Volume 13, Número 1

Abril de 2018


 

Editorial:

A busca por transcender o ensino tradicional assume múltiplas formas. Dentro do objetivo de que os alunos aprendam mais e melhor, vale a pena explorar novos métodos e instrumentos, bem como temas geradores. Esta edição traz algumas iniciativas nesse sentido, com experiências de ensino pouco tradicionais, como o ensino de Botânica através da narrativa indígena a respeito da origem do pequi e a utilização de folhetos de cordel para o ensino de Física. Nesse âmbito, destacam-se os métodos que procuram estabelecer relações mais inclusivas para o Ensino de Ciências, como o estabelecimento de novos sinais – já que a inclusão de conceitos científicos é ainda insipiente em Libras. Esta edição é especialmente dedicada aos professores do Ensino Médio, visando a oferecer-lhes novas ideias acerca de métodos de ensino.


O ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DA NARRATIVA KAMAYURÁ SOBRE A ORIGEM DO PEQUI (Caryocar sp.): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO EM BOTÂNICA
The teaching of biology through the narrative Kamayurá about the origin of the pequi (Caryocar sp.): a report of experience of the discipline Methodology of Teaching in Botany
Palavras chaves: Diversidade sociocultural indígena; Ensino da ecologia; Ensino da botânica; Mitos indígenas.
Keywords: Indigenous socio-cultural diversity; Ecology teaching; Teaching botany; Indigenous myths.
Autores: Fernanda Moreira Gianasi e Antônio Fernandes Nascimento Júnior
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 14 | 70 acessos

O ESTUDO DA TERMODINÂMICA COM O USO DE FOLHETOS DE CORDEL
Studying Thermodynamics by Using "Folhetos De Cordel"
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, Folhetos de Cordel Científicos.
Keywords: Meaningful Learning, Physics Teaching, Scientific “Folhetos de Cordel”.
Autores: Romário Felinto Rafael, Rafaella Martins da Silva, Francisco Augusto Silva Nobre e Laylson Alves Vieira
Resumo | Texto em PDF | pp 15 - 31 | 94 acessos

ANÁLISE DOS SINAIS DE QUÍMICA EXISTENTES EM LIBRAS SEGUNDO A GESTUALIDADE
Analysis of chemical signs in Brazilian Language of Signs according to the gestuality
Palavras chaves: Sinais na Química; Libras; Gestualidade.
Keywords: Signs in Chemistry; Brazilian Language of Signs; Gestuality
Autores: Thalita Gabriela Comar Charallo, Kátya Regina de Freitas e Reginaldo Aparecido Zara
Resumo | Texto em PDF | pp 32 - 41 | 38 acessos

A ESTRUTURA CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICA DE UMA CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
The conceptual and epistemological structure of a scientific controversy: implications for the teaching of sciences
Palavras chaves: Controvérsia científica; Tipos de controvérsias; Natureza da Ciência.
Keywords: Scientific controversy; Types of controversies; Nature of Science.
Autores: Anabel Cardoso Raicik, Luiz O. Q. Peduzzi e José André Peres Angotti
Resumo | Texto em PDF | pp 42 - 62 | 63 acessos

LEITURAS E REPERTÓRIOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SER CIENTISTA... DIARIAMENTE
Readings and artistic-cultural repertoires in the science teacher training: being scientist... every day
Palavras chaves: leitura, repertório artístico-cultural, formação de professores
Keywords: Reading, artistic-cultural repertoires, teacher training
Autores: Guilherme Trópia
Resumo | Texto em PDF | pp 63 - 69 | 150 acessos

MODELAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES SOBRE A TEMÁTICA DO LIXO: RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
Mathematical Modelling in activities about garbage problems: making links with significant learning
Palavras chaves: Ensino Médio. Educação Matemática Crítica. Conceito de Volume.
Keywords: High School. Critical Mathematics Education. Volume Concept.
Autores: Gislaine M. Ferreira Matos, Mirley Luciene dos Santos e Karly Barbosa Alvarenga
Resumo | Texto em PDF | pp 70 - 83 | 30 acessos

A UTILIZAÇÃO DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL ELABORADO COM BASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA INTRODUÇÃO AO MOVIMENTO DOS CORPOS
Use of an Instructional Material prepared based on Significant Learning: an introduction to the movement of bodies
Palavras chaves: Aprendizagem Significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Movimento dos corpos; Material Instrucional; Delineamento Experimental.
Keywords: Meaningful Learning; Teaching Unit Potentially Significant; bodies of movement; instructional material; Experimental Design.
Autores: Rogério Oliveira e Giuseppi Camiletti
Resumo | Texto em PDF | pp 84 - 107 | 45 acessos

