Volume 13, Número 3

Agosto de 2018


 

Editorial:

Um dos artigos deste número da EENCI se refere à utilização do Google Earth no ensino. Coincidentemente foi anunciado, há dias atrás, que a apresentação da Terra nessa plataforma eletrônica foi mudada para a aparência esférica, abandonando projeções planas. Isso acontece concomitantemente com o crescimento do número de sites e pessoas que abraçam a crença na Terra Plana. O movimento terraplanista vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, especialmente no Brasil, onde, em vídeos no YouTube e outros canais, pessoas pregam tal crença chegando ao extremo de discursos irados e intolerantes. Ainda assim, as crianças precisam saber que a Terra é esférica! Eppur si sferica!


ARTICULAÇÕES ENTRE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, CONCEITOS CIENTÍFICOS E TOMADA DE DECISÃO: ESTUDANDO O MICO-ESTRELA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Articulations between inquiry practices, scientific concepts and decision-making: studying the Black-tufted-ear Marmoset in the early years of Elementary School
Palavras chaves: Ensino por Investigação; Tomada de Decisão; Conceitos científicos; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Keywords: Inquiry; Decision-making; Scientific concepts; Early Years of Elementary School.
Autores: Luiz Gustavo Franco, Kely Cristina Nogueira Souto e Danusa Munford
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 18 | 99 acessos

UMA EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM ATIVA E AO COMPROMETIMENTO SOCIAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
An experiment with Google Earth: in search of an active learning and the social commitment of Elementary School students
Palavras chaves: Resolução de problemas; Sensoriamento remoto; Imagens orbitais; Tecnologias no ensino.
Keywords: Problem Solving; Remote sensing; Orbital images; Technologies in education.
Autores: Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller e Regis Alexandre Lahm
Resumo | Texto em PDF | pp 19 - 32 | 88 acessos

LEITURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O GÊNERO TEXTUAL MAPA
Reading and science teaching: Reading strategies for the genre map
Palavras chaves: Leitura, Estratégias de leitura, Gênero textual mapa.
Keywords: Reading, reading strategies, textual Gender map.
Autores: Francine Baranoski Pereira e Siumara Aparecida de Lima
Resumo | Texto em PDF | pp 33 - 47 | 46 acessos

COMO A CRIANÇA ENTENDE QUESTÕES SOCIAIS: PERCEPÇÕES POR MEIO DO DESENHO INFANTIL
Socio-scientific questions as the child understands: perceptions from the childs drawing
Palavras chaves: C-T-S; questões sociocientíficas; Ensino Fundamental.
Keywords: S-T-S; socio-scientific issues; Ensino Fundamental.
Autores: Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira e Jorge Cardoso Messeder
Resumo | Texto em PDF | pp 48 - 67 | 62 acessos

“CINCO PEDRINHAS SAEM EM AVENTURA”: EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL
"Five adventurous pebbles": geosciences education through theatrical language
Palavras chaves: teatro e educação, educação em geociências, educação ambiental.
Keywords: theater and education, geoscience education, environmental education.
Autores: ROSELY A. L. IMBERNON, MARIA CRISTINA M. DE TOLEDO, JOSELY CUBERO, FABIANA C. PIOKER-HARA, ROGÉRIO PIMENTA, ELEN C. FAHT, ELISABETH PINHEIRO e CRISTIANA F. CAVALCANTI
Resumo | Texto em PDF | pp 68 - 76 | 39 acessos

O QUE HÁ NAS CAIXAS? DIFERENCIANDO OBSERVAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE BAIXO CUSTO
What is in the boxes? Differentiating observation from interpretation through a low cost practical activity
Palavras chaves: observação, interpretação, ciência.
Keywords: observation, interpretation, science.
Autores: Paulo de Avila Junior e Bayardo Baptista Torres
Resumo | Texto em PDF | pp 77 - 85 | 76 acessos

O USO DE DESENHOS PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SOBRE O CERRADO
The Use of Drawings to Verify Student Learning about the Cerrado
Palavras chaves: Ensino de Ciências por Investigação; Ensino Fundamental; Trilhas ecológicas; Piaget.
Keywords: Investigative Science Teaching; Elementary School; Ecological trails; Piaget.
Autores: Jullyanna Cabral de Moura, Marcelo Duarte Porto e Hélida Ferreira da Cunha
Resumo | Texto em PDF | pp 86 - 95 | 58 acessos

A METAMORFOSE DA BORBOLETA: NOCÕES DO CONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The metamorphosis of butterfly: first notions about this concept in Early Childhood Education
Palavras chaves: Educação Infantil. Conceitos. Metamorfose.
Keywords: Early Childhood Education. Concepts. Metamorphosis.
Autores: Gelcimara de Lima Nobre e Augusto Fachín Terán
Resumo | Texto em PDF | pp 96 - 101 | 31 acessos

VISITA AO MUSEU INTERATIVO DE CIÊNCIAS DO SUL FLUMINENSE: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O NONO ANO
Visit to the interactive science museum in sul fluminense: an introductory approach to chemistry teaching for the ninth year
Palavras chaves: Ensino de Química. Museus de Ciências. Divulgação Científica.
Keywords: teaching of chemistry. Science Museums. Scientific Dissemination.
Autores: Lucas Peres Guimarães, Jefferson Juvenato de Souza e Eline Deccache Maia
Resumo | Texto em PDF | pp 102 - 115 | 53 acessos

A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
The Oriented Teaching Materials Preparation for Childrens Literature: an Environmental Education Strategy
Palavras chaves: Educação Ambiental, leitura participativa, didática inovadora.
Keywords: Environmental Education, participatory reading, innovative didactics.
Autores: Amanda Berk, Barbara Doukay Campanini e Marcelo Borges Rocha
Resumo | Texto em PDF | pp 116 - 130 | 50 acessos

TEATRO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA AO TEMA LEISHMANIOSE VISCERAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Puppet theater as a tool to teach elementary school students about visceral leishmaniasis
Palavras chaves: Teatro; Ludicidade; Leishmaniose.
Keywords: Puppet theater; Fun learning; Visceral leishmaniasis.
Autores: Antônio José da Costa, Laura Helena Pinto de Castro, Ivo Batista Conde, Roselita Maria de Souza Mendes, Germana Costa Paixão e Lydia Dayanne Maia Pantoja
Resumo | Texto em PDF | pp 131 - 140 | 41 acessos