Última Edição

Volume 12, Número 5

Agosto de 2017


 

Editorial:

É bastante claro a todos os profissionais da área de ciências da natureza que o ritmo de desenvolvimento científico tem se intensificado nas 10 últimas décadas. Estamos no Século XXI e os aparatos tecnológicos, bem como formas de pensar e costumes sociais, que foram previstos por histórias em quadrinhos ou séries de TV agora se tornam realidade. A despeito disso, o conteúdo de ciências que se ensina no nível médio mal passa de meados do Séc. XIX. O lidar com os novos temas e conceitos da Biologia, Física e Química do Séc. XXI requer novas técnicas de ensinar e uma formação profissional completamente reformulada. Tal é o foco dos artigos desse número da EENCI.


O ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA POR MEIO DA SÉRIE DE FICÇÃO CIENTÍFICA JORNADA NAS ESTRELAS
The teaching and on science in fiction series media scientific Star Trek
Palavras chaves: Natureza da Ciência; Jornada nas Estrelas; Ensino de Ciências; Aprendizagem Significativa; Ficção Científica.
Keywords: Nature of Science; Star Trek; Science Teaching; Meaningful Learning; Science fiction.
Autores: Alessandra de Souza Teixeira, Kélen da Silva Xavier, Felipe Damasio
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 33 | 19 acessos

A QUÍMICA NAS SÉRIES DE TV: UM RECURSO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM TANGENCIAL DE PORTNOW E FLOYD NO ENSINO DE QUÍMICA
Chemistry In TV Series: A Resource To Promote Portnow and Floyd Tangential Learning In Chemical Teaching
Palavras chaves: Ensino de Química, Séries de TV, Breaking Bad, The 100, Aprendizagem Tangencial.
Keywords: Chemistry Teaching, TV series, Breaking Bad, The 100, Tangential Learning.
Autores: Jéssica Itaiane Ramos De Souza, Bruno Silva Leite
Resumo | Texto em PDF | pp 34 - 46 | 22 acessos

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UM ENSINO SUBVERSIVO VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR MEIO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA SOB O VIÉS RELATIVISTA: UM ESTUDO DE CASO
The training continuing teacher for a subversive education seeking a critical meaningful about the history and philosophy science under relativist vision: the case study
Palavras chaves: ensino subversivo, aprendizagem significativa crítica, história e filosofia da ciência, Paul Feyerabend.
Keywords: subversive teaching, Meaningful Learning Critical, history anda philosophy science, Paul Feyerabend.
Autores: Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi
Resumo | Texto em PDF | pp 47 - 67 | 10 acessos

DESENVOLVIMENTO DE UM CASO SIMULADO CTS ATRAVÉS DO USO DA TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Development of a Simulated Case STS Using the Controversial Technique Approach in Teaching Organic Chemistry
Palavras chaves: Ensino de Química, Caso simulado, CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade).
Keywords: Chemistry teaching, Simulated case, STS (Science, Technology and Society).
Autores: Micheli Kuchla, Luciana de Boer Pinheiro de Souza
Resumo | Texto em PDF | pp 68 - 81 | 10 acessos

ROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E DE BAIXO CUSTO
Educational robotics classes in high school mathematics: one educational propose and low cost
Palavras chaves: robótica educacional, matemática, interdisciplinaridade.
Keywords: educational robotics, mathematics, interdisciplinary.
Autores: Carlos Roberto da Silveira Júnior, Jeovane Dias Coelho, Lays Sthefanne Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 82 - 104 | 7 acessos

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Preparation and Application of Comic Stories in Science Teaching
Palavras chaves: histórias em quadrinhos; processo ensino-aprendizagem; ferramentas de ensino.
Keywords: Comic stories; teaching learning process; teaching tools.
Autores: Felipe Ianesko, Camila Kulek De Andrade, Maria Lurdes Felsner, Leandro Zatta
Resumo | Texto em PDF | pp 105 - 125 | 11 acessos

MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE ENERGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Concept maps as an evaluation tool of concepts construction of energy with high school students
Palavras chaves: Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais.
Keywords: Teaching Physics, Meaningful Learning, Conceptual Maps
Autores: Claudio Rejane da Silva Dantas, Marcelo Gomes Germano, Filomena Mª. Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Resumo | Texto em PDF | pp 126 - 144 | 4 acessos

OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE DO DINAMISMO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
The Concept Map as a Tool in The Analysis Of Dynamism Of The Conceptions About The Nature Of Science
Palavras chaves: mapa conceitual; natureza da ciência; educação em ciências.
Keywords: concept maps; nature of Science; science education.
Autores: Vinícius Medeiros da Rosa, Isabel Krey Garcia
Resumo | Texto em PDF | pp 145 - 156 | 7 acessos

O EDUCAR PELA PESQUISA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
The Education through Research as a pedagogical alternative for science teaching on Youth and Adults Education
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Educar pela Pesquisa, Reconstrução do Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos.
Keywords: Science Education, Education through Research, Reconstruction of the Knowledge, Youth and Adults Education.
Autores: Thelma Duarte Brandolt Borges, Valderez Marina do Rosário Lima
Resumo | Texto em PDF | pp 157 - 176 | 4 acessos

ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APORTES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EXEMPLIFICAÇÃO
Problematized Experimental Activity (AEP) as a pedagogical strategy for the Science Teaching: theoretical, methodological and exemplification contribution
Palavras chaves: Atividade Experimental Problematizada, Ensino, Ciências.
Keywords: Problematized Experimental Activity, Education, Sciences.
Autores: André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Cláudio Del Pino
Resumo | Texto em PDF | pp 177 - 195 | 6 acessos

KITS DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, MEMÓRIA E SOCIEDADE
Scientific experiment kits, memory and society
Palavras chaves: divulgação científica, experimentação educativa, sociologia da ciência.
Keywords: science dissemination, educational experimentation, sociology of science.
Autores: Marcio Barreto
Resumo | Texto em PDF | pp 196 - 210 | 4 acessos

UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL ALTERNATIVA PARA O ESTUDO QUANTITATIVO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA NO ENSINO MÉDIO
An alternative experimental practice for the quantitative study of electromagnetic induction in middle school
Palavras chaves: Indução Eletromagnética; Materiais Alternativos; Ensino de Física.
Keywords: Electromagnetic Induction; Alternative Materials; Teaching Physics.
Autores: André Scheidegger Laia, Luiz Moreira Gomes, Fernanda Carla Lima Ferreira, Rodrigo do Monte Gester, Weldon Carlos Elias Teixeira
Resumo | Texto em PDF | pp 211 - 222 | 2 acessos

LEITURA E MEDIAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O EXPERIMENTO DE RUTHERFORD
Reading and Mediation in High School Physics Classes: A Study On the Experiment of Rutherford
Palavras chaves: Ensino de Física, Análise do discurso, Bomba atômica.
Keywords: Physical education, Discourse analysis, Atomic bomb.
Autores: Érica Talita Brugliato, Maria José P. M. de Almeida
Resumo | Texto em PDF | pp 223 - 241 | 2 acessos

DIÁLOGOS ENTRE EVOLUÇÃO HUMANA E TEMPO GEOLÓGICO NA PERSPECTIVA CTSA: APLICAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTEXTO DA CIDADE DE AIMORÉS
Dialogues between human evolution and geological time in a CTSA perspective: A Didactic Sequence applied from the Aymorés City (Brazil) context
Palavras chaves: Tempo Geológico, Ações antrópicas, Evolução Humana; Sequência Didática.
Keywords: Geological time, Anthropic Actions, Human Evolution, Didactic Sequence.
Autores: Ágda da Silva Géra, Celcino Neves Moura, Vasty Veruska Rodrigues Ferraz, Manuella Villar Amado, Carlos Roberto Pires Campos
Resumo | Texto em PDF | pp 242 - 256 | 2 acessos

AS FEIRAS DE CONHECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE CANTAGALO, PR: UM RELATO DE CASO
The Knowledge Fairs in Cantagalo, PR municipality: relate of case
Palavras chaves: Feiras de Ciências, Experimentação, Ensino de Ciências, Ensino de Física.
Keywords: Science Fairs, Experimentation, Science, Physical.
Autores: Glauber Luciano Kitor, Fábio Luiz Melquíades
Resumo | Texto em PDF | pp 257 - 281 | 4 acessos

USO DO DIAGRAMA DO SISTEMA DE ATIVIDADE NA ANÁLISE DE UMA OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Using the Activity System Diagram on Analysis of a Training Workshop for Science Teachers
Palavras chaves: sistema de atividade; ensino de ciências; formação de professores.
Keywords: activity system; science education; teacher training.
Autores: Renato Pontone Junior, Rogério Helvídio Lopes Rosa
Resumo | Texto em PDF | pp 282 - 292 | 3 acessos

UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Use Thematic Approach in Science lessons: experience report in classroom
Palavras chaves: Ensino de Ciências – Abordagem Temática –Terra e Universo.
Keywords: Science Teaching - Thematic Approach - Earth and Universe.
Autores: Édila Rosane Alves Silva, Sabrina Gonçalves Marques, Valéria Oliveira Perceval, Cristiane Heredia Gomes
Resumo | Texto em PDF | pp 293 - 301 | 4 acessos

PLURALISMO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Teaching pluralism: contributions in learning of science and biology content
Palavras chaves: Aulas práticas; Jogos didáticos; Mídia; Ensino.
Keywords: Practical lessons; Educational games; Media.
Autores: Ismael de Almeida, Carmen Regina Parisotto Guimarães
Resumo | Texto em PDF | pp 302 - 314 | 2 acessos

AVALIAÇÃO DE UM LIVRO-JOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ABORDAGEM DO ASSUNTO ECOSSISTEMAS RECIFAIS
Evaluation of a book - play as educational tool in teaching science in approach the subject ecosystem reef
Palavras chaves: Livro-jogo, ensino de ciências, ecossistemas recifais.
Keywords: book-game, science education, reef ecosystems.
Autores: José Jamerson Teles Chagas, Hilda Helena Sovierzoski, Monica Dorigo Correia
Resumo | Texto em PDF | pp 315 - 329 | 2 acessos

ABORDAGEM DIFERENCIADA DE GEOMETRIA EM SALA DE AULA
Differentiated approach geometry in the classroom
Palavras chaves: Ensino. Geometria Plana. Ladrilhos. Resolução de problemas.
Keywords: Teaching. Plane geometry. Tiles. Problem resolution.
Autores: Edinéia Filipiak, Mariza de Camargo, Maria Cecilia Pereira Santarosa, Patrícia Rodrigues Fortes
Resumo | Texto em PDF | pp 330 - 353 | 3 acessos