UMA PROPOSTA PARA O USO DO GIROSCÓPIO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
A proposal for the use of the Gyroscope for study Conservation of the Angular Moment
Palavras chaves: Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Rotações de corpos rígidos.
Keywords: Physics Teaching; Significant Learning; Rotations of rigid bodies.
Autores: Jucelino Cortez e Cassiano Zolet Busatto
Resumo | Texto em PDF | pp 108 - 121 | 36 acessos

O ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA, EM CURSOS PRESENCIAIS, COM O AUXILIO DO MOODLE, NUMA PERSPECTIVA DE INCENTIVO A APRENDIZAGEM INDEPENDENTE
Teaching of Physical classic topics in classroom courses, with the aid of Moodle, an incentive perspective independent learning
Palavras chaves: Aprendizagem autônoma; Ensino/aprendizagem amparado em tecnologias digitais; Ensino de ciências.
Keywords: Autonomous learning; Teaching / learning supported in digital technologies; Science education.
Autores: Anderson Ellwanger, Ana Bulegon, Marcos Alexandre Alves e Solange Fagan
Resumo | Texto em PDF | pp 122 - 130 | 49 acessos

AUTOMATIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA GERAL - CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE EXPERIMENTAL AUTOMATIZADA PARA A DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK
Automation of didactic laboratories of general physics - Construction of an automated experimental model for the determination of Planck constant
Palavras chaves: Ensino de Física; Laboratório Remoto; Educação à Distância.
Keywords: Teaching Physics; Remote Laboratory; Distance Education.
Autores: Ivanor Nunes de Oliveira, Karina Pereira Moreira, Wilton Lacerda Silva, Valteni Douglas Chaves, Marcos Gomes Prado e Maísa Soares Santos Lopes
Resumo | Texto em PDF | pp 131 - 153 | 27 acessos

O ENSINO DE FÍSICA INTERATIVO: BLOG, FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO SÉCULO XXI
Interactive Physics teaching: Blog, XXI century learning tool
Palavras chaves: Ensino, Blog, Tecnologia, Física
Keywords: Education, Blog, Technology, Physics
Autores: Érica Cupertino Gomes, Wênio da Silva Castro e Alexsandro Silvestre Rocha
Resumo | Texto em PDF | pp 154 - 168 | 45 acessos

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS INTEGRADAS
Contributions for the understanding of electromagnetic induction by means of integrated experimental and computational activities
Palavras chaves: Atividades experimentais. Atividades computacionais. Indução eletromagnética. Ensino de Física.
Keywords: Experimental activities. Computer activities. Electromagnetic induction. Teaching Physics.
Autores: José Jorge Vale Rodrigues e Italo Gabriel Neide
Resumo | Texto em PDF | pp 169 - 186 | 24 acessos

A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DE VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA
The approach of the three pedagogical moments in the study of average scalar velocity
Palavras chaves: Três Momentos Pedagógicos, problematização, Ensino de Física, velocidade escalar média, educação no trânsito.
Keywords: Three Pedagogical Moments, problematization, Physics Teaching, average scalar velocity, traffic education.
Autores: Danúbia Damiana Santos Bonfim, Priscila Caroza Frasson Costa e William Junior do Nascimento
Resumo | Texto em PDF | pp 187 - 197 | 76 acessos

O DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAS COMO TEMA DE ENSINO EM GRUPOS COOPERATIVOS
The Discharge of Batteries as a Theme of Teaching in Cooperative Groups
Palavras chaves: Ensino de Ciências, Grupos, Aprendizagem Cooperativa, Resíduos Eletrônicos.
Keywords: Science Teaching, Groups, Cooperative learning, electronic waste.
Autores: Roberta Bezerra de Lima e Carlos Magno Lima Fernandes Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 198 - 210 | 47 acessos

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS
Elaboration and Application of a Teaching-Learning Sequence on the Chemistry of Cosmetics
Palavras chaves: Sequência didática, Momentos Pedagógicos, Química dos Cosméticos.
Keywords: Teaching/learning sequence; Pedagogical moment; Chemistry of cosmetics.
Autores: Julyana Cosme Rodrigues, João R de Freitas Filho, Queila Patrícia da Silva Barbosa de Freitas e Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas
Resumo | Texto em PDF | pp 211 - 224 | 53 acessos

JOGO ROLETRANDO COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Roletrando Play as Alternative Methodology in Chemistry Teaching
Palavras chaves: Jogo Didático. Ensino de Química. Roletrando.
Keywords: Didactic game. Chemistry teaching. Roletrando.
Autores: Alessandra Meireles do Amaral, Ana Nery Furlan Mendes e Paulo Sérgio da Silva Porto
Resumo | Texto em PDF | pp 225 - 240 | 47 acessos

