Volume 13, Número 5

Dezembro de 2018


 

Editorial:

Há pelo menos 20 anos temos incentivado a abordagem de temas contemporâneos na Educação Básica. Neste número temos a grata satisfação de publicar artigos de experiências exitosas na perspectiva da contemporaneidade científica. A capa desta edição retrata a concepção artística de uma máquina molecular – é o Século XXI chegando à sala de aula. Destacamos também o importante trabalho de desenvolvimento de produtos educacionais concebidos na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - https://ppgef.sites.uepg.br/prodacademica.html


CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS VIA MÉTODO DE BIURETO COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA DE COORDENAÇÃO
Characterization of proteins by Biureto method as an interdisciplinary proposal for the teaching of Coordination Chemistry
Palavras chaves: Interdisciplinaridade, Ensino de química de coordenação, Método de Biureto.
Keywords: Interdisciplinarity, Coordinating chemistry teaching, Biuret method.
Autores: CĂĄssia Almeida Brito e Leonardo Viana de Freitas
Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 31 | 184 acessos

O ENSINO DE LIGAÇÃO QUÍMICA POR MEIO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
The chemical bond teaching by situation problem with high school students
Palavras chaves: Situação-problema, ligação química, ensino médio.
Keywords: Problem situation, chemical Bond, high school.
Autores: Samyr Pessoa da Silva e Angela Fernandes Campos
Resumo | Texto em PDF | pp 32 - 41 | 136 acessos

PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR COM O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO, GEOPROCESSAMENTO E FOTOGRAFIA
Practicing interdisciplinarity in the school environment as a use of remote sensing, geoprocessing and photography
Palavras chaves: Unidade de aprendizagem; interdisciplinaridade; sensoriamento remoto e geoprocessamento; pesquisa no ambiente escolar.
Keywords: Unit of learning; interdisciplinary; remote sensing and geoprocessing; research in the school environment.
Autores: Talissa Cristini Tavares Rodrigues, José Luís Schifino Ferraro e João Batista Siqueira Harres
Resumo | Texto em PDF | pp 42 - 58 | 114 acessos

O ENSINO DE MECÂNICA ATRAVÉS DO CINEMA
The Teaching Of Mechanics Through The Cinema
Palavras chaves: Cinema, Ensino de FĂ­sica, Aprendizagem.
Keywords: Cinema, Physics Teaching, Learning.
Autores: Rosiele Oliveira da Encarnação e Renato Xavier Coutinho
Resumo | Texto em PDF | pp 59 - 72 | 116 acessos

CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MODELO TEÓRICO E EXPERIMENTAÇÃO: MÁQUINA DE ATWOOD COMO UM ESTUDO DE CASO
Epistemological Conceptions of Students of Physics from the Correlation between theoretical Model and Experimentation: Atwood machine as a case study
Palavras chaves: ConcepçÔes Epistemológicas, Modelos Teóricos, Experimentação, Ensino de Física
Keywords: Epistemological Conceptions, Theoretical Models, Experimentation, Physics Teaching
Autores: Paula Juliane Nascimento Bizarria e Augusto CĂ©sar Lima Moreira
Resumo | Texto em PDF | pp 73 - 91 | 57 acessos

REPLANEJANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Redesigning an inquiry-based teaching sequence of energy conservation
Palavras chaves: sequĂȘncia de ensino investigativa; atividades experimentais; erro; conservação da energia.
Keywords: inquiry-based teaching sequence; experimental activities; error; energy conservation.
Autores: Marivaldo Parma, Eduardo LuĂ­s Brugnago e Alex Bellucco
Resumo | Texto em PDF | pp 92 - 114 | 83 acessos

INTERDISCIPLINARIDADE E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PRÁTICA SOBRE A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Interdisciplinarity and the three learning moments on the Physics teaching: a practice about the Brazilian energetic matrix
Palavras chaves: Interdisciplinaridade. Ensino de FĂ­sica. TrĂȘs Momentos PedagĂłgicos. Conservação de energia. Eletromagnetismo no ensino mĂ©dio.
Keywords: Interdisciplinarity. Physics Teaching. Three Learning Moments. Conservation of energy. Electromagnetism on high school.
Autores: Matheus Lincoln Borges dos Santos, Stefany Cris Pereira, Adriano Vaz de Andrade, Thais Rafaela Hilger e Álvaro Emilio Leite
Resumo | Texto em PDF | pp 115 - 125 | 69 acessos

EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL A PARTIR DA FÍSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Greenhouse effect and global warming: a conceptual approach from the perspective of physics to basic education
Palavras chaves: efeito estufa, aquecimento global, mudanças climåticas, educação ambiental.
Keywords: greenhouse effect, global warming, climate change, environmental education.
Autores: Alexandre Luis Junges, VinĂ­cius Yuri Santos, Neusa Teresinha Massoni e Francineide Amorim Costa Santos
Resumo | Texto em PDF | pp 126 - 151 | 75 acessos

ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE DE ROBÓTICA SUSTENTÁVEL
Teaching physics and environmental education: perceptions of students sustainability in a Sustainable Robotics activity
Palavras chaves: Robótica Sustentåvel, Educação Ambiental, Ensino de Física.
Keywords: Sustainable Robotics, Environmental Education, Physics Teaching.
Autores: Rodrigo Baldow, Everaldo Nunes de Farias Filho, Bruno Silva Leite, Carmen Roselaine de Oliveira Farias e Marcelo Brito Carneiro LeĂŁo
Resumo | Texto em PDF | pp 152 - 167 | 55 acessos

ROBÓTICA EDUCACIONAL NO NIVEL MÉDIO DE ENSINO: O CONCEITO DE SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Pedagogical Robotic in High School: nervous system concept
Palavras chaves: robĂłtica educacional: ensino de biologia; aprendizagem colaborativa
Keywords: educational robotics; biology teaching; collaborative learning
Autores: Mara Cristina de Morais Garcia e MĂĄrlon Herbert Flora Barbosa Soares
Resumo | Texto em PDF | pp 168 - 188 | 36 acessos

SCREENCAST NO ENSINO DE FÍSICA, NUMA ABORDAGEM SOBRE O CONTEÚDO DA LEI GRAVITACIONAL UNIVERSAL
Screencast overall teaching by physics, in an approach about what content of the Law Gravitational Universal
Palavras chaves: TDIC; Screencast; Ensino de FĂ­sica.
Keywords: TDIC; Screencast; PhysicsTeaching.
Autores: Carla Valéria Ferreira Tavares, Alberto Ferreira de Oliveira e Filomena Maria Gonçalves Moita
Resumo | Texto em PDF | pp 189 - 203 | 28 acessos

ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO DA SURDEZ: UMA LEITURA SEGUNDO A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
Education of Scientific Concepts in the Context of Deafness: A Reading According to a Socio-Historical Perspective
Palavras chaves: Conceitos, Atividades de Laboratório, Surdez, Mediação
Keywords: Concepts, Laboratory Activities, Deafness, Mediation
Autores: Rosilene MontalvĂŁo Santos, Jane Souza Silva, Lidiane de Lemos Soares Pereira, Sandra Cardoso de M. Ribeiro, Claudio Roberto Machado Benite e Anna M. Canavarro Benite
Resumo | Texto em PDF | pp 204 - 222 | 65 acessos

A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS AMPLAS NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DOS RESULTADOS GENÉRICOS DA APRENDIZAGEM
The promotion of large learning in school: a study from the generic learning outcomes theory
Palavras chaves: Educação não-formal; Nanohidrogéis; Resultados Genéricos da Aprendizagem.
Keywords: Non-formal education; Nanohydrogels; Generic Learning Outcomes.
Autores: José Pedro Alves de Oliveira, José Euzébio SimÔes Neto e Carina Siqueira de Morais
Resumo | Texto em PDF | pp 223 - 244 | 40 acessos

PROBLEMATIZAÇÃO E PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA PARA ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
Problematization and microbiology practices for high school of public schools
Palavras chaves: Aprendizagem Baseada em Problemas; Integração sala de aula-laboratĂłrio; SaĂșde; Meio ambiente.
Keywords: Problem-Based Learning; Classroom-laboratory integration; Health; Environment.
Autores: Sara Scandorieiro, A. H. Kimura, L. P. Medeiros, L. A. Marques, A. M. F. Aranome, G. Nakazato, R. K. T. Kobayashi, G. D. Gonçalves e A. T. Morey
Resumo | Texto em PDF | pp 245 - 257 | 56 acessos

RELEVÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA: UM ESTUDO EM SEROPÉDICA–RJ
Relevance of practical activities in the microbiology teaching and learning process: a study in Seropédica-RJ
Palavras chaves: Ensino-Aprendizagem. Estratégias de Ensino. Ensino Médio.
Keywords: Teaching and Learning. Teaching strategies. High School.
Autores: Karen Caroline Ferreira Santaren, Shana de Mattos de Oliveira Coelho, Miliane Moreira Soares de Souza e Irene da Silva Coelho
Resumo | Texto em PDF | pp 258 - 275 | 30 acessos

A ESCOLA ALÉM DOS MUROS: A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DE ATIVIDADES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES PARA A AMPLIAÇÃO DO DEBATE SOBRE ADITIVOS ALIMENTARES
The School Beyond Walls: The Importance Of Joining Activities In Non-School Spaces For The Magnification Of The Debate On Food Additives
Palavras chaves: Aditivos alimentares, Interação Escola-Comunidade, Cidadania, Espaços Não Escolares.
Keywords: Food Additives, Exchange with the Community, Citizenship, Non - School Space.
Autores: Sandra Franco-PatrocĂ­nio, Dirlene Lima ValadĂŁo, Marcela Arantes Meirelles, Ivoni Freitas-Reis e Jose Guilherme S. Lopes
Resumo | Texto em PDF | pp 276 - 290 | 23 acessos

EDUCACIÓN AMBIENTAL: UNA UNIDAD DIDÁCTICA EN EL CURSO DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA
Environmental Education: a didactic unit in the teacher training course of the Basic Education
Palavras chaves: FormaciĂłn continua; Secuencia didĂĄctica; Series iniciales.
Keywords: Continuing Education; Didactic Sequence; Initial Primary grades.
Autores: Caroline Freitas Vergilio, Dayanne da Silva Alves, Thaynara Aparecida Machado, Rodrigo de Souza Poletto e Lucken Bueno Lucas
Resumo | Texto em PDF | pp 291 - 305 | 33 acessos

O ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DE PILHAS E BATERIAS
The teaching of chemistry and environmental education: a proposal to work on battery contents
Palavras chaves: educação ambiental, ensino de quĂ­mica, trĂȘs momentos pedagĂłgicos, cidadania.
Keywords: environmental education, chemical education, three pedagogical moments, citizenship.
Autores: Viviane Arrigo, Mara Cristina Lalli Alexandre e Natany Dayani de Souza Assai
Resumo | Texto em PDF | pp 306 - 325 | 45 acessos

ANALISANDO A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA A PRESERVAÇÃO DA ESCARPA DEVONIANA
Analyzing the knowledge approach in an interdisciplinary perspective for the preservation of the devonian scarp
Palavras chaves: Área de Proteção Ambiental, Educação Ambiental, Escarpa Devoniana, Interdisciplinaridade, Preservação.
Keywords: Environmental Protection Area, Environmental Education, Devonian Escarpment, Interdisciplinarity, Preservation.
Autores: Aline Ferreira Torezin e Tamara Simone van Kaick
Resumo | Texto em PDF | pp 326 - 338 | 22 acessos

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pedagogical practices in environmental education with elementary school students
Palavras chaves: Educação Ambiental. Pråticas Pedagógicas. Conscientização Ambiental.
Keywords: Environmental Education. Pedagogical practices. Environmental awareness.
Autores: FabrĂ­cia Souza da Silva e Augusto FachĂ­n TerĂĄn
Resumo | Texto em PDF | pp 339 - 351 | 47 acessos

TECNOLOGIAS MÓVEIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE FÍSICA PARA O USO DO APLICATIVO “FÍSICA LAB RESISTORES”
Mobile Technologies: a didactic proposal of Physics for the use of the application "Physics Lab Resistors"
Palavras chaves: Tecnologias mĂłveis; Aplicativos educacionais; Ensino de FĂ­sica; TICs.
Keywords: Mobile technologies; Educational applications; Physics Teaching; ICTs.
Autores: Cåssio Gonçalves Sena e Geraldo W. Rocha Fernandes
Resumo | Texto em PDF | pp 352 - 376 | 26 acessos

APPROACH ON VEGETATIVE PROPAGATION in vitro FOR THE EDUCATION OF SCIENCES IN PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BENJAMIN CONSTANT-AM, BRAZIL
Abordagem sobre propagação vegetativa in vitro para o ensino de ciĂȘncias em uma escola pĂșblica no municĂ­pio de Benjamin Constant-AM, Brasil
Palavras chaves: Cultura de tecido, Ensino, Biotecnologia.
Keywords: Tissue Culture, Teaching, Biotechnology.
Autores: Leonardo Carvalho Alves, Alcinei Pereira Lopes, Tales VinĂ­cius Marinho de AraĂșjo e Renato Abreu Lima
Resumo | Texto em PDF | pp 377 - 387 | 25 acessos

