Volume 4, Número 1

Março de 2009


Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física
Presentation and evaluation of support and experimentation materials for the teaching of physics
Palavras chaves: ensino de Física; experimentação; material de sustentação
Keywords: teaching of physics; experimentation; support materials
Autores: Valderez Marina do Rosário Lima, João Batista Siqueira Harres, Regina Maria Rabello Borges, João Bernardes da Rocha Filho
Resumo | Texto em PDF | pp 7 - 22 | 362 acessos

Simulação computacional e maquetes na aprendizagem de circuitos elétricos: um olhar sobre a sala de aula
Computational simulation and models in the learning of electrical circuits: a view on the classroom
Palavras chaves: ensino de Física; circuitos elétricos; maquetes; recursos computacionais; unidade de aprendizagem
Keywords: physics teaching; eletrics circuits; models; computational simulation; learning unit
Autores: Ana Paula Rebello, Maurivan Güntzel Ramos
Resumo | Texto em PDF | pp 23 - 33 | 317 acessos

Análise de softwares educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Analysis of educational softwares for mathematics teaching in the first years of elementary education
Palavras chaves: software educativo; sinopse; estrutura aditiva e multiplicativa; behavioristas ou construtivistas
Keywords: educational software; synopsis; basic mathematics; behaviorist or constructivist
Autores: Berenice de Oliveira Bona
Resumo | Texto em PDF | pp 35 - 55 | 186 acessos

Física de partículas y visiones epistemológicas contemporáneas en la formación postgraduada de profesores de Física
Particle physics and contemporary epistemological views in the graduate education of physics teachers
Palavras chaves: formación de profesores de física; física de partículas; visiones epistemológicas contemporáneas; prácticas didácticas
Keywords: physics teachers preparation; particle physics; contemporary epistemological views; didactic practices
Autores: Marco Antonio Moreira, Neusa Teresinha Massoni
Resumo | Texto em PDF | pp 57 - 64 | 111 acessos

Desenvolvendo habilidades visuoespaciais: uso de software de construção de modelos moleculares no ensino de Isomeria Geométrica em Química
Developing visuospatial abilities: Use of a molecular model building software for teaching geometric isomers in chemistry
Palavras chaves: representações; softwares de construção de modelos em Química; habilidades visuoespaciais
Keywords: representations; model building software in chemistry; visuoespatial skills
Autores: Daniele Raupp, Agostinho Serrano, Marco Antonio Moreira
Resumo | Texto em PDF | pp 65 - 78 | 219 acessos

Experimentação e interatividade (hands-on) no ensino de ciências: a prática na praxis pedagógica
Science education by using experimentation and hands-on activities: the practical in pedagogical praxis
Palavras chaves: experimentação; ensino de ciências; interatividade (mão-na-massa)
Keywords: experimentation; science education; interactivity (hands-on)
Autores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Maria Cristina Motta de Toledo, Káthia Maria Honório, Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile, Rosana Retsos Signorelli Vargas, Patricia Targon Campana, Simone Falconi, Mari
Resumo | Texto em PDF | pp 79 - 89 | 466 acessos

O jogo didático e a construção de conceitos matemáticos no ensino fundamental: relato de uma atividade
The didactic game and construction of mathematical concepts in basic education: report of an activity
Palavras chaves: Educação matemática; Ensino de matemática; jogos educacionais
Keywords: mathematical education; mathematical teaching; educational games
Autores: Learcino dos Santos Luiz
Resumo | Texto em PDF | pp 91 - 105 | 229 acessos

A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem
Student?s opinions on electricity classes: a reflection on factors intervening in learning
Palavras chaves: aprendizagem; motivação; Eletricidade; dificuldades de aprendizagem
Keywords: learning; motivation; Electricity; difficulties of learning
Autores: Ana Cristina Garcia Dias, Vania Elisabeth Barlette, Carlos Alberto Gomes Martins
Resumo | Texto em PDF | pp 107 - 117 | 194 acessos