JARDIM DE SENSAÇÕES COMO PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Feeling garden as inclusive practice in botany tutorship for high school students
Palavras chaves: Ensino de Botânica; Alunos cegos e videntes; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Botany teaching; Blind and sighted students; Meaningful Learning.
Autores: Jéssica Oliveira Chaves, Régia Maria Reis Gualter e Lourhana dos Santos Oliveira
Resumo | Texto em PDF | pp 241 - 250 | 43 acessos

CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA
Biology curriculum in high school: the importance of phylogenetic systematics of insertion to the understanding of Zoology content
Palavras chaves: Zoologia, Ensino de Biologia, Sistemática Filogenética.
Keywords: Zoology, Biology teaching, Phylogenetic systematics.
Autores: Maurivan Vaz Ribeiro e Matheus Daniel Tavares Arcanjo
Resumo | Texto em PDF | pp 251 - 258 | 29 acessos

ENSINO DE BIOLOGIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO: QUAIS TEMAS O ALUNO DE ENSINO MÉDIO RELACIONA COM O SEU COTIDIANO?
Teaching biology and contextualization of content: which subjects the High School student realize in your daily life?
Palavras chaves: Ensino de Biologia; Contextualização do Conteúdo; Didática das Ciências.
Keywords: Biology teaching; Content Contextualization. Didactics of Sciences.
Autores: Ravi Cajú Duré, Maria José Dias de Andrade e Francisco José Pegado Abílio
Resumo | Texto em PDF | pp 259 - 272 | 55 acessos

O USO DA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS INSPIRADO NA TEORIA PIAGETIANA
The use of insects collection by cognitive learning process in teaching Sciences
Palavras chaves: Construtivismo, pensamento crítico, entomologia.
Keywords: Constructivism, critical thought, entomology.
Autores: Renan de Almeida Barbosa e Antonio Pancracio de Souza
Resumo | Texto em PDF | pp 273 - 287 | 25 acessos

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO SOBRE A TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA
Perceptions of the public high school students about the biotechnology topic
Palavras chaves: Biotecnologia; Ensino Médio; Investigação.
Keywords: Biotechnology; High school; Investigation.
Autores: Renan Gonçalves da Silva, Sonia Marli Zingaretti e Flávia Cristina Rodrigues Lisoni
Resumo | Texto em PDF | pp 288 - 305 | 41 acessos

A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES E CONTRAPONTOS
Experimental activity in the Teaching of Natural Sciences: Contributions and counterpoints
Palavras chaves: Atividades Experimentais; Ensino de Ciências Naturais; Formação Continua; Aprendizagem Significativa.
Keywords: Experimental Activities; Teaching Natural Sciences; Continuous formation; Meaningful Learning.
Autores: Senilde Solange Catelan e Carlos Rinaldi
Resumo | Texto em PDF | pp 306 - 320 | 74 acessos

PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Perceptions concerning the homosexuality and its use as didactic strategy in the teaching of biology
Palavras chaves: Homossexualidade; Percepção; Preconceito; Ensino de Biologia.
Keywords: Homosexuality; Perception; Prejudice; Teaching of Biology.
Autores: Ana Paula Miranda Guimarães, Carine Belau de Castro Martins, Lucas Guimarães de Azevedo e Priscila Silva de Figueiredo
Resumo | Texto em PDF | pp 321 - 335 | 31 acessos

INTRODUZINDO CONCEITOS SOBRE BIOINDICADORES AQUÁTICOS EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Introducing concepts on aquatic bioindicators in practice of Environmental Education
Palavras chaves: Bioindicador, lagoas urbanas, conhecimento popular, prática em Biologia.
Keywords: Bioindicators, urban ponds, popular knowledge, Biology practice.
Autores: Ubirajara Lima Fernandes e Geyse Freitas de Sousa
Resumo | Texto em PDF | pp 336 - 348 | 24 acessos

MÉTODO ALTERNATIVO AO USO DE ANIMAIS NO ENSINO: CONSTRUÇÃO DE COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA EM CERÂMICA FRIA
Alternative method to the use of animals in the education: Construction of entomological collection in cold ceramics
Palavras chaves: Ensino; Zoologia; Método alternativo; Insetos; Coleção entomológica.
Keywords: Teaching; Zoology; Alternative method; Insects; Entomological collection.
Autores: Michaella Pereira Andrade, Thiago Alcântara Galvão e Fernanda Torello de Mello
Resumo | Texto em PDF | pp 349 - 358 | 40 acessos