O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS
The Teaching of Mixing Separation Processes from Problem Situations and Experimental Investigative Activities
Palavras chaves: Processos de separação de mistura. SituaçÔes-problemas Atividades experimentais investigativas.
Keywords: Mixture separation processes. Problem situations. Experimental investigative activities.
Autores: Daniela do Amaral Friggi e Maria Rosa Chitolina
Resumo | Texto em PDF | pp 388 - 403 | 37 acessos

A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
The employment of experimental activity in physics education: an experience from the supervised training
Palavras chaves: estĂĄgio supervisionado; atividade experimental; ensino de FĂ­sica.
Keywords: supervised training; Experimental activity; physics teaching.
Autores: Ianara Viana Vieira, Taylan CorrĂȘa Maia, Jeisane da Silva Almeida Gonçalves e Danielle Rodrigues Monteiro da Costa
Resumo | Texto em PDF | pp 404 - 414 | 29 acessos

A UTILIZAÇÃO DO EFEITO ESTROBOSCÓPICO NO ESTUDO DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS, ELÉTRICOS E ÓPTICOS: INTERDISCIPLINARIDADE PROPORCIONADA VIA RECURSO EXPERIMENTAL
The use of stroboscopic effect in the study of wave, electrical and optical phenomena: Interdisciplinarity provided by experimental resources
Palavras chaves: Experimentação, efeito estroboscópico, interdisciplinaridade, aprendizagem significativa.
Keywords: Experimentation, stroboscopic effect, interdisciplinarity, meaningful learning.
Autores: Rafael Glatz, Egon Henrique Dums, Eduardo Paganelli, Stefany Caroline da Silva Cavalheiro e Ana Paula Aguiar de Mendonça
Resumo | Texto em PDF | pp 415 - 427 | 29 acessos

O USO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FISICA
The use of research teaching as a Didactic-Pedagogical Tool in Physics education
Palavras chaves: Ensino por investigação. Ensino de Física. Termodinùmica.
Keywords: Teaching by investigation. Physics teaching. Thermodynamics.
Autores: Matheus Fernandes MourĂŁo e Gilvandenys Leite Sales
Resumo | Texto em PDF | pp 428 - 440 | 37 acessos

FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES SOBRE ELETRIZAÇÃO POR ATRITO PARA INCENTIVAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA
Physics in the early years of elementary school: activities on frictional electrification to encourage scientific and technical literacy
Palavras chaves: Ensino fundamental; Alfabetização científica e técnica; Ensino de física.
Keywords: Elementary School; Scientific and technical literacy; Teaching physics.
Autores: Paulo Henrique Tovani Heldt, Darlan Holanda Cardoso e SebastiĂŁo Rodrigues-Moura
Resumo | Texto em PDF | pp 441 - 446 | 31 acessos

AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPERIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Evaluation of Science Experimentation Proposals in Textbooks of Elementary Public Schools
Palavras chaves: Ensino de CiĂȘncias, Experimentação, Livro didĂĄtico.
Keywords: Science education, Experimentation, Textbook.
Autores: Taisa Layane Salazar Queiroz, Joacy Batista de Lima, Clara VirgĂ­nia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Resumo | Texto em PDF | pp 447 - 461 | 27 acessos

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA “PARA ALÉM” DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS
Inquiry Science Teaching: A didactic proposal "beyound”conceptual contents
Palavras chaves: Ensino de CiĂȘncias, aprendizagem, Ensino de CiĂȘncias por investigação
Keywords: Science teaching; learning; Inquiry Science Teaching
Autores: Liliane Oliveira de Brito e Elton Casado Fireman
Resumo | Texto em PDF | pp 462 - 479 | 38 acessos

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA ATRAVÉS DO DIAGRAMA VÊ DE GOWIN
Meaningful Learning Evaluation on Chemistry by Gowin V Diagram
Palavras chaves: Materiais Alternativos. Experimentação. Ensino de Química.
Keywords: Alternative Materials. Experimentation. Chemistry teaching.
Autores: Ticiane Fernandes Dias, Aldeni Melo de Oliveira, Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen, Willian Carvalho Frazão, Aline Monteiro dos Santos e Alex Bruno Lobato Rodrigues
Resumo | Texto em PDF | pp 480 - 496 | 18 acessos

CONTEXTUALIZAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR
CONTEXTUALIZATION AS A PRINCIPLE FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY IN THE PURVIEW OF A POPULAR EDUCATION COURSE
Palavras chaves: Contextualização, Ensino de Química, Educação Popular.
Keywords: Contextualization, Teaching Chemistry, Popular Education
Autores: BĂĄrbara Cristina Dias dos Santos e Maira Ferreira
Resumo | Texto em PDF | pp 497 - 511 | 13 acessos

CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS NA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA E CONTEXTUALIZADA
Contributions of a degree in chemistry for teacher training: construction of classroom sequences in the problematizing and contextualized perspective
Palavras chaves: Formação inicial; Problematização; Contextualização; CTSA.
Keywords: pre-service teacher; lessons sequence; orientation.
Autores: Regis Vinicius A. Abreu e Rita de CĂĄssia Suart
Resumo | Texto em PDF | pp 512 - 534 | 17 acessos

SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E MAPAS CONCEITUAIS NO AUXÍLIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE ENERGIA
Computational simulations and conceptual maps in the aid to the significant learning of the energy concept
Palavras chaves: SimulaçÔes computacionais. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa. Energia.
Keywords: Computational simulations. Conceptual maps. Meaningful learning. Energy.
Autores: José Jorge Vale Rodrigues, Marli Teresinha Quartieri, Miriam Ines Marchi e José Clåudio Del Pino
Resumo | Texto em PDF | pp 535 - 554 | 19 acessos

A NATUREZA DA CIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
The Nature of Science and initial teacher training: analysing a didactic proposal developed in a Bachelor of Education degree (BEd) in Physics
Palavras chaves: Natureza da CiĂȘncia; Formação inicial de professores; Educação; FĂ­sica.
Keywords: Nature of Science; Initial teacher training; Education; Physics.
Autores: Danielle Aparecida Reis Leite e Dayane dos Santos Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 555 - 565 | 25 acessos

A SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) E AS POSSIBILIDADES DE USO DA PLATAFORMA PROFESSOR ONLINE NO DOMÍNIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ
The Flipped Classroom and the Possibilities of Use of the Online Professor Platform in the Domain of the State Public Schools of CearĂĄ
Palavras chaves: Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Professor Online.
Keywords: Active Methodologies. Inverted Classroom. Online Professor.
Autores: Átilla Mendes Evangelista e Gilvandenys Leite Sales
Resumo | Texto em PDF | pp 566 - 583 | 50 acessos

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Analysis Pibid contribution to the formation of Chemistry teachers
Palavras chaves: Formação inicial do professor. Pibid. Ensino de Química. Relação teoria e pråtica.
Keywords: Initial teacher training. Pibid. Chemistry teaching. Relationship theory and practice.
Autores: Karinny da Silva Capistrano, Leonardo Sobreira Rodrigues, Ana AngĂ©lica Mathias MacĂȘdo e LaĂ©cio Nobre de MacĂȘdo
Resumo | Texto em PDF | pp 584 - 605 | 22 acessos

A UTILIZAÇÃO DE OSSOS ARTIFICIAIS COMO MÉTODO COMPLEMENTAR AO ENSINO DE ANATOMIA ANIMAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA EM SALTO/SP
The use of artificial bones as a complementary method to animal anatomy teaching on Veterinary Medicine course in the city of Salto/SP
Palavras chaves: Ensino superior, Medicina veterinĂĄria, Anatomia animal, Osteologia.
Keywords: Higher education, Veterinary medicine, Animal anatomy, Osteology.
Autores: Catia Helena de Almeida Lima Massari, Patricia Castelucci e Maria Angélica Miglino
Resumo | Texto em PDF | pp 606 - 616 | 16 acessos

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEMAS DE SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
A didatic sequence for teaching subjects of sexuality in elementary School: puberty and adolescence
Palavras chaves: Sexualidade e Afetividade; SequĂȘncia didĂĄtica; Pluralismo metodolĂłgico Amplificadores culturais; AnĂĄlise microgenĂ©tica.
Keywords: Sexuality and affectivity; Didatic Sequence; Methodological pluralism; Cultural amplifiers; Microgenetic analyses.
Autores: Renata Cristina de Souza Carvalho e FĂĄbio Augusto Rodrigues e Silva
Resumo | Texto em PDF | pp 617 - 630 | 52 acessos