CHOVE CHUVA”: O USO DO DESENHO ANIMADO E DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DO CICLO DA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"It Rains Rain": The Use of the Cartoon and Experimentation for the Teaching of The Water Cycle in Early Childhood Education
Palavras chaves: Experimentação; Educação Infantil; Ciclo da água
Keywords: Experimentation; childhood education; the water cycle
Autores: Lucas Peres Guimarães e Denise Leal de Castro
Resumo | Texto em PDF | pp 124 - 132 | 68 acessos

THAYSA STORCHI BERGMANN E A ASTROFISICA: UM ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA A PARTIR DOS ESTUDOS DE UMA MULHER CIENTISTA
Palavras chaves: Thaysa Storchi Begmann; Aprendizagem Significativa; Física moderna e contemporânea.
Keywords: Thaysa Storchi Begamann; Meaningful Learning; Modern and Contemporary physics.
Autores: Tairini da Silva, Felipe Damasio e Anabel Cardoso Raicik
Resumo | Texto em PDF | pp 133 - 157 | 38 acessos

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA: UM ESTUDO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
Meaningful learning of the concepts of thermochemistry a study using conceptual maps
Palavras chaves: Termoquímica; Mapas Conceituais Progressivos; Teoria da Aprendizagem Significativa.
Keywords: Thermochemistry, Progressive Concept Maps, Theory of Meaningful Learning.
Autores: Kelly Karini Kunzler, Silvia Zamberlan Costa Beber e Kathia Regina Kunzler
Resumo | Texto em PDF | pp 158 - 179 | 64 acessos

IMPLICAÇÕES DA NEUROEDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA OFICINA DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Implications of neuroeducation for science education from a workshop of Paleontology in elementary education
Palavras chaves: Neuroeducação; Paleontologia; Neurociência; Ensino de Ciências.
Keywords: Neuroeducation; Paleontology; Neuroscience; Teaching Science.
Autores: Deisiene Gonçala Guedes de Matos, Geraldo W. Rocha Fernandes e Bárbara Aparecida Lopes Coelho
Resumo | Texto em PDF | pp 180 - 206 | 27 acessos

SABERES DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
Knowledge of students of the seventh year of Fundamental Education on endangered species of extinction
Palavras chaves: Meio Ambiente; Desenhos; Tiras em Quadrinhos.
Keywords: Environment; Drawings; Comics strips.
Autores: Ana Carla de Oliveira Faria e Marcelo Nocelle de Almeida
Resumo | Texto em PDF | pp 207 - 229 | 40 acessos

A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE SOLUBILIDADE CONSOANTE A MEDIAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA
The Construction of Meanings of the Solubility Concept Considering Semiotic Mediation: an Analysis from a Didactic Intervention
Palavras chaves: Semiótica; Significados; Solubilidade; Ensino de Química.
Keywords: Semiotic; Meaning; Solubility; Teaching of Chemistry.
Autores: Jefferson David dos Santos e João Roberto Ratis Tenório da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 230 - 249 | 34 acessos

REAÇÕES QUÍMICAS EM COMPARTILHAMENTOS NA INTERNET: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES A PARTIR DA TÉCNICA DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA
Chemical reactions in internet sharing: perception of students from the technique of controlled controversy
Palavras chaves: Reações Químicas; Internet; Controvérsia Controlada.
Keywords: Chemical Reactions; Internet; Controlled Controversy.
Autores: Camila de Fatima Sant Ana, Alba Valéria de Sant Anna de Freitas Loiola e Jorge Cardoso Messeder
Resumo | Texto em PDF | pp 250 - 261 | 24 acessos

MODELOS ATÔMICOS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO EM ENSINO DE QUÍMICA
Atomic models, social representations and problem solving: a didactic proposal developed in the chemistry teaching stage
Palavras chaves: Ensino de química; Modelos atômicos; Representações sociais; Resolução de problemas.
Keywords: Chemistry teaching; Atomic Models; Social Representations; Problem Solving.
Autores: Mariana Ferrari Bach e Carlos Ventura Fonseca
Resumo | Texto em PDF | pp 262 - 288 | 33 acessos

QUÍMICA VERDE EM MÉTODOS SINTÉTICOS: APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Green Chemistry in synthetic methods: application of new experimental technologies in teacher formation of chemistry
Palavras chaves: Química Verde; Formação de professores; Métodos sintéticos.
Keywords: Green Chemistry; Teacher training; Synthetic methods.
Autores: Queli Aparecida Rodrigues de Almeida e Geovani Aristeu Lima Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 289 - 304 | 44 acessos

A ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS PRESENTE EM REPORTAGENS: A QUÍMICA, A MÍDIA E A OPERAÇÃO CARNE FRACA NA SALA DE AULA
The food adulteration within news reports: Chemistry, the media and the “Carne Fraca” investigation in class
Palavras chaves: Contextualização; Leitura de reportagens; Adulteração de alimentos.
Keywords: Contextualization. Reading reports. Food adulteration
Autores: Luciana Nami Kadooca e Célio da Silveira Júnior
Resumo | Texto em PDF | pp 305 - 322 | 14 acessos

PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
The organic chemistry teaching with medicinal plants: a didactic sequence proposal for Young and Adult Education
Palavras chaves: Plantas medicinais; Ensino de Química; Educação de Jovens e Adultos.
Keywords: Medicinal plants; Chemistry Teaching; Young and Adult Education.
Autores: Ana Kerly Oliveira de Brito, Rosa Virgínia Soares Mamede e Ana Kledna Leite Roque
Resumo | Texto em PDF | pp 323 - 344 | 67 acessos

FÍSICA MÉDICA E ENSINO DE FÍSICA: EXAMES MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NUMA PROPOSTA DE ENSINO COM ELEMENTOS DO ENFOQUE CTS
Medical Physics and Physics teaching: image diagnosis exams in a teaching proposal inspired in the STS approach
Palavras chaves: Ensino de Física, Física Médica, Exames de Diagnóstico por imagem, Enfoque CTS.
Keywords: Physics Teaching, Medical Physics, Image diagnosis exams, STS Approach.
Autores: Stefany Cris Pereira e Ivanilda Higa
Resumo | Texto em PDF | pp 345 - 365 | 28 acessos

AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Evaluation through Conceptual Maps in a Physics Discipline in the Mechanical Engineering Course
Palavras chaves: Mapas conceituais; Ensino de Engenharia; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Concept maps; Engineering Education; Meaningful Learning;
Autores: Wilson Leandro Krummenauer e Luiz Marcelo Darroz
Resumo | Texto em PDF | pp 366 - 372 | 18 acessos

ESTUDO DAS PRIMEIRA E SEGUNDA LEIS DA TERMODINÂMICA COM O EMPREGO DE EXPERIMENTOS E UM MOTOR STIRLING
Study of the First and Second Laws of Thermodynamics by Employment of Experiments and a Stirling Engine
Palavras chaves: Termodinâmica. Condutividade térmica. Motor Stirling. Aprendizagem significativa.
Keywords: Thermodynamics; Thermal conductivity; Stirling engine; Meaningful learning.
Autores: André Henrique Torres Müller, Flávio Gimenes Alvarenga e Gustavo Viali Loyola
Resumo | Texto em PDF | pp 373 - 398 | 32 acessos

PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) SOBRE MAGNETISMO
Teaching proposal through Potentially Significant Teaching Units (PSTU) about Magnetism
Palavras chaves: Ensino de Física. UEPS. Magnetismo.
Keywords: Teaching Physics. UEPS. Interference. Magnetism.
Autores: Renata Lacerda Caldas, Bianca Barreto G. Branco, Tatiane Oliveira F. Ferreira, Marco Aurélio M. dos Reis e Mateus de P. Teixeira
Resumo | Texto em PDF | pp 399 - 420 | 28 acessos

A UTILIZAÇÃO DO PORTAL E-ALUNO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O PROCESSO DE TROCA DE SIGNIFICADOS ENTRE OS PARTICIPANTES
The use of E-aluno portal as a strategy for teaching and learning the Gauss Law
Palavras chaves: Tecnologias de Informação e Comunicação, Lei de Gauss, Ambiente Virtual de Aprendizagem
Keywords: Information and Communication Technologies, Gauss Law, Virtual Learning Environment
Autores: Pedro Alexandre Lopes de Souza, Eveline Borges Vilela Ribeiro, Claudio Roberto Machado Benite e Anna Maria Canavarro Benite
Resumo | Texto em PDF | pp 421 - 437 | 15 acessos

ABORDAGEM DO CONCEITO DE CALOR POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS
Approach to the Concept of Heat by Experimental Activities from the Conceptual Profiles Theory
Palavras chaves: Perfil Conceitual. Calor. Experimentação.
Keywords: Conceptual Profile. Heat. Experimentation.
Autores: Ana Paula Cirino da Silva, José Euzebio Simões Neto e João Roberto Ratis Tenório da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 438 - 454 | 38 acessos

ESTADO SÓLIDO: O ENSINO NEGLIGENCIADO EM NÍVEL MÉDIO E A SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS
Solid State: a Negligenced Topic at High School and its Relevance in Materials Development
Palavras chaves: estado sólido, metodologias integradas, desenvolvimento industrial, minerais.
Keywords: solid state, integrated methodologies, industrial development, minerals.
Autores: Liliane Nogueira Ferreira e Antônio L. Soares Jr
Resumo | Texto em PDF | pp 455 - 471 | 10 acessos

ABORDAGEM DE TEMAS E ENSINO DE FÍSICA: COMPREENSÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA EFEITO ESTUFA
Thematic approach and Physics teaching: comprehension of high school students about the greenhouse effect theme
Palavras chaves: Efeito Estufa; Abordagem Temática; Ensino de Física
Keywords: Greenhouse effect; Thematic Approach; Physics Teaching.
Autores: Brenda Braga Pereira, Fernando C. C. Campos, Luciano Fernandes Silva e Newton Figueiredo
Resumo | Texto em PDF | pp 472 - 485 | 21 acessos

