Volume 1, Número 3

Dezembro de 2006


LOS MAPAS CONCEPTUALES COMO HERRAMIENTA DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS EN TERAPIA OCUPACIONAL
Concept maps as didactical tools to teach science in occupational therapy
Palavras chaves: Mapas conceptuales; Terapia Ocupacional
Keywords: Concept maps; Occupational Therapy
Autores: Rosario Melero- Alcíbar & María Gracia Carpena
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 8 | 172 acessos

¿QUÉ ESCRIBEN LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SECUNDARIA BÁSICA SOBRE LA PRESIÓN?
What do students at Basic Secondary School Education write about pressure?
Palavras chaves: Lenguaje científico; lenguaje cotidiano; ideas previas; lenguaje escrito; presión hidrostática
Keywords: Scientific language; everyday language; background knowledge; written language; hydrostatic pressure
Autores: Ana Laura Echegaray; Marisol Martínez & Silvia Stipcich
Resumo | Texto em PDF | pp 9 - 17 | 93 acessos

UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS NO LABORATÓRIO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
A didactical experiment with automatically data acquisition in Physics Lab high school
Palavras chaves: laboratório didático de Física, ensino-aprendizagem e Física, aquisição automática de dados, medidas de tempo, ondas mecânicas
Keywords: physics lab classes, physics teaching, automatic data acquisition, time measurements, mechanics waves
Autores: Lucia Forgiarini da Silva & Eliane Angela Veit
Resumo | Texto em PDF | pp 18 - 32 | 190 acessos

A INTERFERÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES DE FORMIGAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
The Urbanization Interference in Ant Species Survivor: An Experience with Research in Science Teaching
Palavras chaves: clube de ciências; ensino de ciências; professor-pesquisador
Keywords: science club; science teaching; teacher-researcher
Autores: Carlos José Monteiro Ribeiro & Andrela Garibaldi Loureiro Parente
Resumo | Texto em PDF | pp 33 - 44 | 214 acessos

METODOLOGIA DE PROJETOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
The project methodology and teacher education: a meaningful experience in the teaching practice in natural sciences
Palavras chaves: projetos, ensino, formação de professores; ensino de ciências
Keywords: projects methodology; teacher preparation; science teaching
Autores: Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo
Resumo | Texto em PDF | pp 45 - 57 | 433 acessos

ENSINANDO BIOMECÂNICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Teaching biomechanics at elementary school: reporting an experience
Palavras chaves: Biomecânica, Educação Física escolar, séries iniciais.
Keywords: Biomechanics, school physical education, elementary school.
Autores: Adriana Marques Toigo
Resumo | Texto em PDF | pp 58 - 66 | 235 acessos