A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ENSINO DE METEOROLOGIA
The Interdisciplinarity in High School through Meteorology Teaching
Palavras chaves: meteorologia, interdisciplinaridade, ensino
Keywords: meteorology, interdisciplinarity, teaching
Autores: Lúcio Ângelo Vidal, Ema Marta Dunck Cintra e Andreia da Silva Tavares
Resumo | Texto em PDF | pp 486 - 501 | 71 acessos

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE DENSIDADE
Significant learning in teaching of density
Palavras chaves: Aprendizagem significativa; Mapas conceituais; Densidade.
Keywords: Significant Learning; Conceptual maps; Density.
Autores: Katiele Stefani Zotti, Eniz Conceição Oliveira e José Claudio Del Pino
Resumo | Texto em PDF | pp 502 - 519 | 23 acessos

A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS POR MEIO DE PADRÕES GEOMÉTRICOS
The exploration of mathematical activities by geometric patterns
Palavras chaves: Generalização; Álgebra; Ensino Fundamental.
Keywords: Generalization; Algebra; Elementary School.
Autores: Ayrton Góes de Magalhães, Wolmir José Böckel e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Resumo | Texto em PDF | pp 520 - 529 | 9 acessos

O ENSINO DE SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA
The teaching of soil in elementary school through a didactic investigative sequence
Palavras chaves: Ensino de ciências, atividade investigativa, sequência didática investigativa.
Keywords: Science teaching, investigative activity, research didactic sequence.
Autores: Ronnie Petter Pereira Zanatta e Eliane Cristina Fernandes
Resumo | Texto em PDF | pp 530 - 540 | 56 acessos

A botânica na educação básica: o olhar dos estudantes sobre a flora nativa e as tecnologias da informação e comunicação
BOTANY IN SECONDARY EDUCATION: STUDENTS VIEWS ON NATIVE FLORA AND TECHNOLOGY
Palavras chaves: aprendizagem de botânica; flora brasileira; tecnologias da informação e comunicação; educação básica; atividades lúdicas.
Keywords: botany learning; Brazilian flora; information and communication technology; secondary education; game activities.
Autores: Bruna Paula da Cruz, Michelle Maria Freitas Neto e Fernando José Luna
Resumo | Texto em PDF | pp 541 - 555 | 18 acessos

PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UMA ÁREA VERDE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Perceptions of students on the use of a green space as non-formal education of botany
Palavras chaves: Espaços não formais de ensino; Ensino de Botânica; Teoria da Aprendizagem Significativa
Keywords: Fully Non formal education; Teaching Botany; Theory of Meaningful Learning
Autores: Everaldo Nunes de Farias Filho
Resumo | Texto em PDF | pp 556 - 568 | 12 acessos

PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA: CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Didactic Proposal in Botanical Teaching: Contributions to a Meaningful Learning of Elementary School Students
Palavras chaves: Aprendizagem em botânica; Sequência didática, Aprendizagem significativa; Mapas conceituais.
Keywords: Learning in Botany; Didactic sequence; meaningful learning; conceptual maps.
Autores: Leandro Nogueira Batista e Joeliza Nunes Araújo
Resumo | Texto em PDF | pp 569 - 582 | 21 acessos

ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Cerrado Biome Approach in High School Textbooks
Palavras chaves: Cerrado; Ensino de biologia; Livro didático.
Keywords: Cerrado; Biology teaching; Textbook.
Autores: Aurilene Maria de Souza Carvalho e Dianne Michelle Alves da Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 583 - 597 | 16 acessos

OFICINA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA E A PRÁTICA
Workshop of continued education in environmental education: discussing the importance and practice
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Formação Continuada, Dimensão Ambiental, Pibid.
Keywords: Science Education, Continued Education, Environmental Dimension, Pibid.
Autores: Fernanda Welter Adams, Kátia Martins de Oliveira, Scarlet Dandara Borges Alves e Simara Maria Tavares Nunes
Resumo | Texto em PDF | pp 598 - 611 | 11 acessos

DINÂMICAS DE OFICINAS DE TEXTOS EM BIOLOGIA: FERRAMENTAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS
Dynamics of biology texts workshops: tools for scientific literacy in Fake News times
Palavras chaves: Alfabetização científica; Fake News; Oficinas temáticas.
Keywords: Scientific literacy; Fake News; Thematic workshops.
Autores: Michele das Graças Pacheco Gravina e Michele Munk
Resumo | Texto em PDF | pp 612 - 620 | 32 acessos

USO DO PORTIFÓLIO COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Use of the portfolio as an alternative methodology in teaching and learning of the digestive system: a study with students of the third year of high school
Palavras chaves: Metodologias Alternativas, Uso de Portfólio, Sistema Digestório.
Keywords: Alternative Methodologies, Portfolio Use, Digestive System.
Autores: Isabela Gaipo Costa, Isabella Lopes de Paula, Luana Moreira Gontijo, Priscilla Ferreira Torres e Fernanda de Jesus Costa
Resumo | Texto em PDF | pp 621 - 632 | 31 acessos